14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dia Mundial do Judo - 57 Anos de Federação Portuguesa de Judo

 

Esta sexta-feira, dia 28 de outubro, é uma data histórica para o Judo Nacional e Internacional. Neste dia, há 57 anos, foi fundada a Federação Portuguesa de Judo (FPJ).Desde 2010, a Federação Internacional de Judo (FIJ) escolheu também esta data para assinalar o Dia Mundial do Judo por ser o aniversário do nascimento de Jigoro Kano – Fundador da modalidade.

 

Celebrado desde 2010 por iniciativa da FIJ, o Dia Mundial do Judo é dedicado aos Treinadores, Judocas, Fãs e a todos os apaixonados pela modalidade. Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. O primeiro tema foi o “respeito” – considerado um dos valores mais importante de um judoca. Este ano o tema escolhido é “Judo para o Mundo”.

 

O Presidente da FIJ - Marius Vizer sugere nesta data “a todos os judocas e comunidades de judo espalhados pelo mundo para seguirem, defenderem e promoverem o espírito e valores Olímpicos, que são também os do Judo. Peço união e solidariedade, e através da energia e espírito da nossa modalidade, que aumentem a nossa comunidade e construam um mundo melhor”.

 

Em Portugal, o desenvolvimento do Judo tem início nos anos 50 com a chegada do Mestre japonês Kiyoshi Kobayashi  – considerado o “pai” do Judo no nosso país. Com o crescimento da modalidade surgiu a necessidade de se criar um organismo oficialmente reconhecido, que tivesse a missão de organizar, orientar e fomentar as atividades de divulgação do Judo, bem como organizar as competições oficiais.

 

Assim, em 28 de outubro de 1959, nasce a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ. Atualmente a FPJ é composta por 19 Associações e cerca de 12000 praticantes da modalidade, distribuídos por mais de 270 clubes a nível nacional.

Periodicidade Diária

segunda-feira, 13 de julho de 2020 – 19:57:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...