18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Conheça o programa da 10ª edição de "Os Hospitalários no Caminho de Santiago"

 

De 10 a 13 de setembro, na zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio.

 

Os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade, são percorridos, todos os anos, por milhares de peregrinos oriundos de toda da Europa e não só. O Mosteiro de Leça do Balio é um dos pontos de passagem da rota do noroeste peninsular. Durante anos, acolheu a Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, uma ordem religiosa-militar conhecida como “Hospitalários”, que dava abrigo e prestava assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela.

 

Com o objetivo de promover os Caminhos de Santiago, no Concelho, e divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal, a Câmara Municipal de Matosinhos lançou a recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, um dos maiores eventos do Concelho e que este ano alcança a sua décima edição.

 

Ao longo de quatro dias, o Mosteiro de Leça do Balio regressa à época medieval. Participe numa visita guiada ao local, conheça o trabalho dos artesãos ao vivo, assista aos espetáculos de teatro, música e torneios a cavalo, divirta-se com o circo de saltimbancos e malabaristas, percorra as tabernas, delicie-se com os doces conventuais, abrace o espírito medieval e interaja com as personagens típicas daquela época.

 

O Mosteiro de Leça do Balio é também o cenário para uma das mais rigorosas reconstituições históricas que se fazem em Portugal: a do casamento do rei D. Fernando I com Dona Leonor Teles, que ali teve lugar em 1372. Este terá sido, aliás, o primeiro casamento por amor da monarquia portuguesa.

 

D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor, cognominada “a Aleivosa”, se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio.

 

Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.

 

Há outros motivos de interesse como a recriação da Lenda de Ferro Caldo. Este episódio conta a história da mulher de um ferreiro que, acusada de adultério, se vê obrigada a ser submetida à prova do Ferro Caldo como forma de afirmar a sua inocência.

 

Para os mais pequenos, existem as oficinas “Monarcas bem cheirosos”.

 

Para saber tudo sobre a décima edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, consulte o programa já disponível.

 

Programa:

Quinta-Feira, 10 de setembro

17h00- Auto de abertura da Feira; Anúncio da visitação do prior da Ordem ao Mosteiro.

18h00- Animação Circense; músicos da Reino animam o recinto (Parque das Varas); Jogos para os Pequenos Infantes (Parque de Jogos); demonstrações de falcoaria e cetraria (Largo do Mosteiro).

19h00- Recriação histórica da Cerimónia do lava-pés (Largo do Mosteiro);

Saltimbancos, malabarismo e música (Mouraria); Os Histriões Acrobatas (Parque das Varas).

20h00- Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); malabarismo e acrobacias (Mercado); Os Bufarinheiros – teatro cómico (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em preito de vassalagem a D. Fernando (Liça); música Moçárabe e o encantador de serpentes (Mouraria); Os místicos e divinos “Elfos” iluminam o Mosteiro (Largo do Mosteiro).

22h00- Concerto – Albaluna (Palco); treinos de armas dos Monges Guerreiros (Parque das varas); demonstração de falcoaria (Parque de Jogos).

22h30- Draco e Isolda – Os feiticeiros (Largo do Mosteiro e Mercado).

23h00- Músicos e malabares (Largo do Mosteiro); música, danças e folguedos (Mercado); Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública. (Largo do Mosteiro).

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro).

01h00-Espetáculo de encerramento: A Chama da Fada - malabarismo com fogo (Largo do Mosteiro).

 

Sexta-Feira, 11 de setembro

12h00- Auto de abertura do mercado (Largo do Mosteiro); Fiscalização das Tavernas e vinhos pelo Almutacem; Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas pelo recinto.

13h00- Treino de armas dos Monges Guerreiros e dos novos Cavaleiros (Liça); As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Mercado).

14H00- Combate de jovens guerreiros (Parque de Jogos); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto – musica e malabarismo.

15H00- Música moçárabe, danças do ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria); Per Jocum – teatro cómico (Largo do Mosteiro); Os Músicos da Corte e o som da gaita-de-foles (Parque das Varas).

16H00- O Treino de armas dos Monges Guerreiros e jovens cavaleiros (Liça). Os Bobos Acrobatas (Largo do Mosteiro).

16H30- Demonstração de aves/falcoaria (Largo do Mosteiro); Bailias e folias pelo mercado.

17H00- Músicos e saltimbancos (Parque das Varas); Dança do Ventre e a Arte do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Os músicos da corte deambulam pelo mercado.

18H00- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Parque das Varas); Demonstração de armas e treino dos jovens infantes (Parque de Jogos); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Largo do Mosteiro e Mercado).

19H00- Per Jocum – teatro cómico (Parque de Jogos); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas); Os sons da Gaita-de-foles (Mouraria); O saltimbanco da Charneca (Mosteiro).

20H00- Os músicos do Reino de Granada e a Dança do Ventre (Largo do Mosteiro);

A Arte do encantador de serpentes (Largo do Mosteiro); Animação pelo recinto.

21H00- Torneio a cavalo em honra de D. Fernando I (Liça); Os Feitiços da Marioneta (Largo do Mosteiro).

