ReFado Concerto Solidário das Famílias

 

O Auditório da Sra. da  Boa Nova na Galiza, Estoril, recebeu a 20 de Julho pelas 15h00 um concerto solidário de famílias fadistas em favor da Associação Refood de Cascais com a casa praticamente cheia.

 

Ao longo de duas horas e meia os artistas, em família, actuaram com o seu talento neste estilo de música portuguesa que atravessa várias gerações. Fizeram-no gratuitamente e de forma muito descontraída, isto em favor de algo que

é um flagelo para muitas famílias em Portugal e no mundo.

 

A Refood Cascais tem 220 voluntários que diariamente alimentam mais de 70 famílias, cerca de 200 pessoas, entre as quais 52 são crianças. Também dão apoio a 8 IPSS’s.

 

Contam com a parceria de 35 origens de alimentos dos mais variados sectores, como restaurantes, hotéis, cantinas, supermercados entre outros.

 

Neste concerto de famílias para famílias estiveram em palco Mico e Gonçalo da Câmara Pereira, Tânia Oleiro e Maria do Céu Crispim, José da Câmara e Teresa Câmara Fonseca, Salvador Taborda, Teresa Siqueira e Rodrigo Rebelo de Andrade, e para fechar o espectáculo António Pinto Basco e Gustavo. Os músicos que os acompanharam foram Diogo Lucena e Quadros, Jaime Santos, Francisco Zanatti e Francisco Gaspar.

 

Para conduzir a sessão, os apresentadores também eles ligados ao mundo da música, tivemos a fadista Diamantina Rodrigues e Carlos Alberto Moniz, conceituado maestro, compositor e apresentador.

 

O espectáculo teve duas partes e para fechar a primeira, Diamantina Rodrigues mostrou a beleza e determinação da sua voz.

 

Logo a seguir ao intervalo contou-se com uma conversa com Hunter Hamler, fundador da Refood em Portugal, que falou um pouco sobre como surgiu a ideia e a colocaram em prática, não esquecendo alguns entraves que foram aparecendo mas superados.

 

De seguida houve uma bela guitarrada, algo que faz parte da tradição do Fado. Depois sobe ao palco a solo Salvador Taborda para dar a sequência musical da segunda parte da Gala.

 

Na terça-feira dia 23 de Julho o Teatro Experimental de Cascais junta-se à Refood Cascais oferecendo a receita da bilheteira dessa noite com a peça “O Sonho”.

 

Texto e Fotos - Pedro MF Mestre

 

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...