Realizou-se hoje a primeira sessão de treinos-livres do evento de abertura da temporada inaugural das GT4 South European Series, tendo os concorrentes da competição organizada pela Race Ready, com o apoio do SRO Motorsport Group, deixado uma impressão marcante.
Foi sob um sol glorioso a banhar o tradicional o Circuit de Paul Armagnac que a nova série teve a sua primeira sessão oficial, tendo nove carros entrado na pista situada nos Pirenéus gauleses, juntamente com mais trinta e quatro máquinas inscritas exclusivamente no Championnat de France FFSA de GT – GT4 France.
Com um profundo conhecimento da pista, os homens da Saintéloc Racing foram os mais rápidos, colocando os seus três Audi R8 LMS GT4 no topo da tabela de tempos. Michal Fabien e Grégory Guilvert, os Campeões em título da competição francesa, foram os mais rápidos no primeiro contacto oficial em pista da competição, superiorizando-se aos colegas de equipa Simon Gachet/Eric Debard por dois décimos de segundo.
Estas duas equipas foram, inclusivamente, os mais rápidos entre todo o pelotão, suplantando todos os pilotos inscritos exclusivamente no certame gaulês.
Na terceira posição da tabela de tempos ficou outro Audi da Saintéloc Racing, desta feita pilotado por Olivier Esteves e Anthony Beltoise, filho Jean-Pierre Beltoise, o vencedor do Grande Prémio do Mónaco de 1970.
Perante o domínio da marca de Ingolstadt, Benoit Lison e Vincent Beltoise, em Alpine A110 GT4 da Mirage Racing, foram os melhores dos restantes, tendo sido seguido de perto pelo carro semelhante operado pelo Team Speed Car e pilotado por Benjamin Lariche e Robert Consani, que na época passada estiveram envolvidos na luta pelo título francês até à última corrida.
No sexto posto ficou o duo da Veloso Motorsport Miguel Cristóvão e Francisco Abreu, que se estreiam no Mercedes-AMG GT4 da formação portuguesa. Sem conheceram o circuito francês, o duo luso foi evoluindo ao longo da sessão, o que lhe permitiu bater o Ginetta G55 da ABM Grand Prix partilhado por Christophe Vernet e Pierre-André Nicolas.
O segundo Alpine da Mirage Racing, dividido pelos irmãos Axel e Rémi Van Straaten, realizou o oitavo crono, a curta margem do carro inglês, tendo no seu encalço outra máquina oriunda do outro lado do Canal da Mancha.
A Tockwith Motorsport, que apostou na classe GTC para dar experiência aos seus pilotos - Marmaduke Hall e Edward Moore – ficou no nono lugar da tabela de tempos, exibindo uma evolução progressiva ao longo da sessão de uma hora.
Amanhã, as GT4 South European Series regressam à pista com mais uma sessão de treinos-livres, durante a manhã, e a qualificação será realizada às 17h10, Hora de Portugal.
A primeira corrida terá o seu início às 14h45 de domingo e a segunda na segunda-feira às 12h50. Ambas as provas poderão ser seguidas em directo através do Porto Canal.
Foi sob um sol glorioso a banhar o tradicional o Circuit de Paul Armagnac que a nova série teve a sua primeira sessão oficial, tendo nove carros entrado na pista situada nos Pirenéus gauleses, juntamente com mais trinta e quatro máquinas inscritas exclusivamente no Championnat de France FFSA de GT – GT4 France.
Com um profundo conhecimento da pista, os homens da Saintéloc Racing foram os mais rápidos, colocando os seus três Audi R8 LMS GT4 no topo da tabela de tempos. Michal Fabien e Grégory Guilvert, os Campeões em título da competição francesa, foram os mais rápidos no primeiro contacto oficial em pista da competição, superiorizando-se aos colegas de equipa Simon Gachet/Eric Debard por dois décimos de segundo.
Estas duas equipas foram, inclusivamente, os mais rápidos entre todo o pelotão, suplantando todos os pilotos inscritos exclusivamente no certame gaulês.
Na terceira posição da tabela de tempos ficou outro Audi da Saintéloc Racing, desta feita pilotado por Olivier Esteves e Anthony Beltoise, filho Jean-Pierre Beltoise, o vencedor do Grande Prémio do Mónaco de 1970.
Perante o domínio da marca de Ingolstadt, Benoit Lison e Vincent Beltoise, em Alpine A110 GT4 da Mirage Racing, foram os melhores dos restantes, tendo sido seguido de perto pelo carro semelhante operado pelo Team Speed Car e pilotado por Benjamin Lariche e Robert Consani, que na época passada estiveram envolvidos na luta pelo título francês até à última corrida.
No sexto posto ficou o duo da Veloso Motorsport Miguel Cristóvão e Francisco Abreu, que se estreiam no Mercedes-AMG GT4 da formação portuguesa. Sem conheceram o circuito francês, o duo luso foi evoluindo ao longo da sessão, o que lhe permitiu bater o Ginetta G55 da ABM Grand Prix partilhado por Christophe Vernet e Pierre-André Nicolas.
O segundo Alpine da Mirage Racing, dividido pelos irmãos Axel e Rémi Van Straaten, realizou o oitavo crono, a curta margem do carro inglês, tendo no seu encalço outra máquina oriunda do outro lado do Canal da Mancha.
A Tockwith Motorsport, que apostou na classe GTC para dar experiência aos seus pilotos - Marmaduke Hall e Edward Moore – ficou no nono lugar da tabela de tempos, exibindo uma evolução progressiva ao longo da sessão de uma hora.
Amanhã, as GT4 South European Series regressam à pista com mais uma sessão de treinos-livres, durante a manhã, e a qualificação será realizada às 17h10, Hora de Portugal.
A primeira corrida terá o seu início às 14h45 de domingo e a segunda na segunda-feira às 12h50. Ambas as provas poderão ser seguidas em directo através do Porto Canal.
Pos. | Nº | Equipa | Piloto | Carro | Cat | Cat. pos. | Melhor Volta |
1 | 42 | Sainteloc Racing | Michal / Guilvert | Audi R8 LMS | Pro-Am | 1 | 1:32.476 |
2 | 14 | Sainteloc Racing | Debard / Gachet | Audi R8 LMS | Pro-Am | 2 | 1:32.716 |
3 | 21 | Sainteloc Racing | Esteves / Beltoise | Audi R8 LMS | Pro-Am | 3 | 1:33.024 |
4 | 919 | Mirage Racing | Lison / Beltoise | Alpine A110 | Pro-Am | 4 | 1:33.407 |
5 | 8 | Speed Car | Consani / Lariche | Alpine A110 | Pro-Am | 5 | 1:33.881 |
6 | 188 | Veloso Motorsport | Cristóvão / Abreu | Mercedes AMG | Pro-Am | 6 | 1:34.634 |
7 | 23 | ABM GRAND PRIX | Vernert / Nicolas | Ginetta G55 | Pro-Am | 7 | 1:35.451 |
8 | 616 | Mirage Racing | Van Straaten.A / Van Straaten.R | Alpine A110 | Pro-Am | 8 | 1:35.937 |
9 | 115 | Tockwith Motorsport | Hall / Moore | Ginetta G55 | GTC | 1 | 1:37.506 |
HORÁRIO
Sexta-Feira – 19/04
14h35 Treinos-Livres 1
Sábado – 20/04
10h50 Treinos-Livres 2
17h10 Qualificação
Domingo – 21/04
14h45 Corrida 1
Segunda-Feira – 22/04
12h50 Corrida 2
Foto: © SRO Motorsports Group / Dirk Bogaerts