22H00- Concerto “Al Folk” (Palco); Os Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Parque das Varas).

23H00- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado).

23H30- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Malabaristas de fogo ao som do rufar dos tambores (Parque das Varas).

24H00- Recriação da Lenda de Ferro Caldo (Largo do Mosteiro); A Arte das Danças do Ventre (Mouraria).

01H00- Encerramento: Solstício - Espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).

 

Sábado, 12 de setembro

12h00- Auto de abertura do Mercado (Largo do Mosteiro); Certificação de Mesteirais e Mestre de ofícios e artes pelo Almoxarife (Mercado); Animação em arruadas (Mercado); La Princese Josefine – a outra face da nobreza (Largo do Mosteiro).

13h00- Mostra de armas pelos Monges Cavaleiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de Jogos); As Bailias ao som da gaitade- foles (Mercado).

14h00- Treinos de armas da guarnição castrense (Parque das Varas); Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Largo do Mosteiro).

15h00- Mostra de armas dos Monges Guerreiros e treino dos jovens cavaleiros (Parque de jogos); Os Druidas (Largo do Mosteiro); Saltimbancos (Parque das Varas).

Dança do Ventre (Largo do Mosteiro); Demonstração de aves/falcoaria (Parque das Varas).

16h00- Teatro cómico de improviso (Largo do Mosteiro); Os músicos de Granada (Parque das Varas).

17h00- Saltimbancos (Parque das Varas); A Arte das Danças do Ventre e do Encantador de Serpentes (Largo do Mosteiro); Música em arruada.

18h00- Os Faunos (Largo do Mosteiro); Demonstrações de Falcoaria; Malabarismo e Acrobacias (Parque das Varas).

18h30- Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública (Largo do Mosteiro); Bufarinheiros – A ronda das mezinhas – teatro cómico (Mouraria).

19h00- Música ao som da gaita-de-foles (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro). Per Jocum - teatro cómico (Parque das Varas).

20h00- Acrobacias (Mouraria); Teatro de improviso (Largo do Mosteiro).

21h00- Torneio a Cavalo em Honra de D. Fernando (Liça); Caminho de Santiago: Recriação da Peregrinação de Santo António do Telheiro ao Mosteiro de Leça do Balio*.

22h00- Per Jocum - teatro cómico (Largo do Mosteiro)

22h30- Concerto – “Jabardeus” (Palco)

23h00- Draco e Isolda, os Feiticeiros (Largo do Mosteiro)

23h30- Cortejo de Ordenação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado); Música em arruadas (Mercado).

24h00- Cerimónia de Ordenação e Exaltação dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Largo do Mosteiro); Teatro de improviso (Parque das Varas).

00h30- As Bailias e as danças ao som da gaita-de-foles (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do encantador de Serpentes (Mouraria);

01h00- Encerramento: “A Chama da Fada”- espetáculo de fogo (Largo do Mosteiro).

 

Domingo, 13 de setembro

12h00- Ronda pelo mercado dos Beleguins e Aguazis (Mercado); Música e arruadas (Mercado).

13h00- Treinos dos jovens Monges (Largo do Mosteiro); Acrobacias e malabarismo (Parque das Varas); Os Druidas (Largo do Mosteiro).

13h30- Adestramento de Falcoaria para a caça Altaneira (Parque de Jogos); O Rufo dos Tambores (Mouraria).

14H00- Os sons das flautas e pandeiros (Largo do Mosteiro); Mostra de armas dos Monges Guerreiros; Per Jocum – teatro cómico (Parque das Varas).

15H00- A Arte da dança do ventre e do encantador de Serpentes (Parque das Varas);

Demonstrações de Falcoaria (Largo do Mosteiro).

16h00- O Rufar dos Tambores (Parque das Varas); Malabarismo (Largo do Mosteiro).

Per Jocum - teatro cómico (Largo do Mosteiro).

17h00- Recriação histórica do “Casamento de D. Fernando e D. Leonor”. Os Leprosos visitam o mercado (Mercado).

18h00- Demonstração de aves/falcoaria. (Parque das Varas); Dança do Ventre (Mouraria); A Arte do Encantador de Serpentes (Mouraria).

19h00- Torneio a Cavalo (Liça); Os Leprosos visitam o Mercado (Largo do Mosteiro).

20h00- Gaitas e tambores (Mouraria); Saltimbanco da Charneca (Largo do Mosteiro); Os Bobos Acrobatas (Parque das Varas).

21h00- Concerto “Corna Lusa” (Palco); Rufos de tambores (Mouraria); Cetraria e Falcoaria (Parque das Varas).

21h30- Cortejo dos Cavaleiros da Ordem de S. João de Jerusalém (Mercado). Per Jocum - teatro cómico (Parque das Varas)

22h00- Encerramento: Demuus - espetáculo com fogo (Largo do Mosteiro).

