14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu da Pólvora Negra

Localidade: Concelho: Distrito:
Barcarena Oeiras Lisboa

 

O Museu da Pólvora Negra, integrado na antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, tem como finalidade preservar e perpetuar a memória da atividade desenvolvida neste estabelecimento fabril, nos seus cerca de quinhentos anos de laboração. O seu acervo divide-se nas categorias de Ciência/Técnica, História, Militar e Indústria e a coleção reporta-se, cronologicamente, à época de origem do fabrico da pólvora em Barcarena, no século XVI, até ao seu fecho, em 1988. Quanto à temática, esta prende-se, particularmente, com o fabrico da pólvora negra em Barcarena.

 

Em 1988 encerra a mais importante fábrica de pólvora negra do país. O vasto património industrial foi adquirido pela Câmara Municipal de Oeiras, em 1994, e aguardava uma intervenção urgente. Integrado neste processo de reabilitação da Fábrica, o Museu ficou instalado no edifício da Fábrica de Baixo, uma construção industrial de grande interesse, com origem no século XVII, e que constitui um exemplar único destinado ao fabrico da pólvora negra em Portugal.

 

Aberto ao público desde 1998, é política da gestão deste museu, no sentido de poder exercer as suas funções, continuar a adquirir espólio, conservar e restaurar a coleção e comunicá-la, da melhor maneira possível, aos visitantes.

 

Conteúdos da responsabilidade do muses e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/Cultura/Museu/coleccoeseditaveis/Paginas/MuseudaPolvoraNegra.aspx

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 08:20:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...