14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Catarina Costa conquista o Ouro - Trio Luso em 5º Lugar no Grand Slam Brasília 2019

 

O primeiro dia do Grand Slam Brasilia 2019 cumpriu-se este domingo, 6 de outubro, no Brasil. A capital brasileira recebe 317 Atletas (176 Masculinos e 141 Femininas) em representação de 55 Países, durante os 3 dias da competição.

Portugal foi representado por 6 Atletas neste dia inaugural:

 

Catarina Costa (-48 kg) começou por superar a brasileira Laura Ferreira marcando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Nos Quartos de Final, após um combate equilibrado contra a Campeã Asiática Yanan Li, a jovem lusa seguiu em frente por acumulação de ‘shidos’ da chinesa. Na semifinal, a portuguesa pontuou um ‘wazari’ contra a 19ª classificada do Ranking Mundial, Katharina Menz, da Alemanha, resultado que permaneceu inalterado até ao fim do tempo regulamentar. No seu último e derradeiro combate, Catarina Costa voltou a adiantar-se no marcador por ‘wazari’, perante a brasileira Grabiela Chibana, gerindo a vantagem até ao fim e conquistando a Medalha de Ouro.

 

Na categoria -52 kg, Joana Ramos eliminou a chinesa Liping Liu, por ‘wazari’, no seu primeiro confronto. Nos Quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar a japonesa Natsumi Tsunoda, nº4 do Ranking, cedendo por ‘ippon’. A olímpica portuguesa regressou aos triunfos na ‘repescagem’, garantindo um lugar no Bloco de Finais, com uma vitória por ‘wazari’ contra a israelita Gefen Primo. Na luta pelo Bronze, Joana Ramos não conseguiu evitar o ‘ippon’ da brasileira Eleudis Valentim, terminando num honroso 5º lugar.

 

Telma Monteiro (-57 kg) estreou-se com uma vitória, por acumulação de ‘shidos’ da sua adversária Zouleiha Dabonne, da Costa do Marfim. Nos Quartos-de-final, após quase 8 minutos de combate contra a britânica Nekoda Smythe-Davis (nº8 do mundo), a medalhada olímpica somou o terceiro ‘shido’. A portuguesa reencontrou o caminho das vitórias na ‘repescagem’, eliminando a sérvia Jovana Rogic por ‘ippon’. No confronto pelo pódio, perante a Campeã Olímpica Rafaela Silva, verificou-se um equilíbrio, mas a brasileira conseguiu surpreender, com um ‘wazari, a Judoca Lusa no início do ‘ponto de ouro’. Com este resultado, Telma Monteiro termina a sua prestação na 5ª posição.

 

Em -60 kg, Rodrigo Lopes somou a primeira vitória contra o argentino Hernan Birbrier, por ‘ippon’. Continuou a sua caminhada, derrotando, por ‘wazari’, o ucraniano Artem Lesiuk. Cedeu nos quartos-de-final, por ‘wazari’, perante o Vice-Campeão Panamericano e nº8 do ranking mundial – Eric Takabatake, após 6 minutos equilibrados. Alcançou a sua terceira vitória nas repescagens, contra o equatoriano Lenin Preciado, por acumulação de ‘shidos’. Na luta pela medalha, o jovem luso conseguiu um ‘wazari’ contra o russo Islam Yashuev, mas não foi capaz de evitar o ‘ippon’ do 16º classificado do ranking mundial. Com este resultado, Rodrigo Lopes alcança um digno 5º lugar.

 

Felipe Cruz (-60 kg) e João Crisóstomo (-66 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, o brasileiro Allan Kuwabara e o marroquino Imad Bassou, respetivamente.

 

Recordamos que a Seleção Nacional é composta por 9 Judocas (5 Masculinos e 4 Femininas): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Felipe Cruz (-60 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg),  João Crisóstomo (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Carlos Luz (-81 kg), que são acompanhados pela Treinadora Nacional – Ana Hormigo.

 

As eliminatórias recomeçam esta segunda-feira, 7 de outubro. Anri Egutidze (-81 kg) e Carlos Luz (-81 kg) são os dois representantes lusos em ação. Os combates têm início às 10h00 locais (14h00 em Portugal Continental).

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 16 de outubro de 2019 – 15:17:51

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...