18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Jornadas Europeias do Património

O Município de Tavira associa-se ao programa das Jornadas Europeias do Património, entre 22 e 24 de setembro, com várias atividades culturais, incluindo uma palestra, visitas a exposições e monumentos, degustação de vinhos e um concerto de acordeão.

 

As ações visam a divulgação e a salvaguarda do património artístico, histórico e cultural do concelho de Tavira, promovendo o diálogo entre os especialistas nas diferentes matérias e a comunidade.

 

O programa inicia-se, no dia 22, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, com a palestra “Retábulos no Mundo Português: Thesaurus", por Francisco Lameira, Professor Auxiliar com agregação no Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e coordenador da coleção Promontoria Monográfica História da Arte. Esta palestra pretende realçar a importância dos retábulos na arte portuguesa, através de uma criteriosa seleção dos exemplares mais relevantes em termos formais e funcionais, incluindo os do Algarve.

 

No dia 23, pelas 10h30, os participantes poderão desfrutar de uma visita à Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Livramento, Luz de Tavira), orientada Marco Sousa Santos, historiador de arte e técnico superior do Museu Municipal de Tavira. Fundada em 1708 e remodelada em meados do século XVIII, esta ermida reúne elementos patrimoniais de reconhecido interesse. É, hoje, administrada pela comunidade local e palco de uma singular festividade religiosa que celebra a ligação à vizinha povoação piscatória da Fuzeta.

 

No mesmo dia, pelas 15h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, Corinne Romeira (técnica superior do Museu Municipal de Tavira) e Aníbal Neto (engenheiro - Associação Agrolares) guiam a visita à exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, abordando as diferentes vertentes desse Património Cultural Imaterial da Humanidade e a história da produção e consumo do vinho no Algarve. A sessão termina com a degustação de diferentes sabores e castas que compõem os vinhos algarvios.

 

Ainda, no sábado, pelas 17h30, inaugura, no Núcleo Islâmico do Museu Municipal, a exposição “Irão, Berço da Humanidade” de Luís Reina. Esta convida os visitantes a embarcar numa jornada visual pelo Irão, uma nação rica em história e cultura, que já foi o coração do Império Persa. A exposição destaca 24 locais de importância mundial, reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, e captura a essência do povo iraniano - acolhedor, resiliente e cheio de vida. A exposição é enriquecida com peças da Coleção Berardo, proporcionando uma visão mais profunda da arte, cultura e história deste país milenar.

 

O programa de dia 24 prevê, pelas 16h00, uma visita ao núcleo expositivo do Antigo Hospital do Espírito Santo de Tavira, orientada por Alexandra Rufino, técnica superior de Património Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

 

Inaugurada no passado mês de junho, esta valoriza a memória do antigo Hospital de Tavira, apresentando um panorama da sua história, desde a fundação até à sua nacionalização. A visita destacará a história da instituição, abordando temas como os primeiros serviços de saúde, a medicina no período moderno e o desenvolvimento das políticas sanitárias no século XX.

 

O dia culmina, pelas 17h00, na Igreja do Espírito Santo de Tavira (S. José) com o concerto Sons do Património: Uma Viagem Harmónica pelo Acordeão, apresentado pelo acordeonista Gonçalo Pescada (solista em orquestra de vários países e professor auxiliar no Departamento de Música da Universidade de Évora). Este momento musical inclui uma variedade de peças para acordeão, bandonéon e accordina, incluindo obras de T. Murena, Édith Piaf, Astor Piazzolla, A. Villoldo, E. Donato, A.Vivaldi, D. Scarlatti, G. Rossini, V. Vlassov e V. Monti.

 

Ainda, neste âmbito, nos dias 22 e 23 de setembro, a entrada no Museu Municipal de Tavira é gratuita.

 

As visitas orientadas têm um número limitado de participantes, sendo a inscrição gratuita e obrigatória (até dois dias antes do início das atividades): https://forms.gle/qVEftQQtZWVTdKti6

 

As Jornadas Europeias do Património de 2023 envolvem cerca de 50 países, sendo que o programa de Tavira conta, este ano, com os apoios da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, da Paróquia de Nossa Senhora da Luz e da Associação Agrolares, Lda.

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 25 de junho de 2024 – 21:10:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...