
O piloto português de Macau, Rodolfo Ávila, finalizou por duas vezes na quarta posição na segunda jornada dupla da Taça Porsche Carrera Ásia, que este fim-de-semana se disputou no Circuito Internacional de Pequim.
Na sessão de Qualificação de sábado,
o piloto do carro número 20 alcançou a quarta posição da grelha de partida para
a primeira corrida do fim-de-semana
“Fascination Porsche” na capital da República Popular da China.
Na primeira manga do fim-de-semana,
realizada este domingo, o piloto do Team Jebsen, que é patrocinado pelo BNU e
pela Asia Creative Group, rapidamente
assumiu a terceira posição da corrida, defendendo-se dos ataques do adversário
que o perseguia, até que este forçou a ultrapassagem abalroando propositadamente
o carro do piloto macaense. Ávila conseguiu com sorte sair incólume ao acidente
e viu a bandeirada de xadrez na quarta posição. No entanto, o Colégio de
Comissários Desportivos, que considerou maldosa e intencional a acção do seu
adversário, limitou-se a aplicar-lhe uma penalização de dois lugares na
classificação da segunda corrida, mantendo inalterado o resultado final da
primeira contenda.
Largando novamente da quarta posição
na segunda corrida, Ávila acabaria por terminar a prova de 25 voltas na mesma
posição em que partiu, após ter lutado
pelo terceiro posto durante a maior parte da corrida.
No final da prova, o piloto de 23 anos, comentou assim o seu fim-de-semana:
“Não me cabe a mim julgar as decisões da direcção de prova, mas que estas foram prejudiciais para mim, isso não tenho menor dúvida. Na primeira corrida, o terceiro lugar estava praticamente garantido, pois não havia forma do Marchy (Lee) me ultrapassar naquele ponto da pista sem ser como ele fez, abalroando o meu carro como todos tiveram oportunidade de ver. Num circuito como este, em que é praticamente impossível ultrapassar, ter partido do terceiro lugar na segunda corrida podia traduzir-se noutro resultado final. Obviamente não estou totalmente satisfeito com o saldo do fim-de-semana, mas há que olhar para a frente. A próxima prova é em Zhuhai, um circuito que eu conheço muito bem, e parto confiante que é possível terminar no pódio”, explica o piloto de 23 anos que após este evento subiu da nona para a quarta posição na classificação do campeonato.
A próxima prova do campeonato realiza-se entre 18 e 20 de Junho na cidade chinesa de Zhuhai, adjacente a Macau, mais precisamente no circuito em que Ávila se estreou no automobilismo e venceu o ano passado a sua primeira corrida na Taça Porsche Carrera Ásia.