18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Joana Diogo e Mariana Esteves conquistam o Ouro em Coimbra - No primeiro dia de prova, Portugal alcançou três Medalhas - 2 de Ouro e 1 de Prata

Decorreu no Pavilhão Multidesportos Dr.Mário Mexia, o primeiro dia do Junior European Judo Cup Coimbra 2015 que se cumpre nos dias 14 e 15 de Março, em Coimbra.

 

Na primeira prova do calendário internacional de Juniores, Joana Diogo (-48 Kg) e Mariana Esteves (-52 Kg) conquistaram  duas Medalhas de Ouro no European Cup Juniors Coimbra para Portugal, superiorizando-se a todas as suas concorrentes, vencendo todos os combates que disputaram.  

 

A Seleção Portuguesa conseguiu um total de 3 medalhas – 2 de Ouro e 1 de Prata, num dia que foi bastante competitivo para as cores nacionais, demonstrativo do bom trabalho e da excelente qualidade dos judocas lusos. Neste primeiro dia,  pisaram o tapete um total de 191 atletas espalhados pelas oito categorias de peso em disputa, quatro no setor masculino e quatro no setor feminino.

 

Após o primeiro dia de competição:

 

A Grã-Bretanha conquistou 8 medalhas, a Holanda obteve 6 medalhas em igualdade com Espanha. Portugal e Canadá garantiram 3 medalhas, Itália  2 medalhas e Suíça, França e Noruega arrecadaram apenas 1 medalha na subida ao pódio.

 

No setor feminino, a competição mais leve em prova de -44 Kg foi conquistada pela holandesa Amber Gersjes vencendo na sua categoria, sendo seguida pela britânica Olivia Piechota, Medalha de Prata e a espanhola Mireia Comas com a Medalha de Bronze.

 

Em -48 Kg, Portugal dominou a categoria com direito a uma final portuguesa entre Joana Diogo e Catarina Costa, duas das melhores judocas nacionais. Joana Diogo superiorizou-se a Catarina Costa vencendo a Medalha de Ouro. As Medalhas de Bronze foram conquistadas pela espanhola Marta Also Monserrat e pela atleta francesa Cheyenne Mounier.

 

Mariana Esteves(-52 Kg) obteve o segundo triunfo português do dia, a atleta nacional conquistou a Medalha de Ouro, depois de ter vencido no combate decisivo a judoca britânica Chelsie Giles. Em terceiro lugar, ficou a norueguesa Madelene Rubinstein, que conquistou a Medalha de Bronze, a par da italiana Francesca Giorda que derrotou a portuguesa Maria Siderot na decisão do Bronze.

 

Na categoria feminina mais pesada do dia, os -57 Kg, a espanhola Tecla Cadilla Acevedo superou a concorrência, relegando para a Prata, a holandesa Dewi Karthaus. Nos lugares de Bronze, a canadiana Jessica Klimkait e a britânica Jodie Caller alcançaram as últimas medalhas.

 

No setor masculino, os -55 Kg foram a categoria mais leve em competição, tendo sido conquistada pelo holandês Roy Koffijberg vencendo na final o italiano Andrea Carlino. Os espanhóis Daniel Barrero Santiago e Adrian Imedio Rodriguez foram Medalha de Bronze nesta categoria, tendo o último derrotado Francisco Mendes na disputa do terceiro lugar final.

 

Nos -60 Kg, o britânico Peter Miles foio grande vencedor, superando o espanhol Alvaro Muzas Fernandez na final. O judoca holandês Tornike Tsjakadoea e o canadiano Darren Elcock que se superiorizou a João Abreu no combate final, arrecadaram as Medalhas de Bronze.

 

Na categoria média de -66 Kg, o britânico Eric Ham venceu a categoria derrotando na Final o seu compatriota Aiden Moffat. O judoca suíço Nils Stump e o britânico Daniel Powell arrecadaram as Medalhas de Bronze.

 

Em -73 Kg, o Ouro ficou atribuído ao holandês Thierno Balde que se superiorizou ao seu compatriota Kenneth Henneveld, Medalha de Prata. Alcançaram as Medalhas de Bronze, o canadiano Patrick Cantin partilhando o pódio do terceiro lugar com o britânico Colin Macdonald.

 

Portugal alcançou ainda três quintos lugares, com Maria Siderot (-52 Kg),  Francisco Mendes (-55 Kg) e João Abreu (-60 Kg). Em sétimo lugar, Cláudio Asilva (-60 Kg) e Miguel Alves (-73 Kg) foram os resultados mais importantes da Seleção Portuguesa.

 

Para o segundo dia, a competição está reservada às categorias de peso mais elevadas, com quatro categorias no setor masculino (-81, -90, -100 e +100 Kg) e feminino (-63, -70, -78 e +78 Kg) a apresentarem-se nos tatamis de Coimbra. Os combates iniciam-se às 10h00 no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.

 

Declarações

 

Eng. Manuel Costa e Oliveira – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

A importância desta competição tem duas vertentes, a primeira nacional que conta com cerca de uma centena de jovens que têm aqui a oportunidade de competir com países fortíssimos como é o caso da Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda, Espanha entre outros que têm adversários fortes com quem podem medir as suas capacidades e melhorar as suas prestações. A segunda vertente que vejo  são as questões organizacionais portuguesas, a nossa qualidade nesta área, que  mostra à Federação Europeia as nossas muitas valências

 

Joana Diogo – Vencedora da Medalha de Ouro na categoria de -48 Kg

Foi um combate difícil mas consegui. Foi uma final diferente por ter a Catarina como adversária. Fica-se mais nervosa por ter uma portuguesa no tapete mas por outro lado já nos conhecemos de outras competições. Foi muito bom vencer agora dentro de um mês tenho pela frente novos desafios, vamos ver o que vai acontecer e claro a cereja em cima do bolo será uma presença nos Jogos Olímpicos

 

Mariana Esteves - Vencedora da Medalha de Ouro na categoria de -52 Kg

Já tinha combatido com a minha adversária o ano passado e tinha ganho. Sabia no entanto que esta ano ela estaria melhor preparada e que iria ser mais difícil vencer. Consegui no entanto surpreendê-la a ela e a mim mesma e vencer. Sou estudante de desporto, treino duas vezes por dia, entre as aulas e agora tenho pela frente novos desafios a curto prazo – Campeonatos da Europa e do Mundo. Depois em 2020 quero olhar para os Jogos Olímpicos. Foi muito boa esta vitória

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 19:37:54

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...