18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Rali da Suécia (Etapa 2): O C3 WRC de Lappi-Ferm no segundo lugar ex-aequo

 

 

Grandes animadores da Etapa de sábado, Esapekka Lappi e Janne Ferm foram ganhando terreno e, gradualmente, aproximaram-se das equipas da frente, encerrando a jornada no segundo lugar ex-aequo, deixando tudo em aberto para domingo. Por seu lado, de volta ao rali para acumular mais quilómetros ao volante do C3 WRC, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia mostraram também que estão em grande forma, vencendo nada menos do que  três Especiais, bem perto da luta entre os líderes.

 

Apresentando algumas Especiais clássicas do Rali da Suécia, como Hagfors e Vargåsen, as oito Especiais da Etapa 2, num total de 126,18 km cronometrados, prometiam uma intensa luta pelos lugares do pódio, uma batalha que parecia ainda muito em aberto na manhã de hoje (sábado). O ponto alto desta Etapa eram as duas passagens nos icónicos saltos conhecidos como ‘Colin’s Crets’, sempre de grande agrado dos espetadores locais.

 

 

Começando o dia no quinto posto à Geral, a 24,2s do terceiro lugar, Esapekka Lappi e Janne Ferm regressaram com a mesma incrível performance de ontem, ganhando terreno de forma consistente ao longo dos troços e diminuindo a diferença para os lugares de acesso ao pódio para apenas 2.1s, por altura da Assistência Intermédia. Em total sintonia com o seu C3 WRC, Lappi e Ferm mostraram um desempenho ainda mais impressionante durante a tarde. A dupla finlandesa agarrou o terceiro lugar logo no início das segundas passagens graças ao segundo tempo mais rápido em Rämmen (ES12, com 23,13 km), apenas a 2.1s do vencedor. Logo de seguida, mantiveram o mesmo ritmo e registaram o terceiro melhor tempo em Hagfors (23,40 km), a 3.8s do primeiro. Até ao final da Etapa, a formação escandinava não ‘levantou o pé’ e manteve uma pressão constante sobre os seus adversários mais diretos, ascendendo ao 2º lugar ex-aequo no final da última Especial, realizada já de noite. Foi claramente um dia em grande para Lappi e Ferm, e que os deixa muito bem colocados para estarem amanhã no pódio.

 

 

De regresso ao rali esta manhã, com a missão de testarem ao máximo em competição, desenvolverem os set-ups e aprofundarem o seu conhecimento do WRC C3, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, registaram um ritmo incrível, vencendo três Especiais (ES10, ES11 e ES14) no seu novo carro para 2019. Mais uma prova da competitividade da Citroën neste fim de semana, sempre que as condições na estrada assim o permitam.

 

Amanhã, corre-se a terceira e última Etapa do rali, com as formações do Citroën Total World Rally Team a cumprir duas passagens pela Especial de Likenäs e a Power Stage de Torsby, totalizando pouco mais de 50 km cronometrados. Precisamente as mesmas Especiais em que Esapekka Lappi esteve imparável no ano passado, quando venceu duas das três últimas Especiais...

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Pierre Budar, Diretor da Citroën Racing

 

"Foi, claramente, uma segunda Etapa muito positiva! O Esapekka e o Janne conseguiram combinar velocidade, consistência e controlo para ganhar hoje nada menos que três lugares, apesar das condições de neve derretida que continuaram a tornar as segundas passagens extremamente difíceis e traiçoeiras. Contudo, está tudo muito renhido nos lugares do pódio, e eles terão de estar no seu máximo amanhã. Seja como for, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que estarão na melhor forma possível, e sabemos que, quando se trata de temperamento, estes dois ‘rapazes’ são verdadeiros lutadores. O Sébastien e o Julien também se recusaram a baixar os braços. Não só conseguiram ajudar-nos a obter dados e informações valiosas para as próximas provas, como também mostraram que a sua ligação com o WRC C3 é também é altamente eficaz nestas condições fora do comum."

 

 

Sébastien Ogier, Piloto do Citroën Total WRT

 

"É sempre um rali diferente quando voltamos à ação após um abandono, mas tentámos encontrar um bom andamento e testar algumas soluções para os ‘set-ups’, especialmente porque, também hoje, tivemos uma grande variedade de condições em estrada . Também foi uma excelente oportunidade para melhorar gradualmente o meu conhecimento do WRC C3, e os tempos que registámos hoje confirmam o seu enorme potencial. Como serei um dos primeiros a sair para a estrada, não estou certo das minhas hipóteses na Power Stage de amanhã, mas vamos certamente fazer o nosso melhor."

 

 

Esappeka Lappi, Piloto do Citroën Total WRT

 

"Acho que nos podemos dar por satisfeitos com o nosso desempenho de hoje! Depois de uma boa manhã, a nossa tarde foi ainda melhor e mais sólida. Senti-me bastante à vontade no meu C3 WRC, apesar dos enormes sulcos  que se formaram entre as duas passagens. Somos agora quatro candidatos com reais hipóteses de terminar no pódio, por isso vamos precisar de estar a 100% amanhã, principalmente na Especial de Likenas, que é particularmente rápida e onde temos de dar todo o nosso empenho. Mas, para o que der e vier, podem contar connosco!"

 

RALI DA SUÉCIA 2019

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL NO FINAL DA ETAPA 2

 

1. Tänak / Järveoja (Toyota Yaris WRC) 2h19'31''7

2. Lappi / Ferm (Citroën C3 WRC) & Mikkelsen / Jaeger-Amland (Hyundai i20 WRC) +54''5

4. Neuville / Gilsoul (Hyundai i20 WRC) + 56''8

5. Evans / Martin (Ford Fiesta WRC) +1'08''

6. Meeke / Marshall (Toyota Yaris WRC) +1'36''5

7. Loeb / Elena (Hyundai i20 WRC) +1'38''1

8. Tidemand / Floene (Ford Fiesta WRC) +3'08''0

33. Ogier / Ingrassia (Citroën C3 WRC) +23'45''7

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 12:12:05

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...