18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Catarina Costa alcança 5º lugar e Wilsa Gomes na 7ª posição no Grand Slam Tel Aviv 2021

 

O Grand Slam de Tel Aviv 2021 começou esta quinta-feira, 18 de fevereiro, com 6 Judocas Portugueses em ação. A prova conta com 422 Atletas (248 Masculinos e 174 Femininas) de 60 Países, a combater até este sábado, 20 de fevereiro.

 

Israel recebe a segunda etapa do circuito mundial de judo que volta a reunir a Elite Mundial da modalidade ao longo destes 3 dias, numa fase cada vez mais decisiva da qualificação olímpica.  Neste dia inaugural, dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, combateram 6 Atletas Lusos:

 

Catarina Costa(-48 kg) estreou-se com uma vitória na segunda ronda, eliminando a jovem italiana de 19 anos, Assunta Scutto (Campeã Europeia de Cadetes em 2019, conta também com 3 vitórias nas Taças da Europa de Cadetes e Juniores realizadas em Coimbra, terra natal de Catarina Costa), com um ‘ippon’ em período de ‘ponto de ouro’. Nos quartos-de-final, contra a russa Sabina Giliazova (16ª do ranking), a portuguesa voltou a ter um confronto equilibrado, resolvido novamente com um ‘ippon’ no período de ‘ponto de ouro’. A Atleta Lusa encontrou a Bicampeã Mundial Daria Bilodid (nº2 do mundo) na Semifinal. Após quase 7 minutos de combate, a ucraniana conseguiu o ‘ippon’ que tirou a portuguesa da final. Na luta pela Bronze, perante a rival espanhola Julia Figueroa, nº7 do ranking, a jovem de Coimbra foi surpreendida aos 2 minutos do combate, com uma técnica de imobilização que originou em ‘ippon’. Com este resultado, Catarina Costa alcança o5º lugar.

 

Na categoria -57 kg, Wilsa Gomes somou a primeira vitória perante a italiana Silvia Pellitteri, Vice-Campeã Europeia de Juniores em 2019, com um ‘ippon’ pontuado aos 87 segundos. Na segunda ronda, eliminou a ucraniana Mariia Skora, 39ª da hierarquia mundial, por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, defrontou a francesa Sarah Leonie Cysique, que em janeiro conquistou a medalha de prata no Masters de Doha 2021. A portuguesa mostrou-se à altura do desafio contra a nº5 mundial, disputando os 4 minutos de combate, mas não conseguiu responder ao ‘wazari’ da francesa. Relegada para as repescagens, a jovem portuguesa falhou o acesso ao Bloco de Finais, cedendo por ‘ippon’ contra a 13ª do ranking, Julia Kowalczyk (Medalha de Bronze no Mundial de 2019) da Polónia. Com este resultado, Wilsa Gomes termina numa honrosa 7ª posição.

 

Maria Siderot (-48 kg) começou com uma vitória contra a indiana Shushila Devi Likmabam, 46ª classificada do ranking, com um ‘wazari’ pontuado em período de ‘ponto de ouro’. No combate seguinte, foi surpreendida pelo ‘ippon’ (‘wazari’ e imobilização) da servia Milica Nikolic, 17ª do ranking, concluindo a sua caminhada.

 

Na sua estreia na prova, Joana Diogo (-52 kg) trinfou sobre a americana Angelica Delgado, 16ª do ranking mundial, alcançando o ‘ippon’ a 20 segundos do fim do combate. Na ronda seguinte, a portuguesa não conseguiu evitar o ‘ippon’ da russa Alesya Kuznetsova, Vice-Campeã Europeia em 2017, atualmente na 63ª posição do ranking.

 

Nos -66 kg, João Crisóstomo iniciou a sua caminhada na segunda ronda, onde eliminou o peruano Juan Postigos (42º do ranking), Vice-Campeão Panamericano em 2019, por ‘wazari’. Nos oitavos-de-final, perante o 22º classificado do ranking mundial, Sardor Nurillaev do Uzbequistão, o Judoca Luso cometeu o terceiro ‘shido’ já no período de ‘ponto de ouro’, terminando a sua prestação.

 

Rodrigo Lopes(-60 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, o Campeão Asiático de Juniores em 2018, Kubanychbek Aibek Uulu (48º do mundo). Após quase 9 minutos de um combate bastante equilibrado, com o marcador empatado com um ‘wazari’ e dois ‘shidos’ para cada lado, foi o jovem luso a cometer a terceira penalização, resultante na vitória do atleta do Quirguistão.

 

Recordamos que a Comitiva Portuguesa presente no evento é composta por 8 Atletas (5 Femininas e 3 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg) e João Fernando (-73 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

 

A competição recomeça esta sexta-feira, 19 de fevereiro, com as categorias -63 kg, e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. João Fernando é o único representante luso a entrar no tatami. Os combates iniciam-se às 10h00 locais (07h00 em Portugal Continental).

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:29:40

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...