14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Museu da Casa Grande

Localidade: Concelho: Distrito:
Freixo de Numão Vila Nova de Foz Côa Guarda

 

O acervo do museu integra coleções de arqueologia, de etnografia regional e de história local. Estas coleções complementam-se, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente. A coleção de arqueologia é proveniente das campanhas arqueológicas realizadas na freguesia de Freixo de Numão e abarcam períodos cronológicos desde o Paleolítico até a Idade Moderna, com especial ênfase para o período Romano. A coleção de etnografia é constituída por alfaias e utensílios agrícolas ligados ao amanho da terra e objetos ligados à panificação, à pastorícia, à produção de vinho, de azeite e de amêndoa. No âmbito da história local tem sido efetuada a recolha de materiais e documentação relacionados com a história da antiga sede do concelho.

 

O Museu da Casa Grande de Freixo de Numão foi instituído por iniciativa da Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão, que desde a sua fundação - em 19 de Maio de 1980 - se dedicou à promoção, ao estudo e à divulgação do património local.

 

Em 1983, a associação adquiriu o Solar da Casa Grande para aí projetar um Museu de Arqueologia e Etnografia. O Palácio barroco situado no centro histórico da Vila revelou-se uma opção feliz em termos estruturais, enquanto magnifico exemplar da arquitetura civil oitocentista, certamente uma das expressões arquitetónicas mais imponentes do seu género na região do Douro. Iniciaram-se então grandes obras de restauração e adaptação do edifício que se prolongaram devido à surpreendente descoberta de remotos níveis de ocupação (romanas, medievais e modernas) no interior do edifício e no quintal anexo. No dia 14 de Julho de 1996 este espaço museológico foi inaugurado com exposições temporárias de Arte Sacra, Arqueologia e Etnologia.

 

No ano de 1997 iniciou-se um novo ciclo: a conceção da exposição permanente do museu. Em Maio de 2005, o Museu da Casa Grande inaugurou o “Núcleo da Casa do Moutinho”. Este novo espaço fornece importante apoio aos investigadores, criando uma dinâmica em torno do património arqueológico, designadamente através do centro de documentação e de salas de tratamentos de materiais. Nele encontram-se ainda salas destinadas a realização de exposições temporárias e itinerantes, e aos serviços educativos.

 

Núcleos

 

- Núcleo da Casa Grande

 

- Núcleo da Casa do Moutinho

 

- Circuito Arqueológico de Freixo de Numão - sítios arqueológicos visitáveis: Prazo, Castelo Velho, Rumansil I, Zimbro II, Colodreira, Calçada Romana das Regadas, Centro Histórico da Vila

 

Outras Informações: Rua Direita - 5155-246 Freixo de Numão

Periodicidade Diária

terça-feira, 7 de julho de 2020 – 14:47:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...