14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu da Imagem em Movimento

Localidade: Concelho: Distrito:
Leiria Leiria Leiria

 

A coleção do m|i|mo encontra-se dividida em três áreas: pré-cinema, fotografia e cinema. Na área do pré-cinema o m|i|mo tem á disposição do público teatros de sombras, iconografia diversa, máquinas e brinquedos óticos, lanternas mágicas e uma coleção significativa de vidros para lanterna mágica. A coleção de fotografia é constituída por máquinas fotográficas, visores e imagens fotográficas com especial incidência na fotografia estereoscópica. A área do cinema dedica-se essencialmente aos diversos tipos de projetores de filmes, câmaras de filmar entre outros.

 

A ideia do museu surgiu em 1995 durante a preparação de uma exposição comemorativa dos 100 Anos do Cinema em Portugal, no entanto, a exposição permanente "O Fascínio do Olhar" só abriu definitivamente ao público no dia 18 de Maio de 2003, no edifício do Teatro José Lúcio da Silva, tendo-se transferido, em 2005, para o Mercado de Sant'Ana. Em 2009 o m|i|mo instalou-se definitivamente no requalificado conjunto edificado dos Antigos Celeiros da Mitra, na cerca medieval do Castelo de Leiria e é composto por vários espaços que vieram trazer melhor qualidade aos serviços prestados à comunidade.

 

O mlilmo, é uma instituição empenhada em dar resposta a algumas questões sobre a história da cinematografia. A sua existência prende-se com a necessidade de, em Portugal, preservar a memória de centenas de objectos que se estavam a perder para sempre e, por isso, era importante recolhê-los, estudá-los e divulgá-los.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC

 

Outras Informações: Largo de São Pedro (Cerca do Castelo), 2400-235 Leiria

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 08:36:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...