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51º Ralicross de Mação - Domingo

 

Mação foi palco da penúltima prova do Campeonato Nacional de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, prova que serviu já para definir alguns dos Campeonatos, no que ao título diz respeito. Ana Matos é já a virtual Campeã Nacional de Ralicross na Super Nacional 4WD. Em situação idêntica estarão também Luís Moreira, na Super Nacional 2RM, João Ribeiro na Super 1600, João Novo na Iniciação e Pedro Rosário nos Kartcross. Claro que estes resultados terão que ser devidamente validados pela FPAK.

 

macao anamatos Ana Matos (Mitsubishi Lancer EVO VI) macao moreira santinho Luís Moreira (BMW 325i)

 

macao joao ribeiro João Ribeiro (Citroen Saxo S1600)

 

Finais

 

Super Iniciação

 

Rafael Rocha (Peugeot 106) teve que se defender de João Novo (Peugeot 106) na curva um, par manter a liderança. Depois foi assim toda a primeira volta. Ao passar pela meta, Rafael falhou a caixa e deixou de poder defender a primeira posição.

A partir daí João Novo passou a liderar, trazendo Pedro Domingos (Toyota Starlet) logo atrás. Rocha passou a rodar em ritmo lento, cumprindo as voltas que faltavam.

 

IMG 8970 João Novo (Peugeot 106)

 

Super Nacional 2 RM

 

Santinho Mendes pode dizer que “o que mal começa, bem acaba” e depois do susto de ontem, quando teve que desistir com um problema de pressão de óleo, chegou à final em terceiro. Fez uma prova irrepreensível e venceu.

 

A estratégia das idas à joker lap, foi fundamental para o resultado final. Luís Moreira (BMW 325i) partiu na frente e “aguentou” Santinho em segundo, mas quando chegou a vez de ir à “volta grande”, ficou na segunda posição e já não havia “volta a dar”.

 

Paulo Reis (Renault Clio) fez uma prova inteligente. Geriu o terceiro posto, certamente na esperança de que algo corresse mal para os da frente, mas teve que se contentar com o mais baixo do pódium.

 

Arlindo Martins (Peugeot 306) ficava a comandar o grupo da perseguição e levava a melhor sobre Ricardo Mendonça (Peugeot 306) e José Queirós (Peugeot 309). 

 

O segundo posto de Luís Moreira, permitir-lhe-á ser já o virtual campeão nacional da categoria.

 

IMG 9026 Partida da Super Nacional 2RM

 

Super Nacional A 1.6

 

Pedro Tiago (Peugeot 106) arrancou na frente e por aí foi ficando nas primeiras voltas. Daniel Leal (Citroen Saxo) rodava colado enquanto Sérgio Dias (Citroen Saxo) e Luís Morais (Peugeot 106) lutavam pelo terceiro posto e trocavam de posições.

 

Entretanto Daniel Leal atrasou-se e passou a ter Sérgio Dias a cobiçar o segundo posto, mas a bandeira xadrez baixava e Leal mantinha o segundo posto, atrás de Pedro Tiago.

 

IMG 9112 Partida Super Nacional A 1.6

 

Super 1600

 

João Ribeiro (Citroen Saxo S1600) fez uma prova irrepreensível, que lhe permitiu comandar e nem sequer chegou a perder o comando, na ida à joker lap. Com esta vitória o campeonato ficará, à partida, decidido a favor de Ribeiro.

 

 

Se é certo que Ribeiro dominou, é igualmente certo que o segundo posto, foi alvo da cobiça de quase todos. Só no final é que José Eduardo Rodrigues (Peugeot 206 S1600) pôde descansar, pois até aí foi um resultado “tirado a ferros”.

 

Desempenho semelhante teve Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600), que até chegou a estar em último, mas depois recuperou até terceiro, à frente de Mário Teixeira, com quem travou um luta interessantíssima.

 

Joaquim Machado, foi outro dos homens que passou pelo segundo posto, mas a transmissão do Peugeot 206 S1600 traiu-o e acabou em quinto.

 

IMG 9179 Partida da Super 1600

 

Super Car

 

Joaquim Santos (Ford Focus) dominou a corrida em que teve, mais uma vez, oposição de Pedro Matos (Citroen DS3). Santos conquistou vantagem nas voltas iniciais e depois “poupou” a mecânica nas finais.

 

Ana Matos (Mitsubishi Lancer EVO VI) colocou-se no terceiro posto, primeiro da Super Nacional 4WD. Na fase final da corrida teve alguma pressão por parte de Carlo Pereira (BMW 325 Ix), quer em termos de geral, quer em termos de categoria.

 

José Lameiro (Seat Leon), falhou a partida, talvez fruto de ainda estar a adaptar-se ao carro que estreou nesta prova. Dessa forma não pôde ir além do quinto posto.

 

IMG 9252 Partida Super Car

 

Super Buggy

 

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) voltou a fazer, o que normalmente tem feito,  colocar-se na frente e deixando espaço para que Rafael Teixeira (Toniauto TT) e António Santos (Toniauto TT) discutissem a segunda posição. Nesta luta Teixeira acabou por levar a melhor, depois de ir ganhando tempo a António Santos, que ultrapassou a duas voltas do fim, à entrada da recta da meta.

 

Kartcross

 

Os dois principais candidatos ao título, respectivamente Pedro Rosário(Semog Bravo ER) e José Luís Pereira (AG Sport) partiam lado a lado. Não foram os mais rápido no arranque, mas logo de seguida era mostrada a bandeira vermelha. No meio da confusão, Pedro Rabaço tinha ficado de rodas para o ar.

