14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Equipa Olímpica de Judo

 

Joana Ramos(-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Célio Dias (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) são os Judocas que vão representar Portugal nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro 2016. Miguel Vieira (-66 kg/B1) é o representante nos Jogos Paralímpicos.

 

A Federação Internacional de Judo divulgou a nova atualização do ranking mundial e anunciou oficialmente os judocas que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos deste ano. O Masters de Guadalajara 2016 foi a última oportunidade para os atletas ganharem pontos para a qualificação olímpica.

 

O Judo vai ser das primeiras modalidades a começar os Jogos Olímpicos, decorrendo de 6 a 12 de agosto na nova Arena Carioca 2, espaço partilhado com a luta olímpica.

 

Durante os sete dias, competem 7 categorias masculinas (-60 kg, -66 kg, -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg) e 7 categorias femininas (-48 kg, -52kg, -57 kg, -63 kg, -70 kg, -78 kg e +78 kg). Em cada dia iniciam-se as eliminatórias de uma categoria masculina e de uma feminina, concluindo-se no mesmo dia com a distribuição das respetivas medalhas olímpicas.

 

Joana Ramoscompete na categoria -52 kg, estando atualmente no 14º lugar do ranking mundial. A atleta do Sporting Clube de Portugal conquistou, em 2015, o Grand Slam Tyumen e duas medalhas de bronze no Grand Prix de Budapeste e de Samsun.

 

Telma Monteiro(-57 kg) esteve na 1ª posição do ranking mundial várias vezes em 2015, derivado aos resultados alcançados em Baku (Campeã Europeia) e Paris (Medalha de Ouro). Uma lesão no final do ano afastou-a da competição, não tendo combatido até ao momento em 2016, situando-se por isso no 10º lugar.

 

Sergiu Oleinicocupa o 18º lugar do ranking na categoria -66 kg. O Judoca demonstrou uma grande consistência, somando duas medalhas de bronze em Budapeste e Samsun e dois quintos lugares no Grand Slam Paris e Grand Slam Tóquio. Este ano, ocupou o 7º lugar no Grand Prix de Tbilisi e o 5º no recente World Masters Guadalajara.

 

Na categoria -73 kg, o representante português é Nuno Saraiva. O jovem judoca de 22 anos situa-se na 38º posição do ranking mundial, tendo como resultados recentes uma Medalha de Ouro (African Open Casablanca) uma Medalha de Prata (Grand Prix de Tashkent) e três Medalhas de Bronze (Grand Prix Samsun, African Open Tunis e European Open Glasgow).

 

Célio Dias(-90 kg) é o número 21 do ranking. Em 2015 venceu o Open Africano de Casablanca e o Grand Prix de Budapeste, tendo ganho também uma Medalha de Bronze no prestigiado Grand Slam de Paris. Este ano somou  mais uma Medalha de Bronze no Grand Prix Tblisi.

 

Jorge Fonseca completa a lista dos Judocas Lusos nos Jogos. O Atleta dos -100 kg esteve afastado dos tatamis em 2015 (depois de conquistar duas medalhas de bronze nos Grand Slam de Baku e Grand Prix de Zagreb), impossibilitando-o de angariar pontos para a qualificação olímpica. Regressou à competição este ano, conseguindo uma Medalha de Ouro no Grand Prix de Tbilisi, dois quintos lugares (Grand Prix de Düsseldorf e Samsun) e um sétimo (Grand Slam Paris).

 

Os 6 Judocas juntam-se a Miguel Vieira que vai estar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016. O atleta do Clube Judo Total confirmou em fevereiro o feito histórico e inédito - pela primeira vez Portugal vai ter um Judoca Luso nas Paralimpíadas.

 

O Árbitro Internacional Português, Eduardo Garcia, foi igualmente selecionado para estar presente na competição que decorre em setembro. O Juiz Luso volta a estar presente nos Jogos Paralímpicos, depois de Pequim e deLondres.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 15 de julho de 2020 – 12:09:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...