18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Associação de Atletismo de S. Miguel - Balanço de da época 2015-16 e apresentação da época 2016-17

 

A Associação de Atletismo de S. Miguel (AASM) reuniu, no passado dia 24 de outubro, com os clubes seus associados. Na reunião ordinária de início de época foi feito o balanço da época passada, através do presidente Miguel Machado, seguindo-se a apresentação do Campeonato de Estrada e esclarecimento de assuntos administrativos e, por fim, debate de assuntos diversos.

 

Como balaço da época (2015/2016), foram destacados alguns êxitos coletivos como o caso do Clube Juventude Ilha Verde (JIV) ter-se sagrado Campeão Nacional da Terceira Divisão e também conquistado o título de Campeões Regionais de Clubes em masculinos e Femininos. Ainda no campo coletivo a seleção da AASM foi campeã regional no Olímpico Jovem e nos Jogos das Ilhas , que se realizou em Maiorca, (competição na qual a seleção dos Açores ficou em 3.º lugar), diversos atletas micaelense conquistaram pódios, contribuindo significativamente para aquele sucesso coletivo. Foi ainda destacado o facto do atleta micaelense Marco Câmara ter integrado e conquistado duas medalhas na participação dos jogos da CPLP, integrado a Seleção Nacional de Atletismo que competiu no torneio da CPLP, que se realizou em Cabo Verde. Foi ainda referido o sucesso da principal prova de estrada organizada na totalidade pela AASM, a São Silvestre de Ponta Delgada, com uma participação superior ao milhar de atletas, marca que se pretende superar na edição deste ano, que terá lugar a 17 de dezembro de 2016.

 

Foi também apresentado o Campeonato de Corrida de Estrada de S. Miguel. Dele fazem parte onze provas, sendo primeira, já a 30 de outubro, a 5ª Corria do CDE Ginetes (Ginetes), seguindo-se a 13 de novembro a 2ª Grande Prémio dos Remédios da Bretanha (Remédios da Bretanha); a 26 de novembro a 5ª Corrida Juventude Ilha Verde/S. José (Ponta Delgada); a 1 de dezembro a 11ª Corrida Terras do Priolo (Nordeste); a 8 de dezembro, a 17ª Corrida de Natal da Ribeira Grande (R. Grande); a 17 de dezembro 53ª S. Silvestre da Cidade de Ponta Delgada; a 30 de dezembro, a 1.ª S. Silvestre da Cidade de Lagoa (Lagoa), prova que substitui a antiga prova do Clube Operário Desportivo; Já em 2017, a 08 de janeiro, a 3ª Corrida dos Reis da Lomba da Maia (R. Grande); a 29 de janeiro, a Corrida da Associação de Jovens da Candelária (Candelária); a 12 de fevereiro, a 4ª Corrida do Livramento (Ponta Delgada) e, por fim, a 5 de março, na Pista das Laranjeiras (Ponta Delgada), o Campeonato da ASSM de 10000m, prova esta que constituindo-se como uma novidade em relação a anos anteriores e pretende motivar os atletas de populares (que correm quase em exclusividade em provas de estrada), a aproximarem-se de uma outra tipologia de competição, desenvolvida em pista e que tanto tem projetado o Atletismo micaelense, tanto em resultados individuais mas, também, coletivos.

 

Ainda sobre o referido campeonato de estrada, a AASM criou para as referidas provas, um torneio com um sistema de pontuação para clubes, que vai incentivar que as coletividades desportivas a captar atletas das mais tenras idades até aos mais veteranos, visto, também privilegiar a quantidade de atletas, mantendo a aposta na qualidade dos mesmos. O objetivo desta medida tem em vista, de forma direta e mais imediata, a expansão da modalidade em S. Miguel, mas também, de forma indireta e a mais longo prazo, um maior contributo da modalidade para saúde física dos cidadãos, pela prática desportiva, contribuindo para o incremento da qualidade de vida e bem-estar social.

 

Como atividades previstas, para além das referidas, a AASM irá organizar ou participar em mais 17 atividades, de pista e corta-mato a nível de ilha de S. Miguel e regional, desde os escalões de Benjamins a Absolutos, totalizando cerca de trinta eventos, para além de eventuais participações em competições nacionais, o que a torna numa das mais ativas associações de Atletismo nacionais.

 

Esta será a primeira época completa que actual direcção, presidida por Miguel Machado, terá de enfrentar. Segundo Miguel Machado a direcção está empenhada em fazer crescer a modalidade na ilha e na região e afirma que “ todos os clubes concordaram positivamente com o plano apresentado”. Miguel referiu ainda que quer uma Associação ativa, mas que quer os clubes e dirigentes ainda mais ativos na construção de uma modalidade cada vez melhor e para isso afirma que “está sempre disponível para receber qualquer pessoa ou entidade que queiram promover o atletismo”.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 09:20:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...