 

Retomada a prova e a partida parecia “tirada a papel químico” da anterior. Rui Nunes (Semog Bravo) partia muito bem e colocava-se na frente, seguido de muito perto por Pedro Rosário e José Luís Pereira.

 

José Mota(Semog Bravo) andava na “cola” dos da frente,  mas  Jorge Gonzaga (ASK R268) era cada vez mais “uma sombra” do homem da Trans White. Chegaram a trocar de posições, mas Mota acabaria por levar o quarto posto para casa.

 

Luís Almeida (Semog) encerrou o grupo dos seis da frente.

 

Após corridas de qualificação

 

Super iniciação

 

Rafael Rocha (Peugeot 106) terminou a qualificação na frente. Uma vitória e dois segundos lugares dão-lhe a pole-position para a final.

 

João Novo (Peugeot 106) até venceu as duas corridas de Domingo, mas a desistência na primeira corrida impediu-o de ir mais longe.

 

Sem sorte esteve Pedro Domingos (Toyota Starlet). Um segundo posto no Sábado e duas desitência, uma por um toque e a segunda por a direcção ter partido, colocam-no em terceiro.

 

Super Nacional

 

Luís Moreira (BMW 325i) fechou as contas na frente da classificação. Venceu duas corridas e na tereira, teve que ceder aos ataques de Santinho Mendes (Opel Astra) . Aliás a segunda corrida, em que ambos se defrontaram, teve um certo sabor a final, com os dois da frente a terminarem separados por duas décimas.

 

Santinho Mendes não teve sorte na primeira corrida, em que um incidente bizarro, na suspensão do Opel Astra, que cedeu e cortou um tubo de óleo, motivou a sua desitência.

 

Paulo Reis (Renault Clio) fechou a qualificação com o segundo posto. Esteve sempre entre os da frente, teve nun segundo posto o melhor resultado e graças a isso terminou a qualificação em segundo, à frente de Santinho Mendes.

 

Arlindo Martins (Peugeot 306), José Queirós (Peugeot 309) e Daniel Sousa (Peugeot 106) completaram o grupo dos seis da frente.

 

Super Nacional A1.6

 

Pedro Tiago (Peugeot 106) fez o pleno e vai partir da pole-position para a final. Daniel Leal (Citroen Saxo) somou dois segundos lugares, mas na corrida do meio (a segunda) desistiu; mesmo assim terminou no segundo posto. Sérgio Dias aproveitou a desistência de Leal para ser segundo e assim assegurar o terceiro lugar da grelha.

 

Luís Morais (Peugeot 106) vai partir da quarta posição.

 

Super 1600

 

Com dois primeiros e um segundo lugar, João Ribeiro (Citroen Saxo S1600), terminou na frente da qualificação. 

 

Joaquim Machado (Peugeot 206) não começou da melhor forma, mas os dois segundo lugares no Domingo, garantem-lhe que parte da segunda posição para a final.

 

Mário Teixeira (Ford Fiesta S1600) teve no terceiro posto de Sábado o melho resultado, que lhe garante igual posição na grelha da final.

 

José Eduardo Rodrigues (Peugeoto 206 S1600) e Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) são respectivamente quarto e quinto classificados, à frente de Bruno Gonçalves (Citroen Saxo S1600) que venceu a corrida de Sábado, mas nem sequer pontuou no Domingo.

 

Super Car

 

Joaquim Santos (Ford Focus) e Pedro Matos (Citroen DS3) discutiram a primeira posição e tiveram que “ir à negra”, para se saber quem seria o detentor da pole-position na final. Foi Joaquim Santos.

 

Ana Matos (Mitsubishi Lancer EVO VI) parte da terceira posição, é a senhor melhor classificada e simultaneamente a melhor da Super Nacional 4WD, sendo já virtual campeã da categoria.

 

José Lameiro (Seat Leon) foi quarto, terceiro dos Super Car, à frente de Calor Pereira (BMW 325 Ix), segundo da Super Nacional 4WD.

 

Super Buggy

 

Ludgero Santos (Toniauto TNTT) venceu duas das três corridas de qualificação, deixando espaço par que Rafael Teixeira (Toniauto TT) fosse sempre segundo e dessa forma tivesse igual posição para a final. António Santos (Toniauto TT) ganhou a terceira corrida, mas os dois terceiros na inicial, colocaram-no em terceiro para a grelha final.

 

Kartcross

 

Pedro Rosário (Semos Bravo ER) e José Luís Pereira (AG Sport) foram os protagonistas da luta pela pole-position. Rosário fez o pleno de vitórias e a primeira posição é do Campeão em título.

 

José Luís Pereira teve no quarto posto, na terceira corrida como pior resultado e dessa forma foi segundo à frente de Rui Nunes (Semog Bravo).

 

José Mota (Semog Bravo) encerrou as contas da qualificação em quarto, à frente de José Pinheiro (Semog Bravo ER) e de Pedro Palma (Semog).

 

João Moutinho está definitivamente em “dia não”. Depois do acidente de sábado, um capotanço aparatoso, sem consequências para o piloto, colou-o definitivamente fora da prova.

 

macao rosario domingo Pedro Rosário (Semog Bravo ER)

 

macao capotanco Rui Nunes (Semog Bravo) passa por João Moutinho que tinha acabado de capotar com o HSport 600.

 

 


 

sábado, 23 de setembro de 2017 – 05:39:33

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