18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

030 - Artigo

Em 2004, a comissão Europeia efectuou um estudo ao nível dos países da CE, designado “Citizens of the European Union and Sport”, tendo registado alguns dados interessantes, reveladores do potencial de crescimento do sector da actividade física. Da amostra deste estudo 51% dos inquiridos revelou praticar desporto de forma espontânea (não controlada), por oposição a 15% que referiu fazer desporto no contexto “fitness center” ou ginásio. Em relação a Portugal, o aspecto mais relevante é o triste facto de 66% dos inquiridos nunca praticar desporto, o que nos coloca em primeiro lugar nesta matéria. A título de comparação, refira-se que estes valores se cifram em 4% para os Finlandeses e 7% para os Suecos, os menos sedentários da Europa. Ainda assim verificamos uma enorme franja de população que deve ser estimulada a praticar desporto, fundamentalmente com objectivos de saúde e bem-estar, o que permite estimar um bom crescimento para este sector, dado que cada vez mais estamos conscientes da necessidade de ser fisicamente activo.
 
Para reforçar a anterior conclusão, importa salientar que está perfeitamente reconhecido o papel do exercício físico na prevenção de doenças que apresentam prevalência crescente nos países ocidentais. São estas a obesidade, hipertensão, diabetes e osteoporose. Em Portugal temos 4,4 milhões de pessoas com excesso de peso ou obesidade, cerca de 3 milhões de hipertensos e meio milhão de diabéticos.
 
Uma das organizações que mais cresceu no sector da actividade física foi a “Les Mills”, que para alguns poderá ser desconhecida, mas na realidade é uma das maiores marcas ao nível mundial. Este crescimento deve-se em grande parte à criação, por Phillip Mills, de oito populares programas de exercício ao som da música, incluindo o programa de treino com pesos BODYPUMP TM, que se tornou desde então na maior marca de programas de fitness do Mundo. Os restantes programas são o BODYCOMBATTM (artes marciais), BODYBALANCETM, (corpo-mente), BODYATTACKTM (aeróbica de alta intensidade),BODYJAMTM (Dança),BODYSTEPTM (aeróbica step), RPMTM (indoorcycling) e o BODYVIVETM (baixo impacto). Estes são os programas BTS (Body Training Systems).
 
Em Portugal é a Manz a empresa detentora do Master Franshing dos programas BTS da Les Millse a responsável por manter os standards de qualidade dos programas referidos. Esta qualidade passa pela rigorosa formação dos instrutores, para que se tornem instrutores credenciados Les Mills e estejam aptos a conduzir as suas aulas dentro dos padrões de excelência exigidos pela marca. Para além da formação inicial os instrutores só poderão manter a sua qualificação participando nas acções de formação trimestrais denominadas por Quarterly.
 
Quem ganha com isto são os clientes dos ginásios que disponibilizam os programas BTS.
 
Neste momento, em Portugal, são mais de 250 os ginásios credenciados com programas BTS e mais de 1500 instrutores.
 
O segredo do sucesso dos programas “Les Mills” passa principalmente pela conjugação das suas singulares características:
1.   Simplicidade – Tratam-se de rotinas de exercício extremamente simples, contrastando com a complexidade, que aumenta o desconforto dos sócios;
2.   Excelentes resultados – cada vez mais os sócios procuram resultados e com a prática dos programas “Les Mills” eles são visíveis ao nível da perda de gordura, condicionamento físico, tonificação muscular, força e flexibilidade;
3.   Música de sucesso – Se bons DJ`s enchem discotecas, excelentes músicas atraem muitos praticantes. As músicas de cada coreografia são criteriosamente seleccionadas de entre os lançamentos mais recentes;
4.   Segurança – as rotinas de exercício são analisadas exaustivamente e testadas por um grupo de diversos especialistas (nas áreas da coreografia, exercício, fisiologia, biomecânica e medicina) para garantir a segurança na execução dos exercícios;
5.   Opções, alternativas e níveis para principiantes – Estão sempre previstas alternativas ao exercício de modo a tornar os programas acessíveis a indivíduos de menor nível de condicionamento físico. Assim todos conseguem acompanhar a aula ao seu próprio ritmo;
6.   Progressão constante – Intensidade variável e auto regulada;
7.   Estilo e qualidade consistentes – Aposta constante na variação do conteúdo, elimina a rotina, cria expectativa, sem nunca perder os padrões de qualidade;
8.   Coreografia mágica – Sensações excelentes criam a motivação. Cada aula é um momento mágico pleno, criam-se experiências únicas que fazem querer voltar sempre.
 
Em conclusão a “Les Mills” aposta:
1.   Nas maiores categorias de mercado;
2.   Em pré-coreografias produzidas pelos instrutores de topo mundial;
3.   Em cenários reais para testar e refinar os programas;
4.   Em DJ`s internacionais de topo para fazer a selecção musical;
5.   Três meses de preparação de aulas perfeitas;
6.   No resultado final: Experiências inesquecíveis de qualidade consistente para os membros dos ginásios.
 
Não fique à espera para sentir o prazer de estar em forma.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024 – 03:07:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...