18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Gerês Extreme Marathon®

 

 

Foi no passado fim de semana de 1 e 2 de Dezembro que as ruas da Vila do Gerês receberam os atletas que se aventuraram a participar na 4ª edição da Gerês Extreme Marathon – a maratona mais bela e mais dura do mundo!

 

Organizada pela Carlos Sá Nature Events, com a supervisão do conceituado ultramaratonista português Carlos Sá, em parceria coma Câmara Municipal de Terras de Bouro e do Turismo do Porto e Norte de Portugale com o apoio de vários patrocinadores.

 

Percorrendo as estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional Peneda-Gerês, os 1450 atletas de 12 nacionalidades que se aventuraram naGerês Extreme Marathon usufruíram de paisagens e cenários de montanha incríveis, rodeados de vegetação luxuriante e verdejante com vistas incríveis sobre os espelhos de água da Albufeira de Vilarinho das Furnas e da Albufeira da Caniçada.

 

A harmonia com as florestas nativas portuguesas e com o silêncio tão característico da montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês foram apenas quebrados pela dureza e desnível positivo da prova. A Gerês Extreme Marathon, com 1350m de desnível positivo levou os atletas da prova rainha desde a Vila do Gerês até à Pedra Bela numa subida vertiginosa, seguida de uma grande descida e nova subida até à Portela de Leonte. Apenas com 18 km percorridos, mas já com cerca de 2/3 do desnível positivo percorrido, os atletas percorreram a mata da Albergaria passando pelo Museu da Geira no Campo do Gerês ao km 32 e rumaram a nova subida até ao alto da Calcedónia, altura em que iniciaram a vertiginosa descida de regresso à meta.

 

 

O primeiro atleta a cortar a meta foi o búlgaro Mihail Lalev, do Sporting Clube de Braga que, pela quarta vez consecutiva e com o tempo de 2:48:13, voltou a vencer a Gerês Extreme Marathon, não dando hipótese aos seus mais diretos concorrentes, batendo, inclusive, o seu próprio recorde em 17 segundos. Partilharam o pódio os atletas Diogo Fernandes, da Dr. Merino/4Moove com 02:54:27 em 2º lugar e, no 3º lugar, classificaram-se ex-aequo Leonardo Diogo (Clube Aventura da Madeira) e Luís Gil (Decathlon Maia) com o tempo de 03:01:05.

 

 

Nas concorrentes femininas, a Barcelense Fátima Melo (individual) conquistou pela terceira vez consecutiva o lugar mais alto no pódio, com 03:20:44, batendo também o seu próprio recorde em 3m:25s. Seguiram-se Alice Lopes (Ginásio Fit 4 Fun) com 03:46:08 e Isabel Moleiro (SS CGD) com 03:49:13.

 

Para além da prova rainha de 42 km, a Gerês Extreme Marathon contou também com mais três provas em diferentes distâncias. Com a distância de 42 Km mas em estafetas, os atletas puderam participar em equipas de três elementos e partilhar a dura prova, passando o testemunho entre os diferentes elementos da equipa, com o 1º segmento de 14Km e 750m de desnível positivo, o 2º segmento de 15.5Km e 350m de desnível positivo e o terceiro e último segmento de 12 km e 200m de desnível positivo. As distâncias de 21Km e 670m de desnível positivo e de 13 Km e 540m de desnível positivo fecharam o leque das opções de participação. Todas as provas tiveram partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

 

 

A grande novidade deste ano da Gerês Extreme Marathon foi a Extreme Mile!

 

A Extreme Mile decorreu no dia 1 de Dezembro pelas 11h e procurou dar a conhecer novos locais do PNPG num desafio curto mas bastante exigente e audaz. Os intrépidos participantes tiveram de correr uma milha com uma inclinação média de 35% e 525m de desnível positivo. Com partida na Albufeira da Caniçada e com chegada no miradouro das Voltas de São Bento, os atletas percorreram a árdua distância tendo como pano de fundo a bela paisagem da Albufeira da Caniçada ladeada pelas suas belas montanhas. O grande vencedor desta primeira edição da Extreme Mile foi José Pereira que só precisou de 00:23:32 para percorrer a totalidade do percurso e colocar-se no primeiro lugar do pódio. Já no lado feminino foi Dores Cachetas, com o tempo de 00:44:56, quem se sagrou vencedora.

 

Procurando divulgar os usos e saberes culturais das Gentes e Habitantes do Parque nacional da Peneda Gerês, a Carlos Sá Nature Events associou-se à ATACE - Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida, que levou a cabo um vasto programa de atividades culturais, que deram aos visitantes a possibilidade de conhecer e experienciar algumas das práticas comunitárias ancestrais que são características das aldeias desta região. A Chegada da rês, a Apanha e o Enfarne da Azeitona no Lagar de Azeite Comunitário, o Chamado do Povo, provas de sabores e convívio à fogueira foram algumas das atividades das quais os visitantes da aldeia da Ermida puderam disfrutar nesta tarde proporcionando bons momentos de diversão e contato com mais um dos tesouros do PNPG: a sua cultura.

 

 

Houve ainda lugar para que a Carlos Sá Nature Events continue a preservar os espaços que utiliza e procura divulgar, ao contribuir para a reflorestação das montanhas do nosso país, com uma ação de plantação de árvores autóctones pelos participantes nesta tarde cultural. É também esta a razão pela qual a medalha de finisher da Gerês Extreme Marathon é feita a partir dos troncos de uma planta invasora do Parque Nacional Peneda Gerês: a Acácia-Mimosa.

 

Foi também parte desta cultura que saudou os atletas dos 42Km, 21Km e 13Km à chegada à meta ao proporcionar a todos os atletas a já tradicional e habitual “sopa do pote”, feita em pote de ferro fundido e lentamente cozinhada ao sabor das quentes brasas que nem o frio do momento conseguiu apagar.

 

Em mais um ano consecutivo, a Gerês Extreme Marathon mostra ser uma óptima oportunidade para dar a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal, as suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia, não só aos milhares de atletas nacionais que participam e suas famílias, bem como aos atletas internacionais cuja participação vai aumentando ano após ano, revelando-se assim um importante porta-estandarte na promoção de Portugal, do Minho e em particular do Parque Nacional Peneda-Gerês!

 

Nas restantes provas competitivas os resultados foram os seguintes:

 

21Km (masculino)

- Paulo Mendes (individual) - 01:20:08

- Emil Krhel (Laufsport Saukel B_Faster) - 01:22:40

- Nuno Fernandes (Clube Atletismo Fafe) - 01:22:56

 

21Km (feminino)

- Diana Sousa (Centro Ciclista de Gondomar) - 01:37:47

- Anita Costa (Royal Wellness Center) - 01:48:50

- Rita Ribeiro (Correr Lisboa) - 01:49:15

 

13 km (masculino)

- José Pereira (AMA): 00:49:22

- Ricardo Castro (Sociedade Recreativa Cepanense) – 00:51:05

- Nuno Carneiro (Clube Zupper) – 00:51:37

 

13 km (feminino)

- Cristiana Ferreira (Running Espinho) – 00:59:53

- Sandra Araújo (Team Ginásio Corpos 3) – 01:04:33

- Tatiana Silva (Lion Runners – G.D. Leões da Guarda) – 01:07:10

 

42Km Estafetas

- Grupo Desportivo Unidos do Cano – 03:02:06

- Centro Ciclista Gondomar 1 – 03:03:29

- Grupo Desportivo Santander Totta – 03:04:55

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:55:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...