Esta semana no FIME: Orquestra Gulbenkian e François Leleux (oboé), Remix Ensemble e Alexander Kniazev (violoncelo)

O 40º Festival Internacional de Música de Espinho apresenta esta semana três propostas bastante diversas e de grande qualidade. A Orquestra Gulbenkian tem sido, desde há muitos anos, presença assídua no FIME; dirigida desta vez por Pedro Neves ouviremos no dia 17 de Julho as “Metamorfoses” de Richard Strauss grande obra do reportório romântico alemão. O oboísta François Leleux, seguramente um dos maiores intérpretes da actualidade, tocará o concerto de R. Strauss e também a “pirotécnica” Fantasia de Pasculli sobre temas de Donizetti. A lotação para este concerto já se encontra esgotada.

 

 

No dia 18 de Julho, sexta-feira, o FIME recebe o Remix Ensemble Casa da Música, num concerto que podia intitular-se “viagem musical pela europa no século XX”, graças a um programa, todo ele, preenchido com obras bem representativas dos seus compositores, cada um com a sua linguagem própria. O Remix Ensemble Casa da Música, um dos melhores grupos de divulgação de música contemporânea, é composto por excelentes músicos que com a sua versatilidade e profissionalismo nos darão a oportunidade de ouvir obras que pela sua dificuldade são pouco ouvidas em concerto.

 

 

No dia 19 de Julho, sábado, o violoncelista Alexander Kniazev apresenta um programa preenchido com obras do período romântico. Nascido em Moscovo, a sólida formação e o talento de Alexander Kniazev fazem dele um dos músicos mais versáteis da actualidade que interpreta todo o reportório de violoncelo desde o barroco até aos nossos dias. O pianista Giovanni Belluccci, que colabora com Alexander Kniazev neste concerto, tem também uma sólida carreira como solista.

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...