Época da Red Bull Air Race 2017 arranca sexta-feira
A época de 2017 da Red Bull Air Race World Championship está prestes a arrancar! A ação começa este fim-de-semana (10 e 11 de fevereiro) em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, mantendo a tradição: é a décima abertura consecutiva do calendário por terras do Médio Oriente. Os motivos de interesse começam com a celebração da 75ª corrida da competição e passam pela chegada de cinco novos pilotos. Ventos instáveis e o calor tornam esta etapa particularmente exigente para máquinas e pilotos.
A época de 2017 da Red Bull Air Race arranca no próximo fim-de-semana (10 e 11 de fevereiro) com a celebraçãodas bodas de diamante da competição. O cenário é há muito um clássico do calendário, assinalando a 75ª corrida da Red Bull Air Race World Championship e a décima abertura consecutiva do mundial em Abu Dhabi.
Um total de 23 pilotos em representação de 15 países estão já por terras do Médio Oriente depois de uma pré-época particularmente intensa. Durante os últimos meses, as equipas trabalharam arduamente, algumas na melhoria das prestações dos aviões do ano passado, outras centradas na afinação de novos modelos. Entre o pelotão, as novidades são muitas – a começar pela chegada de cinco novos pilotos. O chileno Cristian Bolton, um antigo Top Gun que é uma lenda da América Latina, e o francês Mikael Brageot, o Campeão da Challenger Cup do ano passado, são os reforços da classe rainha – a Master Class. Na categoria aberta aos novos talentos, a Challenger Class, destaque para a chegada do primeiro piloto chinês da Red Bull Air Race, Kenny Chiang e dos franceses Daniel Genevey e Baptiste Vignes.
Em Abu Dhabi, os melhores pilotos da aviação desportiva vão evoluir a baixa altitude sobre as águas azul turquesado Golfo Pérsico. Com uma forte influência do deserto, as condições desta corrida são particularmente exigentes para máquinas e pilotos – sobretudo devido às elevadas temperaturas e aos ventos cruzados.
Depois de uma primeira adaptação às condições locais, com os Treinos Livres, a ação começa na sexta-feira comas Qualificações, culminando sábado com as várias fases da competição. O alemão Matthias Dolderer parte com a pressão de defender o título conquistado no ano passado, contando com um lote de fortes adversários – a começar pelo australiano Matt Hall, segundo classificado em 2016 que estreia um novo avião em Abu Dhabi.
Entre as novidades da época de 2017, destaque para a estreia absoluta de Kazan – a capital desportiva da Rússia – e para o regresso de San Diego, nos Estados Unidos da América. Pelo meio haverá ainda etapas no Japão e na Hungria. Já o encerramento da temporada volta a ter lugar nos Estados Unidos da América, com uma corrida na lendária pista de desportos motorizados de Indianápolis.
Toda a ação em Abu Dhabi é transmitida em direto na Red Bull TV, a partir da meia noite de sexta-feira e de sábado emhttps://www.redbull.tv/live/AP-1Q6TN3FZS1W11/red-bull-air-race
CALENDÁRIO2017
Emiratos Árabes UnidosAbu Dhabi | 10 e 11 fevereiro
Estados Unidos da América San Diego | 15 e 16 abril
Japão Chiba| 3 e 4 junho
HungriaBudapeste | 1 e 2 julho
RússiaKazan | 22 e 23 julho
Europaa anunciar | 12 e 13 agosto
Europaa anunciar | 2 e 3 setembro
Estados Unidos da América Indianápolis | 14 e 15 outubro
Pilotos Red Bull Air Race 2017
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Moroya Japão
Peter Podlunsek Eslovénia
Martin Sonka República Checa
Juan Velarde Espanha
CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Ben Murphy Reino Unido
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
ACERCA DA RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP
Criada em 2003, a Red Bull Air Race World Championship celebra na abertura da época de 2017 a sua 75ª corrida, em Abu Dhabi. A Red Bull Air Race World Championship envolve os melhores pilotos do mundo numa pura competição de desportos motorizados que combina velocidade, precisão e destreza. Para isso são usados os mais rápidos, leves e ágeis aviões, com os pilotos a atingirem velocidades de 370km/h, enfrentando forças de até 10G, enquanto progridem a baixa altitude num percurso em forma de slalom, delimitado por pórticos insufláveis de 25 metros de altura. A Challenger Cup foi introduzida em 2014, abrindo assim a um novo leque de pilotos a possibilidade de competir, e cuja evolução será potencialmente avançar para a Master Class, acedendo à disputa do Campeonato do Mundo.
Créditos fotográficos
Pedrag Vuckovic | Red Bull Content Pool
Daniel Grund | Red Bull Content Pool