18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Presidentes do IPDJ, do COP, do CPP e da FPA no arranque do congresso 100 anos de atletismo

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco; o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino; o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Manuel Lourenço; e o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, dão amanhã, 1 de abril, às 9h15, o tiro de partida para o histórico Congresso 100 Anos de Atletismo, que se realiza até domingo, na Faculdade de Motricidade Humana, em Oeiras.
 
Com um programa que pretende passar em revista os últimos 100 anos de treino de atletismo em Portugal, mas também traçar o estado da arte na modalidade, lançando as bases para o futuro, estão previstas mais de duas dezenas de sessões, entre mesas-redondas e palestras, nas quais participam mais de 50 especialistas nacionais e estrangeiros.
 
Dentro do painel de especialistas estrangeiros, destaque para o treinador alemão atualmente a trabalhar para a Uganda Statehouse, Günter Lange, responsável pelas conquistas de atletas como Peruth Chemutai, campeã olímpica de 3000 metros obstáculos em Tóquio 2020; e Joshua Cheptegei, campeão olímpico de 5000 metros e vice-campeão de 10 000 metros em Tóquio 2020, que irá proferir duas conferências no dia 2 de abril: Adaptation Based Training e Taxonomy (adaptation) – Means & Methodos. Destaque também para o espanhol Juan Carlos Alvarez, treinador especializado na área dos saltos, que, no dia 1 de abril irá falar sobre “Desafios e soluções do Treino da Velocidade para o Salto em Comprimento”, e no dia 2 de abril, irá falar sobre “Planificação do Treino “O último mês””; e ainda para o espanhol Pedro Jiménez-Reyes, treinador, professor e investigador com inúmeros trabalhos publicados na área da força e da velocidade, que, no dia 12 de abril participa na mesa-redonda sobre Tecnologias e Equipamentos no Atletismo (Como medir o Atletismo); e profere uma conferência sobre “Desenvolvimento e monitorização da Força Rápida”.
 
Ainda na área do treino, Vitor Zabumba, Luís Herédio e Paulo Reis são os cabeças de cartaz, que vão partilhar a sua experiência no que diz respeito a desafios e soluções de treino, no dia 1 de abril.
 
Também a qualificação para as grandes competições será abordada neste congresso logo no primeiro dia, com João Abrantes e José Praia a colocarem em evidência o novo desafio que esta realidade constitui para o atleta. O Desporto Escolar, o atletismo adaptado e o futuro do alto rendimento são outros dos temas em cima da mesa, num Congresso que olha ainda para o atletismo regional e promete elencar os seus limites e desafios e apresentar soluções e respostas técnicas, em duas mesas que contam com a participação das Associações Regionais e Distritais de Atletismo e dos diretores técnicos regionais.
 
A ligação às ciências e à Universidade são temas que não poderiam faltar, tal como a partilha do atletismo visto de diversos ângulos, na mesa-redonda “Um atletismo – várias frentes”, que conta coma participação dos atletas Marta Onofre, Hélio Fumo e Francis Obikwelu, e ainda com a intervenção de Jorge Vieira.
 
Está tudo preparado para receber convidados e participantes para dois dias intensos com temas que têm tanto de interessante como de relevante. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas online.
 

Periodicidade Diária

sábado, 13 de julho de 2024 – 22:20:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...