 

 

 

Monarcas bem cheirosos – (Oficinas para os pequenos guerreiros)

Sexta-feira, 11 de setembro

14h30 - O Capacete da Malta (+ 4 anos); 18h – TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 21h – Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

Sábado, 12 de setembro

14h30 - TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 16h30 - O Capacete da Malta (+ 4 anos); 18h30 - Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

Domingo, 13 de setembro

14h30 - TA TU – TA EU e Rosácea (+4 anos); 15h30 – Espirais de Baunilha (+ 6 anos)

(Informações no Posto de Informação)

Visitas Guiadas ao Mosteiro

Dia 10 – 21h30; Dia 11 – 15h; 16h; 17h; 21h30; Dia 12 – 14h30; 15h30; 16h30; 17h30; Dia 13 – 14h; 15h

(Informações e inscrições no Posto de Informação)

 

RECRIAÇÕES HISTÓRICAS

 

Auto de abertura da Feira

Almocreves, bufarinheiros e mesteirais acorrem à praça a montar as suas tendas e bancas. Saltimbancos e menestréis preparam as suas atuações burlescas e jocosas.

Em anúncio da visitação do Reposteiro-Mor de D. Fernando ao Mosteiro, senhores e servos saem a receber a nobre comitiva, aprestando-se o tabelião e aprendizes em trazer para o terreiro as mesas e assentos com que se há-de redigir o termo desta visita, sacodem-se as poeiras e enxotam-se os cães sarnentos para longe das vistas.

O arauto apregoou a chegada do Visitador, os homens de armas envergaram as puídas cotas de malha areadas à pressa por debaixo dos coçados arneses e aprumados nas alabardas, esperam, pacientemente. Ao som das trombetas, o préstito irrompe na praça de armas.

O cortejo detém-se e dessedentam-se as visitas com água e malvasia. O comendador da Ordem do Hospital agradece ao nobre Reposteiro-Mor o empenho e a preparação dos esponsais de El-Rei. Há bênção e oração devota.

E mandam-se dar vivas ao Rei.

 

Chegada dos peregrinos ao Mosteiro

Os freires Hospitalários recebem e acolhem os viandantes e os peregrinos de Santiago de Compostela, lavando-lhes as feridas, dando-lhes agasalho, assim como algum alimento e palha enxuta para pernoitarem.

 

Auto de Fé: juízo de heréticos e relapsos. Aplicação das penas na praça pública.

Em juízo eclesiástico são julgados heréticos, com Tomazes e Relapsos, acusados de desmandos contra a Santa Madre Igreja, estes mancomunados com o diabo serão chicoteados até à pública confissão das suas perversões.

 

Torneio a Cavalo

Provas de adestramento entre cavaleiros com justas de cortesia para apuramento dos mais aguerridos.

 

Recriação da Lenda de Ferro Caldo

Acusada de adultério, a mulher de um ferreiro vê-se obrigada a ser submetida à prova do Ferro Caldo como meio de afirmar a sua inocência.

 

Entrada Régia “El Rei D. Fernando vem de Lisboa a Leça”

Ameaçado pelo povo de Lisboa que não vê com bons olhos o seu relacionamento com D. Leonor Telles, El Rei D. Fernando toma uma barca até ao Porto vindo acolher-se no Mosteiro de Leça do Balio, onde já estão aprazados os seus esponsais e onde se encontra com a postimosa comitiva dos mais altos dignatários da Ordem dos Hospitalários.

 

Régio Esposamento de el Rei D. Fernando e D. Leonor Teles

D. Fernando anula o casamento a que D. Leonor se encontrava vinculada e, contrariando o descontentamento do povo e reprimindo violentamente os seus protestos, enamorado, toma-a como sua esposa no Mosteiro de Leça do Balio.

Contra a opinião de muitos nobres e poderosos do reino, D. Fernando torna D. Leonor Rainha de Portugal e atribui-lhe dote e regalias, seguindo-se o beija-mão pela clerezia e fidalguia.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Horário de funcionamento da feira:

Dia 10 Setembro das 17H00 às 01H00

Dia 11 e 12 Setembro das 12H00 às 01H00

Dia 13 Setembro das 12H00 às 22H00

Preço de entrada:

Bilhete válido para uma entrada: 1 Euro

Pulseira válida para todo o evento: 3 Euros

Crianças até 1,30m de altura isentas de pagamento

(entradas limitadas à lotação do recinto)

Torneios a cavalo:

2 Euros

Horário das Bilheteiras:

Dia 10 Setembro das 16H45 à 01H00

Dia 11 e 12 Setembro das 11H45 à 01H00

Dia 13 Setembro das 11H45 às 22H00

Parques de estacionamento GRATUITOS: Parque da Unicer,

Centro Empresarial Lionesa e Parque da Feira de Santana.

Visitas guiadas ao Mosteiro

(Informações e inscrições no Posto de Informação)

* Recriação da Peregrinação

(Informações e inscrições no Posto de Informação)

Custo 1€ que dá direito a entrada na feira após o final da peregrinação.

STCP: Linha 505

Recomenda-se a consulta da lista de preços exposta ao público em cada tenda

Nota: Animação itinerante pelo recinto, recriações históricas e artes performativas

Comeres e beberes nas tabernas do burgo ao longo de toda a Feira (espaço de alimentação)

Os horários são indicativos e o programa pode sofrer alterações.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:29:51

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...