O português Rafael Reis esteve em grande na quinta e última etapa da Corrida da Paz, sendo o segundo a cortar a meta, 1m20s antes do pelotão, um resultado que lhe valeu a subida ao nono lugar da classificação geral final nesta prova pontuável para a Taça das Nações de Juniores.

O corredor da Selecção Nacional/Liberty Seguros iniciou a derradeira tirada na 17ª posição, a mais de 6 minutos do comandante, o russo Evgeny Shalunov, que viria a sagrar-se vencedor da competição. A diferença para o líder dava a Rafael Reis alguma margem de manobra para atacar, pois não colocava em risco directo a camisola amarela. Por isso mesmo a estratégia da equipa nacional passava por lançar o chefe-de-fila para a frente, nas duas últimas voltas do circuito final.

Rafael Reis cumpriu na perfeição o plano traçado pelo Seleccionador Nacional, José Poeira, distanciando-se do pelotão e colaborando com o francês Romain Guyot. Os dois conseguiram discutir o triunfo na etapa, com o gaulês a ser mais rápido do que o português. O pelotão chegou 1m20s mais tarde. Este resultado permitiu a Rafael Reis, que venceu o primeiro sector da terceira etapa, alcançar a meta traçada pela equipa técnica à entrada para esta corrida da Taça das Nações: pontuar em algumas etapas e conseguir um lugar entre os dez melhores.

Conseguimos alcançar os objectivos que traçámos, destacando-se a vitória do Rafael Reis no contra-relógio, perante as melhores selecções do mundo. O nono lugar final está dentro do que idealizámos à partida, mas temos consciência de que o Rafael Reis trabalhou para merecer colocar-se na terceira ou na quarta posição, algo que só não foi possível devido aos azares em que o ciclismo é fértil”, analisa José Poeira.

Na última etapa, além do segundo posto de Rafael Reis, assinale-se os desempenhos de Ricardo Ferreira (40º, a 2m13s), João Leal (54º, a 3m57s) e Samuel Magalhães (84º, a 15m05s). Luís Sousa e Leonel Coutinho não chegaram ao final. Na geral, Rafael Reis foi nono, a 4m47s do vencedor. Seguiram-se, em termos de representação nacional, Ricardo Ferreira (42º, a 18m49s), João Leal (64º, a 27m41s) e Samuel Magalhães (93º, a 3m52s).

Finda a Corrida da Paz, a Rússia comanda a Taça das Nações, com 79 pontos, mais um do que a Bélgica e mais quinze do que a Holanda, que estão nos lugares seguintes. A Selecção Nacional/Liberty Seguros ocupa a sétima posição, tendo já amealhado 30 pontos.