Orquestra Nacional de Guitarras e Bandolins - Artfest CascaisShopping

 

A Praça dos Papagaios no Cascais Shopping recebeu a 26 de Junho a Orquestra Nacional de Guitarras e Bandolins, na sua formação reduzida com apenas seis músicos: António de Sousa Vieira (Bandolim), Jorge Carvalho (Bandolim), David Rodrigues (Bandola), César Pinto (Guitarra), Ricardo Abreu (Guitarra), João Francisco dos Santos (Contrabaixo). No som esteve Diogo Manso CC e na Produção, Pedro Gonçalves.

 

Durante um pouco mais de uma hora animaram um público que se dividiu entre um espaço dedicado com 30 lugares sentados, cumprindo as normas de segurança em vigor, com os visitantes que passavam, fazendo uma pausa o seu trajecto ficando a assistir a este concerto. Podiam escolher ficar de fora da zona delimitada em pé ou entrar e disfrutar do espectáculo sentado.

 

Esta iniciativa está inserida no programa cultural Art Fest na comemoração do 30º aniversário do Cascais Shopping, que para além desta actuação tem ainda em exibição uma exposição de arte até 4 de Julho e já contou também com uma peça de teatro.

 

A Orquestra teve no seu repertório temas de vários artistas de renome internacionais:

 

Godfather Suite - Nino Rota

Zorba Dance - Mikis Theodorakis

Celtic Fairies - Bruno Szordikowsky

Suíte Mexicana op. 16 - Eduardo Ângulo

Libertango - Astor Piazzolla

Siberian Spring - Yasuo Kuwahara

 

Em conversa com António de Sousa Vieira, um dos elementos fundadores que nos introduziu um pouco sobre o percurso desta Orquestra.

 

Iniciada em 2007, por dois elementos que vieram da Orquestra Europeia de Guitarras e Bandolins da Juventude. Depois de vários anos de estágio na europeia, regressaram e fundaram esta formação. Em Portugal, mais propriamente na região da Madeira, já havia orquestras e tunas de bandolim, mas este conceito de Orquestra de Plectro estava muito por desbravar em Portugal.

 

“A Orquestra neste momento é residente em Gondomar, mais propriamente em Rio Tinto. É lá que têm o seu espaço para fazer os ensaios.“

 

Relativamente às actividades da Orquestra, têm todos os fins-de-semana do mês de Junho preenchidos com duas actuações em cada um. Estão a recuperar agendamentos e re-agendamentos derivado à pandemia e não têm tido mãos a medir nos próximos tempos com espectáculos marcados o que é óptimo para o grupo.

 

Estes elementos que estiveram no Cascais Shopping são “os solistas os chefes de naipe de cada secção. A orquestra é composta por 21 músicos, mais ou menos quatro em cada naipe”.

 

Como a orquestra está residente em Gondomar, também têm uma temporada nesse concelho com um concerto mensal em cada freguesia. Têm actuado também por todo o país e estrangeiro.

 

A sua presença no estrangeiro tem sido uma constante quase todos os anos com muitos convites, nomeadamente passando pelas mais importantes cidades de Espanha. “No início da Orquestra ainda era muito desconhecido este tipo de grupo em Portugal, daí terem tido algumas dificuldades a tocar nos nossos auditórios, mas sempre tiveram muitas solicitações de Espanha. Já tiveram dois apoios da DGARTES para a internacionalização em 2015 e em 2018 antes da pandemia.“Nesse (apoio) de 2018 fomos por cinco países: Bélgica, Holanda, Luxemburgo, França e Alemanha. Fizemos uma tour europeia.”

 

“Estamos a preparar o nosso segundo disco, o primeiro foi editado em 2015 com o nome de “Plêiades” com obras dedicadas as compositores nacionais. Agora estamos a preparar o segundo disco com obras do compositor Fernando Lapa, que escreveu três obras para a Orquestra e vamos fazer uma edição integral.

A sua inspiração, baseia-se que com a guitarra e o bandolim em conjunto tenham este som mais orquestral que é muito comum as Orquestras de Plectro fazerem este tipo de musica orquestral e sinfónica na Europa. Só na Alemanha existem quase 2000 Orquestras de Plectro no Japão é onde existem mais praticantes e Orquestras de músicos que tocam bandolim, já para não falar em Itália onde nasceu o instrumento. Mesmo em Espanha onde há muitas e aqui tínhamos um grande nicho na Ilha Madeira mas no continente é muito residual, então tentamos agora recriar este conceito mais orquestral para divulgar os nossos instrumentos e a nossa música.”

 

Aguarda-se o lançamento do segundo disco da Orquestra Nacional de Guitarras e Bandolins, e mais espectáculos com todos os seus músicos.

 

A Praça dos Papagaios no Cascais Shopping também se revelou num excelente local da área comercial para promover este género de eventos culturais atraindo os seus visitantes para um momento de descontracção cultural.

 

Texto e Fotos: Pedro MF Mestre

 

clique na imagem para visualizar a fotorreportagem

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...