14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Cadet European Judo Cup 2016 - João Fernando conquista Medalha de Bronze - Rússia domina o Primeiro Dia

 

Chegou ao fim o primeiro dia do Cadet European Judo Cup Coimbra 2016. O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 418 Atletas (242 masculinos e 176 femininos) em representação de 24 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 96 judocas em competição.

 

Neste primeiro dia, Portugal alcançou uma Medalha de Bronze, dois sétimos lugares e três nonas posições. Os grandes vencedores do dia foram os Judocas Russos que conquistaram um total de 15 Medalhas (4 de Ouro, 7 de Prata e 4 de Bronze).

 

João Fernando(-66 kg) foi o português com maior destaque ao conquistar a Medalha de Bronze. O jovem luso começou a sua caminhada derrotando os três primeiros adversários, chegando até à meia-final. Nessa fase teve pela frente o russo Dmitrii Pridira, que venceu o combate e, mais tarde, a medalha de ouro. No seu último e derradeiro desafio, João Fernando esteve à altura das expetativas do público presente, precisando de 1 minuto e 39 segundos para derrotar por ‘ippon’ o italiano Domenico Cerbone e garantir a primeira medalha nacional na competição.

 

Nos -50 Kg, Rui Nobre estreou-se da melhor maneira, vencendo o seu combate inaugural por ‘ippon’. Cedeu na ronda seguinte frente ao russo Georgii Tretiakov, vencedor da medalha de prata desta prova. Nas repescagens, eliminou dois adversários com dois ‘yukos’. No seu quinto combate, o francês Maxime Sonilhac foi mais forte. Com este resultado, o jovem luso terminou num honroso 7º lugar.

 

Cláudio Santos (-66 kg) venceu os seus dois primeiros adversários, antes de ceder perante o italiano Alessandro Magnani. Relegado para as repescagens, o atleta português não se deixou desmoralizar e somou mais duas vitórias. Terminou a sua prestação na sétima posição depois de perder frente ao italiano Domenico Cerbone.

 

Destaque também para as três nonas posições alcançadas por Diogo Ribeiro (duas vitórias por ‘ippon’), Soraia Ribeiro e Francisca Nunes.

 

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 36 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 9h30.

 

 

DECLARAÇÕES

 

 

Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Dr.ª Catarina Rodrigues

 

A Taça da Europa de Cadetes é a última competição deste escalão antes do Campeonato da Europa que vai decorrer no início de julho na Finlândia, desta forma penso que a mesma foi escolhida por alguns dos países participantes para definir as equipas que vão participar no Campeonato. Estão presentes algumas seleções alargadas, como por exemplo a Rússia, que pela primeira vez compete com quase quatro atletas em cada categoria de peso, além de grandes delegações da Itália, Israel, Grã-Bretanha.

Em relação à organização, a participação é acima do que tem sido habitual, acabando por provocar alguns desafios, mas penso que estamos satisfeitos com o decorrer da competição até ao presente momento. Em termos desportivos, podemos esperar combates muito competitivos e com bom nível técnico. Este escalão etário apesar de já possuir alguma cultura tática, acima de tudo os judocas procuram pontuar, tendo um jogo mais espetacular que alguns seniores e juniores.

 

Chefe da Equipa Técnica Nacional - Nuno Delgado

 

Terminou o primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes, esta que é última prova de qualificação antes do Campeonato da Europa. O balanço é positivo, a concorrência era muito forte, com várias seleções de destaque mundial. Portugal na sua globalidade foi bastante competitivo, com muitos atletas a vencer os combates, tendo esta participação sido coroada com a medalha de bronze alcançada pelo João Fernando. No domingo, temos expectativas que ganhar mais medalhas, e que os judocas portugueses se destaquem nesta grande competição”.

 

Vencedor da Medalha de Bronze - João Fernando

O meu grande objetivo nesta competição era conquistar uma medalha. O combate que eu considerei mais difícil foi naturalmente a meia-final contra o atleta russo, que acabou por dominar a luta, de qualquer forma, o 3º lugar sabe sempre bem”.

 

Resultados Finais

Femininos

-40 Kg

-44 Kg

Anastasiia Kuterina

RUS

Lois Petit

BEL

Glafira Borisova

RUS

Olga Borisova

RUS

Gala Martinez Pla

ESP

Mireia Lapuerta Comas

ESP

Uliana Tkachenko

RUS

Amy Platten

GBR

Fatine Guerrirem

FRA

Anastasiia Khripunova

RUS

Svetlana Kalugina

RUS

Alina Sergeeva

RUS

Lea Metrot

FRA

Martina de Blasio

ITA

Eve Soakell

GBR

Tamar Malca

ISR

-48 Kg

-52 Kg

Anastasiia Kuniaeva

RUS

Gefen Primo

ISR

Anna Dudenko

RUS

Nasiba Ibragimova

RUS

Martina Castagnola

ITA

Yasmin Javadian

GBR

Laura Espadinha

FRA

Ophelie Vellozzi

FRA

Virginia Nemeth

CAN

Ludovica Lentini

ITA

Gulia Santini

ITA

Annika Wuerfel

GER

Molly Harvey

GBR

Kseniia Khalturina

RUS

Arbresha Rexhepi

MKD

Patricia Martin Gallardo

ESP

             
 

 

Masculinos

-50 Kg

-55 Kg

Ahmed Yacoub Belkahla

FRA

Biagio D Angelo

ITA

Georgii Tretiakov

RUS

Yhonice Goueffon

FRA

Gaspar Hayrapetyan

ARM

Danila Kurtashov

RUS

Jose Riopedre Fernandez

ESP

Semen Kurtashov

RUS

David Hinojosa Larrosa

ESP

Lehel Orban

ROU

Maxime Sonilhac

FRA

Kharun Tlishev

RUS

Rui Nobre

POR

Julien Debruycker

BEL

Aidos Sapenov

CAN

Roie Rosen

ISR

-60 Kg

-66 Kg

Kazbek Naguchev

RUS

Dmitrii Pridira

RUS

Malik Karmov

RUS

Khamzat Akhmarov

RUS

Patrick Cala Lesina

ITA

João Fernando

POR

Rosendo Laino Ramirez

ESP

Armen Agaian

RUS

Luca Carlino

ITA

Domenico Cerbone

ITA

Makhmadbek Makhmadbekov

RUS

Alessandro Magnani

ITA

Jonas Czajkowski

DEN

Viktor Glukhov

RUS

Amit Sahar

ISR

Cláudio Santos

POR

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 14 de julho de 2020 – 18:58:48

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...