18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Montepio Meia Maratona de Cascais enche Baía de Cascais no fim-de-semana de Carnaval

 

A implementação de medidas de redução do impacto ambiental dos eventos desportivos pautou os objetivos da Montepio Meia Maratona de Cascais 2019, evento organizado pela HMS Sports em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e que se realiza este fim-de-semana (Corrida das Crianças no sábado, dia 2, pelas 16h00, e Meia Maratona e prova 5 km no domingo, dia 3 de março, a partir das 10h00), na Baía de Cascais. 
 
A terceira edição da Montepio Meia Maratona de Cascais, powered by Associação Mutualista Montepio, distingue-se por ser um Evento Verde, em que foram consideradas medidas para a redução do impacto ambiental e sensibilização dos participantes. A estrutura da campanha de reciclagem assenta na política dos 3 R’s: REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR, envolvendo áreas como logística e comunicação; mobilidade e transportes; redução e reutilização de materiais; e sensibilização e pedagogia.
 
No âmbito da Redução, foram eliminados 30.000 sacos de plásticos, utilizados no embalamento de t-shirts, dorsais, alfinetes, kits de partida e de meta e maçãs entregues na meta; os troféus de acrílico foram substituídos por plantas; os folhetos foram substituídos pela impressão em papel reciclado ou pela versão digital; as emissões de CO2, resultantes das múltiplas deslocações na fase de preparativos, foram reduzidas através do planeamento antecipado da distribuição dos materiais, da utilização de carros elétricos pela organização durante o evento, do incentivo ao uso de transportes públicos e meios de transportes não poluentes. Para este efeito, por exemplo, inovou ao disponibilizar um bengaleiro para bicicletas no parque de estacionamento da Cidadela no domingo, dia da meia maratona.
 
No âmbito da Reciclagem, existiu um reforço de contentores diferenciados da Câmara Municipal de Cascais e de estruturas da Vitalis e da Sociedade Ponto Verde para a separação do lixo e a promoção de reciclagem no local de partida e meta e nos pontos de abastecimento instalados ao longo do percurso. Realce também para a presença de mochileiros na zona da partida e meta para incentivar a separação do lixo e sensibilizar os participantes e o público para a importância da reciclagem. Prevê-se a recolha e reciclagem de 30.150 garrafas de plástico.                                                                                

Em termos de Reutilização, será entregue um saco reutilizável no kit de partida e no kit de meta; os materiais gráficos do evento serão reutilizados nas edições seguintes e existirão copos reutilizáveis na Zona de Convidados. Com estas medidas, a HMS Sports e os parceiros da Montepio Meia Maratona de Carnaval procuram contribuir para a redução da pegada ecológica!
 
O EVENTO

 

A Baía de Cascais será o palco principal do evento que se realiza no fim-de-semana de Carnaval: • Sábado, 16h00 - Corrida das Crianças (para crianças nascidas entre 2006 a 2014) • Domingo, 10h00 - Meia Maratona (21,0975 km) e os 5 km de Cascais 
 
Neste momento, estão inscritos perto de 4.000 atletas nas três provas, sendo que as inscrições da Corrida das Crianças encontram-se esgotadas desde ontem, quinta-feira, 28 de fevereiro. Para a meia maratona e para os 5 km, ainda é possível garantir um lugar, sendo que as inscrições estão disponíveis em meiamaratonadecascais.pt.

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 17:40:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...