
As inscrições para a 2ª Edição do Prémio Poesia Oeiras realizam-se via plataforma eletrónica e decorrem até ao dia 31 de janeiro de 2024
O Prémio da Poesia de Oeiras visa promover a importância da poesia e contribuir para o alargamento das literacias, a promoção da leitura e a valorização da própria língua portuguesa no espaço lusófono, privilegiando uma maior proximidade da comunidade.
Ao vencedor da categoria ‘Consagração’, será atribuído um prémio no valor de 20 mil euros. Para a categoria ‘Revelação’, o valor será de 5 mil euros.
O Município de Oeiras tem assumido, ao longo dos anos, um papel de promotor e de patrono da poesia.
	
	Este papel tem-se materializado não só pelas diversas iniciativas que tem desenvolvido e apoiado, mas, sobretudo, porque possui no seu território uma infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional: o Parque dos Poetas.
	
	Esta infraestrutura foi pensada para ser um lugar de fruição e lazer, mas também de descoberta dos poetas em língua portuguesa. Na primeira fase deste Parque estão representados 20 poetas do século XX, na segunda fase estão representados mais 40 poetas, do século XIII ao século XIX, incluindo autores da lusofonia.
	
	Na 1ª Edição do Prémio Poesia Oeiras, participaram 116 obras na categoria Consagração, e 614 na categoria Revelação, de autores oriundos de Países de Língua Oficial Portuguesa, designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e de São Tomé. Os vencedores já tinham sido anunciados em março.
	
	Para mais informações sobre o prémio e dados sobre os classificados na 1ª Edição consulte aqui.