18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

59º Mação Verde Horizonte com surpresas e novidades

 
Rafaela Barbosa nas 2RM, Jorge Machado na S1600, Pedro Rabaço nos Super Buggy, João Dinis no Junior Kartcross e Gustavo Henriques no Kartcross entram a ganhar e a dominar em Mação.
 
Depois de um emocionante arranque do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross em Montalegre, Mação recebe este fim-de-semana a segunda prova da época e como habitualmente foi muito o público que marcou presença na Pista da Boavista para o 59º Mação Verde Horizonte. Além das categorias habituais, estão de regresso os Troféus Super Buggy e Junior Kartcross e as provas de suporte PopCross 2CV e Camião Cross.
Rafaela Barbosa assina vitória na Qualificação 1 das 2RM.
 
A abrir este primeiro dia as 2RM. Disputadas a três mangas da qualificação 1 a vitória ficou nas mãos da jovem piloto de Paços de Ferreira, Rafaela Barbosa. Apesar de ter assinado apenas o 9º tempo nos cronometrados, Rafaela, que correu na série 3 da categoria imprimiu um excelente andamento desde o início e com uma estratégia de corrida perfeita no que à Joker Lap diz respeito, assinou o melhor tempo final (3.32,873), das três mangas levando desta forma o seu Citroen Saxo à vitória neste primeiro dia de competição. No intermédio do pódio Manuel Pinto com o seu Peugeot 206 a necessitar de mais 1,036s à geral. Mário Teixeira lograria o terceiro posto.
 
Uma nota para o campeão em título – Adão Pinto – que assinou o melhor tempo dos cronometrados, a ser apenas 5º à geral este sábado atrás de Duarte Camelo, que tal como Rafaela veio dos Iniciados e que foi 4º.
Jorge Machado a marcar o ritmo na S1600.
 
Na categoria rainha do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross alinharam em Mação 11 inscritos e como sempre a emoção esteve presente. Fechadas as três séries da Qualificação 1 a vitória ficou para Jorge Machado que precisou apenas de 3.18,669s para assegurar o lugar cimeiro do primeiro dia de prova na Pista da Boavista.
 
No intermédio do pódio, o Audi A1 de André Sousa, atual líder do campeonato após a prova de Montalegre, com mais 0,719s do que Machado. O Campeão em título Mário Barbosa assinou o mais baixo do pódio, logo seguido de Leonel Sampaio e Rogério Sousa.
Pedro Rabaço abre as hostilidades no regresso dos Super Buggy.
 
De regresso nesta época, e como tal uma novidade para o público, o Troféu Super Buggy conta com cinco provas a disputar em 2023.
 
Com tração integral e motor central, os super buggy prometem muitas atravessadelas e emoção.
 
Disputadas as cinco voltas ao traçado de Mação, e sem a obrigatoriedade de passagem pela Joker Lap, a vitória sorriu a Pedro Rabaço aos comandos do seu HSport TT com um tempo total de 03.10,193s. O intermédio do pódio ficou para o Super Buggy PG0012 de Rui Godinho a mais de 6s. O mais baixo do pódio ficou para Nuno Godinho com o seu Semog Buggy 4x4.
João Dinis na frente do Junior Kartcross
 
Nos bravos jovens do Junior Kartcross, os cronometrados ditaram a liderança de João Dinis (Semog Bravo) com 38,869s. A jovem Yésica Lorenzo assinaria o 2º melhor tempo a apenas 0,366s logo seguida de Gabriela Godinho e da estreante Raquel Nunes.
 
Numa corrida disputada, mas sem grandes duelos diretos, a classificação final seria exatamente a mesma dos Cronometrados com Dinis a assinar o mais alto do pódio seguido de Yésica Lorenzo e Gabriela Godinho.
Pequenos toques dão vitória a Gustavo Henriques no Kartcross
 
Aclamada pelo público como uma das suas categorias preferidas, o Kartcross dispersou os 22 inscritos esta tarde por três séries e em todas elas a curva 1 da Pista da Boavista foi “madrasta”.
 
À vez e sem grandes contemplações, a primeira curva do traçado de Mação ditou o afastamento João Pinheiro (5º classificado do Campeonato, Luís Almeida (atual 2º classificado do Campeonato) e Rui Nunes (9º classificado do Campeonato). Antecipa-se assim trabalho redobrado para amanhã para estes pilotos, principalmente para Luís Almeida que pela sua posição atual no campeonato terá certamente grandes objetivos para Mação.
 
Cumpridas as séries a vitória do dia seria para Gustavo Henriques (LBS RX01), a cumprir as cinco voltas em 03.11,421s. Sérgio Castro (ASK XCR) e João Medina (Semog Bravo), acompanham Henriques no pódio do dia ambos a mais de 1s.
 
Uma nota final para o atual líder do campeonato, Pedro Rosário (Semog Bravo), que assinou o 4º tempo dos cronometrados lograria apenas a o 8º posto à geral.
PopCross 2Cv e Camião Cross
 
A complementar o programa as provas de suporte do Popcross 2CV e Camião Cross.
Nos “clássicos” 2CV a vitória ficou nas mãos de Ramiro José com a sua Dyane, acompanhado por Manuel Ramos e Pedro Solla.
 
Já nos peso-pesados Bruno Borges levou o seu MAN F2000 à vitória, segundo e terceiro respetivamente Manuel Ferreira e Nuno Alves.
PROGRAMA
 
SÁBADO
Treinos livres: 14H00
Treinos Cronometrados: 15h25
1ª Corrida de Qualificação: 17h00
 
DOMINGO
Warm Up: 08h35
2ª Corrida de Qualificação: 09h35
3ª Corrida de Qualificação: 11h10
Meias Finais - 14h00
Finais - 15h30
 
Os horários são estimados e podem ser alterados com o decorrer da prova
 
Tudo para seguir em direto no Facebook oficial do Campeonato de Portugal de Ralicros e Kartcross: https://www.facebook.com/cportugalralicross
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de julho de 2024 – 06:04:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...