Portugal Air Summit 2018

 

 

Elite mundial da aviação reúne-se em Ponte de Sor

 

A maior cimeira aeronáutica da Europa realiza-se já no final deste mês, em Ponte de Sor. O Portugal Air Summit reúne, num evento único, as personalidades mais relevantes da indústria, infraestruturas e serviços, para debaterem e analisarem o futuro dos sectores da aviação tripulada e não tripulada, terminando com uma novidade – o Air Race Championship, uma corrida de aviões sem igual a nível mundial, que vai despertar grandes emoções e atrair milhares de pessoas.

 

De 24 a 27 de Maio o aeródromo de Ponte de Sor recebe o Portugal Air Summit 2018, que reúne mais de 50 oradores, cerca de 100  expositores e dezenas de eventos paralelos, transformando-se na capital mundial da aviação durante quatro dias, durante a qual se prevê a afluência de mais de 25.000 pessoas. O espetáculo será grande, inédito e a entrada é gratuita.

 

Organizado pelo Município de Ponte de Sor, em parceria com a TheRace, o Portugal Air Summit 2018 compreende várias iniciativas, entre as quais se destacam as conferências sobre a sustentabilidade do sector Aeronáutico, que terão lugar nos dias 24, 25 e 26 de maio, tendo como objetivo o debate das temáticas mais proeminentes dos sectores da aviação tripulada e não tripulada, bem como a importância que o sector aeronáutico tem enquanto veículo para o turismo e motor de desenvolvimento do tecido empresarial nacional.

 

Personalidades como Jeffrey Goh (Presidente do Conselho de Administração da Star Alliance), Alexandre Fonseca (Presidente Executivo da Altice Portugal), Fernando Pinto (Senior Advisor do Board da TAP), Jorge Ponce Leão (Presidente do Conselho de Administração da NAV) ou Artur Tavares Neves (Secretário de Estado da Proteção Civil) já estão confirmadas.

 

Para Alexandre Fonseca, “é uma honra e um orgulho, em nome da Altice Portugal, renovar a parceria com o Portugal Air Summit, um evento que pretende repensar a sustentabilidade do sector da aeronáutica. Nesta reflexão, muito plural pelos seus oradores, não podia faltar, de forma alguma, a importância da tecnologia para o sector, para a otimização de processos e consequente eficiência, contribuindo largamente para o caminho da sustentabilidade. É esse o contributo que a Altice Portugal pode aportar a este evento. Repensar estratégias, caminhos e processos com o mindset no benefício que a tecnologia, a inovação e as novas plataformas podem trazer. Há, contudo, um fator que merece ser enaltecido – o facto de Ponte de Sor ser hoje um Concelho mais atrativo e ambicioso do ponto de vista do desenvolvimento económico, que não prescinde da inovação, da tecnologia e de iniciativas de prestígio na estratégia que tem, meritoriamente, levado a cabo,” afirma o Presidente Executivo da Altice Portugal, que assim reforça a sua participação num evento que analisa, em Portugal, um sector que representa 1,4% do PIB Nacional, com mais de 150 empresas do transporte e da indústria, e que se encontra em forte crescimento.

 

 

No dia 27 de Maio, Domingo, realiza-se o ARC, corrida de aviões inspirada nas famosas Reno Air Races, que conta com oito aviões a correr em simultâneo, pilotados pela elite mundial de pilotos, num circuito elíptico, lado a lado nos céus do aeródromo de Ponte de Sor, com as qualificações a terem lugar no sábado, dia 26. 

 

O circuito, marcado por pylons de 25 metros de altura, receberá uma corrida a baixa altitude, permitindo ao público sentir o rugir dos motores em total segurança. A adrenalina atingirá picos máximos com manobras que chegam aos 10 G’s de força, em velocidades de voo a atingir os 400 quilómetros por hora.

 

 

Em prova estarão duas classes (Vintage e Sport) e uma demonstração da classe Extreme. Na classe Vintage estarão oito aeronaves soviéticas Yak-52. Já a classe Sport incluirá aeronaves RV-6, RV-7 e RV-8 de toda a Europa, equipadas com motores de mais de 200 cavalos de potência, atingindo velocidades acima dos 370 km/h. A demonstração da classe Extreme surpreenderá toda a audiência, com várias passagens de aviões Extra 330s, Cap231 e Xtreme AIR XA41, numa chicane percorrida a velocidades acima dos 420 km/h.

 

Durante toda a edição do Portugal Air Summit 2018 será possível assistir aos treinos diários, nos dias 24, 25 e 26 de maio e às corridas, no dia 27. De destacar ainda uma corrida de Drones, que terá lugar no dia 26. Assim, o espetáculo está garantido em todos os dias do evento. 

 

A experiência do Air Race Championship é ímpar no universo das corridas de aviões. O ARC estreou a primeira prova mundial em Cascais, em 2014, com enorme sucesso e uma extensa cobertura mediática. Em 2016, a corrida de Lisboa reuniu mais de 200 000 mil pessoas junto à ponte Vasco da Gama, num incrível espetáculo aéreo, que contou com a participação da Força Aérea Portuguesa no âmbito das comemorações do Centenário da Aviação Militar e vários sideacts internacionais. De notar que os pilotos de Elite, provenientes de todo o mundo, preparam-se para cada corrida num rigoroso treino privado, o PRTC – Pylon Racing Training Camp. Ponte de Sor é o destino preferencial do ARC para a realização deste campo de treinos internacional pelas suas características únicas e condições exemplares. Estamos certos que esta será uma experiência inesquecível e uma oportunidade única para assistir a um evento inigualável,” afirma Nuno Molarinho, Managing Partner da TheRace.

 

Foto: Keith Wilson_SFB Photographic 

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...