Época de 2017 da Red Bull Air Race já arrancou - Pódio surpresa em Abu Dhabi
A primeira etapa da época de 2017 da Red Bull Air Race World Championship terminou este fim-de-semana com um pódio surpresa na classe rainha, deixando de fora as grandes referências da modalidade. Em Abu Dhabi, o checo Martin Sonka conquistou a sua primeira vitória de sempre na competição, seguido do espanhol Juan Velarde e do canadiano Pete McLeod. O campeão do Mundo não foi além do quarto lugar.
O antigo piloto de elite da Força Aérea Checa, Martin Sonka, conquistou no último fim-de-semana(10 e 11 fevereiro) a sua primeira vitória numa etapa da Red Bull Air Race World Championship. Com os melhores pilotos do mundo do desporto aéreo a encontrarem-se pelo décimo ano consecutivo em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, a competição regressou às águas do golfo pérsico para assinalar a 75ª corrida do único circuito mundial reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional(FAI). Sonka, de 38 anos – 21dos quais dedicados a voar numa enorme variedade de aeronaves – não integrou a lista inicial de favoritos e acabou por fazer história graças à conquista da primeira vitória desde a sua estreia em 2010.
Discreto e longe dos holofotes, o piloto checo deu pela primeira vez nas vistas em 2015, quando terminoua época em quarto lugar da classificação geral. No ano passado voltou a brilhar com um segundo lugar em Chiba, no Japão, uma ascensão que foi, no entanto, inconsequente devido a uma série de penalizações ao longo do ano de 2016. “À exceção de alguns erros que cometi durante os treinos, não podia estar mais contente com o resultado do fim-de-semana. Ganhei finalmente a minha primeira corrida, sinto-me muito bem aos comandos do meu avião e tudo isto dá-me muita confiança em relação ao futuro. Foi um arranque completamente diferente do ano passado e espero que possa continuar assim”, afirmou Sonka antes de subir ao pódio.
O espanhol Juan Velarde também viveu nos céus de Abu Dhabi momentos de grande emoção, com uma prestação que resultou num inédito segundo lugar – a sua melhor classificação de sempre na Red Bull Air Race.
O pódio ficou completo com o canadiano Pete McLeod, piloto que é um dos mais novos do pelotão da classe rainha (Master Class) e tem tido um desempenho bastante irregular ao longo dos anos. Já o Campeão do Mundo, o alemão Matthias Dolderer, não foi além do quatro lugar devido a uma penalização recebida na grande final.
Na Challenger Class, destinada aos novos talentos da competição, o destaque da jornada foi para o terceiro lugar da francesa Mélanie Astles – a primeira mulher a chegar à Red Bull Air Race.
A segunda etapa da Red Bull Air Race viaja em abril próximo até San Diego, nos Estados Unidos da América,constituindo um dos regressos mais aguardados do calendário de 2017.
Toda a ação da Red Bull Air Race em Abu Dhabi foi transmitida em direto na Red Bull TV, e a emissão pode ser revista em https://www.redbull.tv/live/AP-1Q6TN3FZS1W11/red-bull-air-race
RED BULL AIR RACE 2017
CLASSIFICAÇÕES APÓS 1 ETAPA
MASTER CLASS
1º Martin Sonka República Checa
2º Juan Velarde Espanha
3º Pete McLeod Canadá
4º Matthias Dolderer Alemanha
5º Nicolas Ivanoff França
6º Michael Goulian Estados Unidos da América
7º Cristian Bolton Chile
8º François Le Vot França
9º Mikael Brageot França
10º Matt Hall Austrália
CHALLENGER CLASS
1º Daniel Ryfa Suécia
2º Florian Berger Alemanha
3º Mélanie Astles França
4º Ben Murphy Grã-Bretanha
5º Kevin Coleman Estados Unidos da América
CALENDÁRIO
Emiratos Árabes UnidosAbu Dhabi | 10 e 11 fevereiro
Estados Unidos da América San Diego | 15 e 16 abril
Japão Chiba| 3 e 4 junho
HungriaBudapeste | 1 e 2 julho
RússiaKazan | 22 e 23 julho
Europaa anunciar | 12 e 13 agosto
Europaa anunciar | 2 e 3 setembro
Estados Unidos da América Indianápolis | 14 e 15 outubro
PILOTOS
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Moroya Japão
Peter Podlunsek Eslovénia
Martin Sonka República Checa
Juan Velarde Espanha
CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Ben Murphy Reino Unido
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
ACERCA DA RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP
Criada em 2003, a Red Bull Air Race World Championship celebra na abertura da época de 2017 a sua 75ª corrida, em Abu Dhabi. A Red Bull Air Race World Championship envolve os melhores pilotos do mundo numa pura competição de desportos motorizados que combina velocidade, precisão e destreza. Para isso são usados os mais rápidos, leves e ágeis aviões, com os pilotos a atingirem velocidades de 370km/h, enfrentando forças de até 10G, enquanto progridem a baixa altitude num percurso em forma de slalom, delimitado por pórticos insufláveis de 25 metros de altura. A Challenger Cup foi introduzida em 2014, abrindo assim a um novo leque de pilotos a possibilidade de competir, e cuja evolução será potencialmente avançar para a Master Class, acedendo à disputa do Campeonato do Mundo.
Créditos fotográficos
Joerg Mitter | Red Bull Content Pool
Nalm Chidiac | Red Bull Content Pool
Daniel Grund | Red Bull Content Pool