18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Cerca de1700 atletas no V Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço

 

Paisagens deslumbrantes encantaram os participantes

 

Adrenalina, aventura, descoberta, superação, conquista! São estas as palavras que melhor descrevem melhor o V Melgaço Alvarinho Trail – Quintas de Melgaço que, no passado domingo (26 de maio), levou até Melgaço cerca de 1700 entusiastas para uma corrida com a natureza. No Trail longo, António Almeida (Vitória Fc Trail Running) e Susana Echeverria (Coimbra Trail Running) foram os grandes vencedores. No Ultra Trail sagraram-se vitoriosos Mário Fonseca (NAST) e Maria Ferreiro (Boavista Trail).

 

O evento contou com a participação de atletas oriundos de Portugal, de Espanha e também de outros países. «Trilhos fantásticos. Riachos deslumbrantes. Vila acolhedora. Habitantes simpáticos. Organização excelente.», são alguns dos comentários dos participantes, radiantes com os trilhos desta edição. Um Ultra Trail de 47Km (inserida no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100 e no Circuito Regional de Trail Ultra da Associação de Atletismo de Viana do Castelo), um Trail Longo de 29Km e um Trail Curto de 17Km foram as propostas para esta edição. Este último acabou por ser anulado devido a problemas nas indicações do percurso, no entanto, a maior parte dos atletas prosseguiu à Descoberta de Melgaço.

 

Foram muitos os atletas que ficaram tristes por verem a sua prova desclassificada, mas, por outro lado, radiantes por conseguiram desfrutar das magníficas paisagens. «Independentemente da falha do Trail Curto, que existiu, valeu a pena cada um dos (21) kms percorridos. Agora, depois do devido pedido de desculpas, há que levantar a cabeça e trabalhar para termos em 2020 uma prova ainda melhor. Por mim, se for igual a 2019, já chega para repetir», refere Jorge Costa, um dos atletas do Trail Curto, na página de facebook do Melgaço Alvarinho Trail. Miguel Rocha, também atleta do Trail Curto, aguarda a próxima edição. «Ainda não perdi a esperança de correr pelas vinhas de alvarinho e para o ano estarei de volta se possível.» E José Dias: «Pela primeira vez a participar neste trail fiquei triste com o sucedido, mas, mesmo fazendo 22km ao acaso, adorei as paisagens e o percurso que fiz. Para o ano penso regressar, mesmo sendo longe de casa.».Mário Fonseca, o vencedor do Ultra Trail, também adorou:«Obrigado Melgaço, que grande prova aqui têm! Adoro correr no Alto Minho, as paisagens são espetaculares, os trilhos são do melhor que há», referiu.

 

«Organizar o Melgaço Alvarinho Trail tem sido um desafio, que de ano para ano nos preenche, nos entusiasma. Começámos em 2015 com cerca de 250 atletas. Este ano fomos cerca de 1700. É pelos atletas que o fazemos. Para lhes mostrar o nosso Melgaço, rodeado de paisagens de beleza ímpar. É por eles que o vamos continuar a fazer. Que vamos trabalhar arduamente, para que tudo corra da melhor forma.», atenta o diretor da prova, Igor Moreira, acrescentando que o evento «É fruto de uma equipa excelente e que sem eles nada seria possível!».

 

As provas doTrail longo - series 150 e do Trail ultra - series 100 pontuavam para o Circuito Nacional da ATRP e para o Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. Houve ainda uma Caminhada de 13Km.

 

PERCURSOS DESLUMBRANTES

 

Entre montanhas e planícies, subidas e descidas, doRio Minho, a menos de 40 metros de altitude, ao Planalto de Castro Laboreiro, onde se superaram os 1.300 metros de altitude, os atletas tiveram condições de excelência. Ao longo dos vários percursos, os participantes conseguiram contemplar as maravilhas que Melgaço ostenta: asPesqueiras Milenarias do Rio Minho, os Caminhos e Pontes Romanas, as Aldeias Típicas, os Trilhos, as Paisagens sobre os Vales dos Rios, Minho, Trancoso e Mouro, sobre a vizinha Espanha até ao Planalto Castrejo, onde se encontram dezenas de Dolmens, o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), onde se encontra a Porta de Lamas de Mouro, e vários monumentos como os Castelos de Melgaço e Castro Laboreiro, Conventos e Igrejas Centenárias, Museus, Termas, entre outros. Este ano, o evento passou pelas freguesias de Alvaredo, Cousso, Paderne, Penso, Peso, Prado Remoães e Vila.

 

O MAT ESTÁ NOS ROTEIROS DOS TRAILS DE PORTUGAL

 

Começou com cerca de 250 atletas e quatro anos depois já eram cerca de 1400. As paisagens deslumbrantes, a tranquilidade da natureza, a adrenalina dos vários percursos, e, claro, a deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o alvarinho, são as razões que motivam entusiastas de vários pontos do País e também de Espanha a participarem no trail mais a norte de Portugal, no Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

‘Melgaço tem excelentes condições naturais, quer na montanha quer no rio, conjunturas que estimulam os atletas. Quem corre gosta da natureza, de sentir liberdade, e o nosso concelho tem ótimas condições para tal. Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de deporto, quer de cariz competitivo e/ou de lazer» considera José Adriano Lima, Vereador do Desporto, valorizando o impacto que a iniciativa tem na economia local: «O MAT potencia e valoriza Melgaço. É um impulsionador de novas transações comerciais. Quem vem quer conhecer a região, a gastronomia, a cultura, a história, os costumes, e isso acaba por ter impacto no tecido económico local. E mais tarde acabam por vir visitar o concelho numa estadia mais prolongada. Vamoscontinuar a apostar no desporto», afirma o Vereador.

 

A completar a visita a Melgaço, a organização ofereceu aos participantes uma entrada nos museus de Melgaço, nomeadamente ao Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, ao Espaço Memória e Fronteira, ao Núcleo Museológico de Castro Laboreiro e ao Núcleo Museológico da Torre de Menagem.

 

A iniciativa, da organização da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer EM, contou com o apoio do Município de Melgaço, da ATRP - Associação de Trail Running de Portugal, da AAVC (Associação de Atletismo de Viana do Castelo) e dos Bombeiros Voluntários de Melgaço, e ainda com o patrocínio de diversas entidades. As Quintas de Melgaço foram o patrocinador oficial do evento, associando-se, pelo segundo ano consecutivo, ao nome do evento.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 14:02:23

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...