A Federação Portuguesa de Voleibol e a Câmara Municipal de Beja organizaram, no dia 26 de Maio, o Encontro Regional de Beja.

 

No espectacular parque da cidade, e beneficiando do bom tempo, cerca de 200 jovens, provenientes de dez Centros Gira-Volei, conviveram e demonstraram muita vontade em praticar Voleibol.

 

Centros Gira-Volei presentes: Clube Desportivo Faro XXI, Escola EB 2/3 Aljustrel, Câmara Municipal de Aljustrel, Escola Secundária de Castro Verde, Escola EB 2/3 de Mértola, Escola Secundária Severim Faria, Escola EBI Santiago Maior, Amigos de Voleibol de Portimão, Escola Júlio Dantas e Associação Respostas Terapêuticas.

 

Duplas vencedoras em Beja

 

Femininos:

 

8-10 anos: Khaomy Santos / Constança Leitão - Clube Desportivo Faro XXI

11-12 anos: Inês Carolina / Jessica Gonçalves - Escola Secundária de Castro Verde

13-15 anos (nível II): Alexandra Lobo / Tânia Santos - Escola Secundária de Castro Verde

Gira+ (16-18 anos): Teresa Mestre / Filipa Caixeiro - Escola Secundária de Castro Verde

Gira+ (19-23 anos): Patrícia Leal / Mafalda Hokia - Escola Júlio Dantas

 

Masculinos:

 

8-10 anos: Pedro Lança / Francisco Vão - Escola EBI Santiago Maior

11-12 anos: Luís Tavares / Josué Graça - Clube Desportivo Faro XXI

13-15 anos (nível II): Afonso Guerreiro / Gonçalo Português - Amigos de Voleibol de Portimão

Gira+ (16-18 anos): António Guerreiro / Daniel Guerreiro - Escola EB 2/3 de Mértola

 

Declarações:

 

Pedro Jorge – Professor da Associação Respostas Terapêuticas – “Do meu ponto de vista, o Encontro Regional de Beja é uma competição muito gira, engraçada. É bom para os meus alunos, para que eles possam ter algum tipo de competição, já que normalmente eles treinam mas não têm este tipo de saídas e também serve para o convívio com outros alunos o que é muito importante. Por isso, tanto a nível desportivo como a nível social, creio que actividades destas são muito importantes.

Numa instituição com os cuidados como a nossa tem de ter, toda a actividade desportiva para eles é boa, porque, se calhar, distrai-os do dia a dia deles, que é bastante complicado. Portanto, o Gira-Volei é sempre uma actividade bastante boa para eles, tanto a nível mental como a nível físico”.

 

Eduardo Jamal – Professor da Escola EBI Santiago Maior – “Penso que é uma óptima actividade, um excelente encontro porque estimula a participação dos alunos e divulga a modalidade, por isso, estou convencido que é extremamente importante.

Acho que tanto o Gira-Volei como o Voleibol têm um grande futuro em Beja, pois é uma questão de quererem implementar a modalidade, mas penso que hoje estes jovens deram uma prova disso já que há muita adesão ao Gira-Volei, não só em Beja, mas também nos outros distritos da Alentejo e Algarve”.

 

Regina Mendonça – Professora Escola EB 2/3 de Mértola – “Eu penso que este encontro está a correr muito bem, os miúdos estão a gostar e acho que é de repetir. Nós só começámos as actividades do Gira-Volei mais ou menos a meio deste ano, portanto, ainda estamos a começar, mas penso que no próximo ano lectivo vai arrancar com toda a força. Espero que, no próximo ano, o Gira-Volei e o Voleibol arranquem com toda a força em Mértola”.

 

Patrícia Leal / Mafalda Hokia - Gira+ (19-23 anos) – “Este dia correu-nos muito bem, já que ganhámos todos os jogos. O único problema aqui foi o vento, que estava um pouco forte. Esperamos vencer na Final do Gira+ e, sobretudo, divertirmo-nos bastante”.

 

José / Gonçalo Piteira – 8-10 anos – “Ficámos em segundo lugar no Gira-Volei, mas foi muito divertido já que gostámos muito de estar aqui. Portanto foi muito positivo. O facto de irmos ao Encontro Nacional é muito importante para a nossa dupla e esperamos ganhar”.

 

Inês Carolina / Jessica Gonçalves - 11-12 anos – “Gostámos muito do dia de hoje, já que nos divertimos imenso. Algumas duplas eram muito difíceis, mas nós conseguimos dar a volta e vencer. O vento também dificultou um pouco. Viva Castro Verde!”.

 

Ver reportagem (com entrevistas aos jovens) em www.volei.tv