15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Retrospectiva Agnès Varda

 

 

Agnès Varda (1928–2019) foi uma das mais importantes cineastas da sua geração.

 

Inserida no intitulado Left Bank da Nouvelle Vague, a sua carreira estendeu-se por mais de 5 décadas, assinando mais de 20 longas-metragens e 20 curtas-metragens.

 

Artista colaborativa e multidisciplinar por excelência, Agnès Varda trabalhou filme e fotografia, mas também a instalação e a arte digital.

 

Realizou ficções e documentários, explorando as suas mutuas relações. O Centro de Estudos Cinematográficos convida-vos para esta singela retrospectiva — com quatro longas-metragens e uma curta-metragem — para que juntos possamos compreender melhor as três palavras que a própria diz terem guiado o seu trabalho: Inspiração, Criação, Partilha.

 

A ÓPERA-MOUFFE — 09/09
Agnès Varda, 1958, 16′  

 

A Ópera Mouffe (1958), filme inaugural na obra da cineasta Agnès Varda, é um “documentário-ficcional” que utiliza diferentes modos expressivos, construído a partir de imagens em fluxo constituídas de forma ficional, a partir de elementos simbólicos, ou registradas em situações observacionais na rua Mouffetard, em Paris. De natureza subjectiva, o filme exibe, ainda, o primeiro registro do corpo de Varda, na altura em que estava grávida de sua primeira filha, Rosalie. Foi a gestação que a mobilizou para a realização deste filme e a maternidade é o foco da narrativa.   

 

 

OS RESPIGADORES E A RESPIGADORA — 09/09 
Agnès Varda, 1999, 82′ 

 

Numa sucessão de quadros de Millet, Breton, Hédouin, mas também numa sucessão de planos cinematográficos, Agnès Varda, uma das caras da “Nouvelle Vague” francesa, lança um olhar sobre os respigadores actuais, aqueles que apanham para não desperdiçar, os que rebuscam nas sobras dos mercados, os que procuram restos nos caixotes do lixo para comer. Esses são os respigadores da sociedade contemporânea, tão distintos e tão semelhantes daqueles que aparecem nas pinturas da respiga que se vêem nos museus. 

 

DUAS HORAS NA VIDA DE UMA MULHER — 16/09
Agnès Varda, 1962, 90′  

 

Em Paris a cantora Cléo faz um exame oncológico. O resultado sai em duas horas, decidindo andar pelas ruas da cidade enquanto espera. Cheia de dúvidas sobre como deve agir e lidar com esta doença, acaba por ser cruzar com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.

 

AS PRAIAS DE AGNÈS — 23/09
Agnès Varda, 2008, 110′   

 

Com humor e muita emoção, Agnès Varda compartilha o seu início de carreira como fotógrafa de teatro e depois como diretora de cinema de vanguarda nos anos 1950. A artista mostra também o percurso como produtora independente, além da vida em comum com Jacques Demy, as suas viagens, a vida em família e a sua paixão por praias.


VARDA POR AGNÈS — 30/09
Agnès Varda, 2019, 120 

 

Um documentário de e sobre Agnès Varda, a celebrada realizadora que gostava das imagens, palavras e pessoas. “Inspiração, criação, partilha” são os motes com que se dirige ao espectador nos primeiros momentos deste filme. Apresentando trechos das suas obras, que complementa com muitas imagens de bastidores, Varda fala do seu método de trabalho, das suas inspirações e do compromisso para com o público que sempre a acompanhou.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

 

  • Pré-Reserva de Lugar (através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)
  •  
  • Lotação limitada a 15 espectadores
  •  
  • Uso obrigatório de máscara
  •  
  • Cumprimento das normas gerais de higiene da DGS
  •  

A Entrada é livre a todos os associados. Ao se associar ao Centro de Estudos Cinematográficos está a contribuir para que possamos continuar a realizar a exibição de cinema alternativo, formações, o festival Caminhos e outras acções de formação na área da imagem em movimento.


A admissão de estudantes tem o custo de 2€ e o restante público de 3€.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020 – 20:52:47

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...