18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça da Europa de Juniores - Gdynia 2017: Patrícia Sampaio conquista Ouro

 

Felipe Cruz e João Fernando de Bronze

 

Portugal fechou a participação na Taça da Europa de Juniores – Gdynia 2017 no 6º lugar (entre 18 países) ao conquistar uma Medalha de Ouro (Patrícia Sampaio) e duas de Bronze (Felipe Cruz e João Fernando). A prova decorreu este fim-de-semana (8 e 9 de julho) no Gdynia Arena, fazendo parte da “IJF World Junior Tour” e contando para o Ranking Mundial de Juniores, da Federação Internacional de Judo.

 

Nos tapetes estiveram 335 Atletas (206 masculinos e 129 femininos), em representação de 18 Países.

 

A Seleção Portuguesa esteve presente com 12 atletas:Patrícia Matias (-48 kg), Wilsa Gomes (-57 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) no feminino eLucas Catarino (-55 kg), Felipe Cruz (-55 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Henrique Lopes (-73 kg), João Almeida (-73 kg), João Fernando (-73 kg), Miguel Alves (-81 kg) e Jaime Santos (-90 kg) no masculino, que foram acompanhados pelo Treinador – Marco Morais.

 

No primeiro dia de competição entraram 9 judocas lusos nos tatamis polacos. Na categoria masculina mais leve (-55 kg), Felipe Cruz alcançou a Medalha de Bronze depois de 3 vitórias. Nos -73 kg, João Fernando repetiu o feito do seu compatriota e subiu ao Pódio após 5 triunfos. Francisco Mendes, Patrícia Matias e Wilsa Gomes também se destacaram ao chegar à 5ª posição.

 

O segundo dia de prova contou apenas com 3 portugueses, mas todos atingiram posições de relevo. Miguel Alves (-81 kg) não começou da melhor forma, mas somou 2 vitórias nas repescagens que lhe valeram o 7º lugar. Jaime Santos (-90 kg) começou a vencer, mas foi afastado na ronda seguinte. Nas repescagens somou mais duas vitórias, acabando por ceder no combate pelo Bronze, terminando numa honrosa 5ª posição.

 

O maior destaque luso na prova foi Patricia Sampaio. A judoca portuguesa da categoria -78 kg teve um primeiro combate bastante equilibrado, apenas decidido em ‘ponto de ouro’ com um ‘shido’ (penalização) para a sua adversária. Na semifinal venceu a atleta da casa, Paulina Dziopa por ippon, o mesmo resultado que viria a obter na final contra a canadiana Allayah Copeland em apenas 1 minuto e 12 segundos. Patricia Sampaio subiu assim ao lugar mais alto do pódio, fazendo soar o hino nacional e terminando a participação portuguesa com ‘chave de ouro’.

Periodicidade Diária

sábado, 20 de abril de 2024 – 07:38:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...