14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Amadora - Festas da Cidade 2020

 

Para comemorar o seu 41º aniversário, o município da Amadora reinventou as festas da cidade de modo a adaptar-se a esta nova realidade condicionada pela COVID-19.

 

A Amadora celebrou sempre a diversidade cultural e as suas diferentes expressões artísticas, com muitos convidados e uma vasta programação, promovendo o contacto com a cultura local e nacional, proporcionando experiências gastronómicas, culturais e de lazer.

 

Arte, exposições, passeios de comboio, concertos de música, parque de diversões, eventos desportivos, recitais de poesia, espetáculos de dança e teatro, a festa do livro e feira dos sabores… dez dias de celebração, com um novo mundo para descobrir a cidade, que fazia as honras da casa, recebendo em festa famílias e amigos.

 

De modo a evitar a concentrações de pessoas, mesmo em espaços públicos a céu aberto, pela boa adesão de que eram alvo os eventos mais simbólicos como os concertos de rua e as festas do movimento associativo, que mobilizavam pessoas de todo o país, numa grande celebração da cultura popular, somos obrigados a repensar a programação e apostar em formatos mistos que permitam uma menor concentração de pessoas, com acessos controlados e um maior alcance pela via digital.

 

Sessão Solene, com convite a personalidades e presença do Executivo, salvaguardando o distanciamento social, com transmissão em direto para os canais e redes sociais da autarquia.

 

Exposição “A Cidade que não existia”, de Alfredo Cunha, reúne conjunto de fotografias da Amadora dos anos 70 à atualidade.

 

No interior e exterior da Galeria Municipal Artur Bual, de 11 de setembro a 15 de novembro, com núcleos previstos na Estação da CP da Amadora e na Estação de Metro Amadora-Este.

 

Paralelamente à exposição, prevê-se lançamento de livro, com o mesmo título, dedicado à história recente do Município, que inclui capítulo especial que documenta a realidade que se vive na Amadora, devido à pandemia COVID-19.

 

A exposição será inaugurada no dia 11 de setembro, após a Sessão Solene.

 

Pela sua natureza de fruição, o projeto Conversas na Rua promove a expressão artística nos espaços públicos da Cidade, através de intervenções murais, tendo por objetivo requalificar a paisagem urbana, incentivar a prática artística, sensibilizar a comunidade local para a preservação do espaço público e promover o turismo cultural no município. Iniciado em 2015, foram realizadas, até à data, 26 intervenções artísticas, da autoria de 20 artistas plásticos portugueses, estando previstas para este ano 8 intervenções entre as quais como é tradição a participação de ODEITH.

 

Exposição “A Ferro e Fogo: A SOREFAME E A COMETNA”, prevista para o próximo mês de setembro, no primeiro piso do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira e num percurso pedonal contíguo a este equipamento cultural no Parque Aventura.

 

Esta mostra pretende dar a conhecer a história destas duas empresas, cujo legado constitui uma das vertentes mais importantes do Património Industrial do Município, ambas com projeção a nível internacional, participaram na construção de grandes empreendimentos hidroelétricos, ferroviários e industriais, entre outros, que marcaram o crescimento do país na segunda metade do século XX.

 

No âmbito do desporto, o Torneio Comemorativo do Aniversário da Cidade da Amadora em Ténis (organização do Clube de Ténis da Amadora) e o 32º Passeio de Cicloturismo Estrelas da Amadora (organização técnica do Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora) realizar-se-ão de acordo com as normas de segurança e proteção necessárias.

 

Atendendo à conjuntura atual, não se realizam os tradicionais concertos ao ar livre, Festa do Livro, Festival de Folclore, Dia do Alentejo, Festival de Bandas Filarmónicas e o Desfile de Fanfarras de Bombeiros.

 

Em 2021, contamos regressar à programação de espetáculos ao ar livre com a participação massiva dos amadorenses e de todas as pessoas que amam a Amadora.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 9 de julho de 2020 – 04:11:56

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...