18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dakar 2017: IVECO e De Rooy vencem mais uma Etapa com uma especial encurtada devido ao mau tempo

 

 

No total, a Etapa previa 438 km cronometrados divididos por duas secções distintas entre Tupiza e Oruro. Mas as chuvas torrenciais e o granizo levaram à decisão de interromper a prova no final da primeira parte da especial.

 

Graças a uma condução sem erros e à grande fiabilidade do seu IVECO Powerstar, Gerard de Rooy conseguiu garantir uma vitória importante na Etapa, agora que a prova se aproxima da conclusão da sua primeira metade. O holandês comandou desde a partida e manteve-se sempre na liderança da classe dos Camiões, terminando a jornada com 2h39m12s, quase doze minutos menos do que Eduard Nikolaev (Kamaz).

 

 

Nas palavras do próprio De Rooy à chegada, depois de obter a sua 32ª vitória em etapas do Rali Dakar, “Os primeiros 100 km do percurso foram em montanha, o que foi mesmo muito duro. No princípio, o tempo estava seco, mas depois veio a chuva. Contámos sempre com muita tracção no nosso camião e não cometemos erros de navegação, algo que não aconteceu com muitos dos nossos adversários.

 

Com duas vitórias consecutivas, o líder do Team PETRONAS De Rooy IVECO está agora, primeira vez em 2017, no comando da prova, apesar de há dois dias ter perdido meia hora devido a problemas no sistema de gestão da pressão dos pneus.

 

Por seu lado, Ton van Gunegten teve problemas na primeira parte da Etapa, tendo ficado atolado na lama devido à chuva torrencial. O IVECO Trakker #507 perdeu quase quatro horas para o seu companheiro de equipa De Rooy, e as suas hipóteses de chegar ao top 10 são agora algo diminutas, embora a prova não esteja ainda a meio.

 

Por sua vez, Wuf van Ginkel e os seus companheiros perderam bastante tempo ao perderem-se por diversas vezes ao longo da Especial e também por terem parado para ajudar o Van Genugten, tendo alcançado a meta com mais 3h57m26s do que o vencedor. No final da Etapa, Van Ginkel e Van Genugten sofreram ainda uma penalização de duas horas.

 

O dia também não foi lá muito produtivo para Federico Villagra, que estava na véspera na 2ª posição da Geral. Aos comandos de outro IVECO Powerstar, o argentino perdeu 46m50s para De Rooy e caiu para o 6º lugar.

 

A 6ª Etapa do Dakar 2017 ligaria Oruro a La Paz, naquela que seria a Especial mais longa da prova, com 513 km cronometrados e onde a caravana andaria pelos 4400 metros de altitude foi, entretanto, anulada pela organização, em virtude da deterioração das condições atmosféricas. A caravana segue, assim, para o Dia de Descanso na capital da Bolívia.

 

Classificação da 5ª etapa – Dakar 2017

1. Gerard de Rooy (IVECO)                            2h39m12s

2. Eduard Nikolaev (Kamaz)                           + 11m58s

3. Airat Mardeev (Kamaz)                                + 14m04s
 

-----------

16. Federico Villagra (IVECO)                        + 46m50s

-----------

36. Ton van Genugten (IVECO)                     + 5h48m09s

-----------

39. Wuf van Ginkel (IVECO)                           + 5h57m26s

 

Classificação Geral – Dakar 2017

1.Gerard de Rooy (IVECO)                            14h06m07s

2. Eduard Nikolaev (Kamaz)                           + 2m23s

3. Dmitry Sotnikov (Kamaz)                             + 06m36s

-----------

6. Federico Villagra (IVECO)                          + 34m30s

-----------

23. Ton van Genugten (IVECO)                     + 6h07m03s

-----------

25. Wuf van Ginkel (IVECO)                           + 7h04m34s

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:52:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...