14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação da Taça da Europa de Cadetes - Coimbra 2019

 

A Apresentação da Taça da Europa de Cadetes - Coimbra 2019 cumpriu-seesta terça-feira, 21 de maio, no Auditório do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra. Este fim-de-semana, 25 e 26 de maio, entram nos tatamis conimbricenses cerca de 550 Atletas de 30 Países. Portugal marca presença com 120 Judocas.

 

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) – Dr. Jorge Fernandes, do Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Alfredo Lucas, doPresidente do Conselho de Arbitragem da FPJ e membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Nuno Carvalho  e dosAtletas Bernardo Fernandes (ACM), Fátima Costa (JCC), Joaquim Rovira (AAC) e Patrícia Martins (MonC), presentes nesta Taça da Europa.

 

A competição que reúne os Melhores Jovens Judocas do Mundo está de regresso a Coimbra. A prova é conhecida pela enorme afluência de judocas e integra a IJF World Cadet Tour, que concede aos Atletas a oportunidade de adquirirem pontos para o Ranking Mundial de Cadetes.

 

Numa época bastante importante para os Cadetes, esta é a última Taça da Europa antes de três competições decisivas no escalão: Campeonato da Europa, Festival Olímpico da Juventude Europeia e Campeonato do Mundo. Este fim-de-semana, os Judocas participantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos, têm uma das últimas oportunidades para se preparar para a fase fulcral da época.

 

Declarações

 

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade

“É uma grande satisfação receber, mais uma vez, esta competição em Coimbra. No ano em que não se realizar a Taça da Europa de Cadetes, toda a gente vai estranhar - Já é tradição. É uma competição que engradece o Desporto na nossa cidade. A Câmara Municipal de Coimbra vai aprovar um apoio financeiro para os Atletas locais que estão em fase de preparação olímpica, entre eles estão alguns judocas.”

 

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“É mais uma edição da Taça da Europa de Cadetes aqui em Coimbra. Neste momento contamos com cerca de 550 Atletas e 30 Países inscritos. Muitos dos Judocas que vão competir aqui este fim de semana vão estar em Paris 2024. Não podemos criar muitas expectativas. Penso que podemos alcançar 3 ou 4 Medalhas, mas esta prova está com um nível altíssimo, ao nível das mais fortes do Circuito Mundial, com vários jovens que são Campeões Europeus e Mundiais.”

 

Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Alfredo Lucas

“Com o aumento do número de Atletas, aumentam também as nossas responsabilidades. Esta prova representa a iniciação para muito Atletas. Há muitos Portugueses a fazer aqui a sua estreia em competições internacionais. Os Atletas que vão combater aqui, este sábado e domingo, vão ser as estrelas mundiais daqui a alguns anos. É muito gratificante ver a sua evolução.”

 

Presidente do Conselho de Arbitragem da FPJ e membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Nuno Carvalho

“Esta é a minha cidade natal, é sempre especial fazer parte dos eventos que são organizados aqui. Esta prova já faz parte do circuito mundial há vários anos. Temos vindo a crescer, aumentando o número e a qualidade dos Judocas que marcam presença em Coimbra. O mesmo se passa com a arbitragem, com vários árbitros a querer aproveitar esta oportunidade. Vamos ter 12 árbitros portugueses. Devido ao calendário, não teremos tantos internacionais como pretendíamos.”

 

Atleta Bernardo Tralhão Fernandes (ACM)

“Esta prova tem algum peso. Nós desenvolvemos um trabalho ao longo do ano a preparar estas competições. Esta é uma das mais importantes, também por ser em casa, que é especial. Sinto-me preparado, não temos de temer os Atletas dos outros países. Nós somos fortes e temos de ter confiança.”

 

Atleta Fátima Costa (JCC)

“Estou bem preparada, tenho treinado bastante e ido a provas internacionais. Espero conseguir um bom resultado. O mais importante é dar o meu melhor e entrar nos tatamis com confiança.”

 

Atleta Joaquim Rovira (AAC)

“Eu trabalho como todos os outros e por isso, não tenho de ter medo nenhum de qualquer adversário. Sabemos que esta prova está com um nível muito forte, mas não vou temer ninguém.”

 

Atleta Patrícia Martins (MonC)

“Tenho-me preparado com a ajuda dos meus colegas e treinador. Tento pensar que se os outros são bons, eu também posso ser. Tenho treinado para isso.”

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 11 de julho de 2020 – 08:16:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...