14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu da Horta

Localidade: Concelho: Distrito:
Horta Horta RA Açores

 

O acervo do Museu da Horta é formado por um conjunto heterogéneo de coleções, abrangendo um vasto campo disciplinar que, na sua globalidade, diz respeito ao percurso histórico da ilha do Faial. Resultante de doações e de aquisições feitas ao longo dos anos, a sua diversidade proporciona um encontro com peças de grande valor e de rara qualidade, a par de outras que testemunham vivências pretéritas e que merecem permanecer na memória coletiva de todos. Assim, é possível ver artefactos de cariz etnográfico ligados às tecnologias tradicionais agrícolas, do linho e da lã, objetos tecnológicos relativos ao Porto da Horta, como das estações cabo-telegráficas do séc. XIX à primeira metade do séc. XX que operaram neste centro nevrálgico de comunicações no Atlântico Norte. Ainda, entre o seu acervo contam-se peças de pintura e escultura dos séculos XVI a XX, e em especial, por ser única no mundo, a coleção de miolo de figueira da autoria do faialense Euclides Silveira da Rosa, que fez doação a este museu – exposição permanente.

 

A “Casa Manuel de Arriaga” é um imóvel originário do séc. XVIII, classificado de Interesse Público, que foi a residência do 1º Presidente da República Portuguesa, eleito a 24 de Agosto de 1911 e objeto de um projeto de reabilitação da iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores através da Direção Regional da Cultura.

 

Com projeto de arquitetura de Rui Pinto e Ana Robalo | Arquitetos, programa museológico do Museu da Horta e projeto museográfico de Rui Filipe e Cláudia Zimmermman, este equipamento cultural evoca a insigne figura faialense, Manuel de Arriaga, 1º Presidente da República Portuguesa, que ali nasceu e viveu grande parte da sua juventude, destacando-se as suas várias valências funcionais: espaços para a exposição de longa duração e projeção de filme, exposições temporárias, consulta de documentação digitalizada e biblioteca, sala polivalente e reduto verde.

 

A Casa Manuel de Arriaga, núcleo do Museu da Horta, para além de fixar a memória do primeiro Presidente da República e o seu tempo, projeta-se na substância dos seus ideais e valores republicanos, como um núcleo moderno de reflexão e de estímulo à participação cívica. No âmbito da atribuição dos Prémios APOM 2012 para o Melhor Museu Português, à Casa Manuel de Arriaga  foi atribuída uma Menção Honrosa.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/Museu+da+Horta/

Periodicidade Diária

terça-feira, 7 de julho de 2020 – 15:02:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...