Últimas Medalhas decidem-se esta tarde na Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019

 

Os combates do último dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 arrancaram este domingo, 26 de maio, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, Coimbra. Nos dois dias do evento 505 Atletas (218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países, incluindo 128 Portugueses, pisaram os tatamis conimbricenses.

 

Este domingo competem 52 Jovens Lusos, entre os 223 Judocas das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas. Com um nível competitivo altíssimo, a prova conta com a presença de vários Atletas medalhados internacionalmente, que aproveitam esta última oportunidade para se preparar para as competições mais importantes da época.

 

Com um novo Recorde de Participação alcançado, os Cadetes Lusos continuam a lutar pela oportunidade de subir ao Pódio e receber uma das Últimas Medalhas entregues esta tarde. As eliminatórias vão decorrendo e filtrando quais os Atletas que avançam para o Bloco de Finais.

 

Declarações:

 

Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Catarina Rodrigues

 

É efetivamente o maior número de sempre de participações. Entre atletas, treinadores, técnicos, árbitros, oficiais e organização devem estar cerca de 800 pessoas o que implica muita atenção e responsabilidade na organização do evento. Há alguns países cujos clubes acompanham os atletas nas várias competições e estão habituados ao circuito internacional, que nos dão também feedback sobre o nosso trabalho. O facto de esta ser a última etapa do circuito mundial também aumenta o nível e dá aos atletas alguma experiência sobre regras e formas de estar. Organizámos também um jantar/convívio que envolve os vários intervenientes desta competição e que nos permite ter uma avaliação do que se passa ao longo dos dois dias do evento. Essa avaliação é muito positiva.

 

Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Nuno Carvalho

 

Está presente um número recorde de atletas. A nível de arbitragem implica muito mais horas de competição, muito mais horas de concentração por parte dos árbitros, somos postos à prova. Neste escalão há algumas regras especiais, o que implica uma maior atenção da parte dos árbitros para essa especificidade. Os atletas desta idade acabam por ser mais puros, o que assistimos aqui é um judo mais autêntico, sem aquelas táticas que os judocas mais experientes têm. Eles estão aqui a mostrarem realmente o que valem sem jogos táticos, acaba por ser também mais motivante para quem assiste. A nível nacional temos vindo a fazer algumas ações com a Equipa Técnica para lhes dar algumas explicações do que pode acontecer no tapete. Estes jovens não estão preocupados com as regras, mas sim com o combate, com o adversário, o conhecimento de algumas regras podem fazer a diferença no combate.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...