18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lançamento da plataforma digital Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem

 
A plataforma digital da iniciativa Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem (LCA) é apresentada publicamente no próximo dia 24 de novembro, pelas 10h00, no Auditório Camões (Escola Secundária de Camões, Praça José Fontana, Lisboa). 
 
A apresentação, sob o tema “Lisboa Cidade da Aprendizagem: todas as aprendizagens num só lugar”, contará com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia. 
 
Quais são os objetivos da iniciativa Lisboa Cidade da Aprendizagem? 
1 - Transformar o acesso de jovens e adultos, de qualquer condição social, a oportunidades de aprendizagem relevantes para o seu sucesso pessoal e profissional; 
2 - Criar oportunidades inovadoras de aprendizagem através da dinamização de Open Badges e do estabelecimento de parcerias entre organizações; 
3 - Capacitar e empoderar jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa. 
 
O que é a Plataforma Digital LCA?  
 
A plataforma digital que tem como objetivo constituir um ecossistema único de Aprendizagem ao Longo da Vida, alimentado por uma Rede de Parceiros, para garantir um acesso transparente e inclusivo às oportunidades de aprendizagem que a cidade de Lisboa tem para oferecer. 
 
A plataforma digital Lisboa Cidade da Aprendizagem, acessível em https://aprendizagem.lisboa.pt, foi criada pela organização internacional Badgecraft e desenvolvida para Lisboa pela Câmara Municipal, no âmbito de um projeto internacional co-financiado pela Comissão Europeia.  
 
Esta plataforma digital sistematiza oportunidades de aprendizagem para as pessoas desenvolverem os seus interesses ou objetivos de aprendizagem de uma forma flexível e aberta, gerando, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro-certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens. 
 
Pode-se encontrar a Rede global de Cidades da Aprendizagem em:  
https://www.citiesoflearning.net 
 
A plataforma oferece aos fornecedores de aprendizagem a possibilidade de disponibilizarem aprendizagem e/ou listas de aprendizagem, presenciais ou online. 
 
A plataforma gera, de acordo com os critérios definidos pelos fornecedores de aprendizagem, micro-certificados (open badges) para cada aprendizagem ou lista de aprendizagens. 
 
O que são micro-certificados? 
As oportunidades de aprendizagem divulgadas ou criadas na plataforma possibilitam ao cidadão a conquista de micro-certificados - as medalhas digitais Open Badges, uma solução tecnológica suportada pela entidade coordenadora da rede LCA, a Câmara Municipal de Lisboa e que inclui metadados, podendo ser partilhada nas redes sociais, no Curriculum Vitae ou exibida no portefólio online do utilizador. 
 
A micro-certificação pode ser obtida a partir da validação efetuada por um formador, tutor ou técnico ou pode ser obtida a partir de peer-review, através de outros aprendentes. Várias micro-certificações podem ser associadas e constituir uma playlist ou percurso de aprendizagem, que possibilita a obtenção de uma micro-certificação final (como vários módulos de um curso ou várias atividades de um módulo).  
 
O que é a rede "Lisboa Cidade da Aprendizagem?  
A Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem, constituída formalmente em abril de 2023, tem como objetivo criar condições para que a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com os parceiros aderentes (atualmente 53 parceiros que representam 71 fornecedores de oportunidades de aprendizagem, incluindo o IEFP, a DECO, o Pavilhão do Conhecimento, o El Corte Inglés, entre outros) possam dinamizar e promover oportunidades de aprendizagem, dentro e fora da escola, e assim capacitar e empoderar jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa. 
 
Visa tornar Lisboa numa Cidade da Aprendizagem e associar a capital do País a este movimento global de empoderamento dos cidadãos, incluindo os mais vulneráveis e os menos qualificados, para o mercado de trabalho, para o seu desenvolvimento pessoal e para uma cidadania ativa. 
 
Poderão integrar a Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem todas as organizações públicas, privadas e do terceiro setor empenhadas na promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida na cidade de Lisboa. 
 
A coordenação da Rede Lisboa Cidade da Aprendizagem é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa. 
 

Periodicidade Diária

domingo, 21 de julho de 2024 – 04:57:34

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...