14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Alexandra Morais alcança 5º lugar na Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019

 

A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 terminou este domingo, 26 de maio, após dois dias de combates entre osMelhores Jovens Judocas do Mundo. Durante o fim-de-semana, o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu505 Atletas (218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países. Portugal, anfitrião do evento, esteve presente com128 Judocas (48 Femininas e 80 Masculinos).

 

Coimbra recebeu a última prova de qualificação antes das competições mais importantes da época no escalão (Campeonato da Europa, Festival Olímpico da Juventude Europeia e Campeonato do Mundo). Por este motivo, a prova contou com um nível competitivo elevado, com Atletas medalhados internacionalmente à procura de um lugar nos eventos ou de subir no Ranking Mundial e garantir o estatuto de Cabeça-de-serie.

 

Depois das eliminatórias desta manhã que envolveram 223 Judocas das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e-73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas, Portugal foi representado por 1 Judoca Lusa no Bloco de Finais:

 

Alexandra Morais (+70 kg) começou por eliminar a britânica Meghan Moore, com um ‘ippon’ marcado aos 45 segundos. Na ronda seguinte, teve um encontro equilibrado com a italiana Asya Tavano (Campeã da Taça da Europa de Cadetes – Zagreb 2019). Numa altura em que se registava um empate em penalizações (2 para cada), foi a jovem lusa a somar o terceiro ‘shido’. Alexandra regressou às vitórias na repescagem, eliminando a sua compatriota Beatriz Moreira por ‘ippon’ após 1 minuto de combate. A Atleta do Sporting Clube de Portugal alcançou o terceiro triunfo por ‘ippon’, perante a holandesa Sandra Ballegooijen. Na luta pelo Bronze, contra a italiana Erica Simonetti (Campeã da Taça da Europa de Cadetes – Follonica 2019), Alexandra Morais foi penalizada com o terceiro ‘shido’ no período de ‘ponto de ouro’, terminando num honroso 5º lugar.

 

Na categoria -81 kg, Pedro Lima também esteve em evidência ao vencer 3 dos seus 5 combates, finalizando na 7ª posição e garantindo os mínimos para o Campeonato da Europa e do Mundo.

 

Coletivamente, a Seleção Italiana volta a destacar-se, terminando a prova com 17 Medalhas (4 de Ouro, 2 de Prata e 11 de Bronze). Os restantes lugares do Pódio voltaram a ser ocupados pela Rússia (4 Medalhas de Ouro e 2 de Prata) e Brasil (3 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze).

 

Recordamos que no primeiro dia da competição, Portugal conquistou 2 Medalhas de Prata, por intermédio de Raquel Brito e Tomás Gomes. Com os resultados deste domingo, a Seleção Nacional termina no 10º lugar entre os 26 Países presente em Coimbra.

 

Entre segunda-feira (27 de maio) e quarta-feira (29 maio), a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o “EJU Cadet Training Camp” que se realiza igualmente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e reúne muitos dos Atletas presentes.

 

Declarações:

 

Alexandra Morais – 5ª Classificada +70 kg

 

O meu coração quer sempre mais, mas ainda não foi desta que ganhei uma medalha. Para o ano quero voltar a estar aqui para ganhar uma medalha. Eu não fui projetada por ninguém. Os combates que perdi foram por castigos e tenho de trabalhar nesse campo para não levar tantos. Treinar com a Joana é um privilégio.

 

Joana Ramos - Treinadora da Atleta Alexandra Morais

 

Temos de trabalhar esta área dos castigos. Este escalão é de formação e por isso temos de estar atentos a esta situação. A Alexandra provou que está ao nível de disputar medalhas, temos de evitar os castigos e projetar mais. Até no combate que perdeu houve uma dúvida em relação ao castigo. Tudo isto são indicadores da excelente progressão que a Alexandra tem tido. Já a conheço há algum tempo e sempre que posso acompanho os treinos. Nem sempre consigo, mas realmente funcionamos muito bem. Temos uma equipa de trabalho muito coesa o que facilita muito.

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 – 14:43:18

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...