Visual expressivo: o novo Porsche 99X Electric
• Informações sobre a otimizada GEN3 Evo do Porsche 99X Electric
• As cores do Taycan simbolizam a transferência da tecnologia para a produção em série
• Vídeo da estreia mundial com Bruno Correia, o piloto do Safety Car de Fórmula E
A Porsche apresentou o monolugar de Fórmula E para as próximas duas temporadas: o novo Porsche 99X Electric. O monolugar totalmente elétrico cumpre os regulamentos para a atualizada terceira geração de veículos de Fórmula E, denominada GEN3 Evo, e apresenta melhorias feitas pela Porsche. O novo Porsche 99X Electric foi apresentado online no dia 24 de outubro, num vídeo que contou com Bruno Correia, o piloto do Safety Car da Fórmula E e piloto de desenvolvimento do GEN3 Evo. As principais inovações técnicas incluem a ativação da tração nas rodas dianteiras, pneus com maior aderência e uma asa dianteira modificada. O atual campeão do mundo, Pascal Wehrlein, e o português António Félix da Costa, que foi o piloto com mais vitórias na temporada passada, mantêm os lugares como pilotos da equipa de fábrica TAG Heuer Porsche Formula E Team. Os dois monolugares da equipa cliente Andretti Formula E vão ter o ex-campeão do mundo, Jake Dennis, e o novo piloto da Porsche, Nico Müller.
Desenvolvimentos internos refinados da Porsche
A versão atualizada do modelo tem como base o automóvel de fórmulas da Porsche com mais sucesso até à data: o Porsche 99X Electric GEN3 venceu o campeonato do mundo de pilotos dois anos seguidos – com Dennis em 2022/2023 e com Wehrlein em 2023/2024. O conceito permanece o mesmo: de acordo com os regulamentos, a energia disponível é restrita. Isto obriga as equipas e os seus pilotos a otimizarem a eficiência dos veículos em todas as áreas. Os componentes desenvolvidos pelo construtor puderam ser alterados para o GEN3 Evo. O departamento de desenvolvimento da Porsche em Weissach aproveitou a oportunidade para explorar o potencial de otimização identificado ao longo das duas últimas temporadas – particularmente em termos de sistema de tração. A homologação dos componentes do construtor é novamente válida por duas temporadas. A quarta geração de monolugares, os GEN4, deverá ser introduzida na Temporada 13 (2026/2027).
Novas características – GEN3 Evo
As principais inovações técnicas do GEN3 Evo estão relacionadas com o hardware standard utilizado por todas as equipas e fabricantes.
A partir de agora, a tração dianteira pode ser ativada em duelos de qualificação, durante o arranque das corridas e durante o Attack Mode. Isto dá aos monolugares uma tração integral temporária, o que permite ao Porsche 99X Electric acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de dois segundos. Tornar a ativação da tração dianteira tão eficiente quanto possível representa outro desafio técnico, com os dados retirados a beneficiarem também os automóveis de estrada da Porsche.
Os pneus com maior performance da Hankook, fornecedor exclusivo da competição, vão ajudar os monolugares a atingir velocidades ainda mais elevadas na nova temporada. De forma a reduzir a pegada ecológica, cada veículo continuará a ter apenas dois jogos de pneus disponíveis por fim de semana de corrida (três jogos em corridas duplas). O perfil dos pneus torna-os adequados tanto para condições de piso seco como de piso molhado.
Os modelos desta evolução são reconhecidos principalmente pela asa dianteira modificada. A nova forma deverá torná-la mais estável, o que permite resistir melhor ao contacto. Foram efetuadas modificações no revestimento atrás da barra de proteção e à frente das rodas traseiras.
Cores baseadas no topo de gama
O Violeta Céu Metalizado e o Verde Sombra Metalizado – estas são as novas cores do Porsche 99X Electric. Estes foram os tons utilizados pela Porsche na apresentação, no início do ano, do novo ‘ponta de lança’ dos desportivos elétricos de estrada: o Taycan Turbo GT, o automóvel de produção mais potente de sempre da Porsche. As duas cores substituem a tradicional combinação em Preto, Branco e Vermelho. Estas simbolizam a transferência de tecnologia do desporto automóvel para a produção. A mudança de cor representa também a eletrificação e o espírito pioneiro da Porsche: o objetivo é expressar visualmente a força inovadora da empresa na Fórmula E.
A seguir
A TAG Heuer Porsche Formula E Team e a Andretti Formula E vão participar nos testes oficiais de pré-temporada da Fórmula E em Valência, Espanha (4 a 7 de novembro). Para além de Wehrlein e da Costa, as duas pilotos Gabriela Jíková e Marta García, da Chéquia e de Espanha, respetivamente, vão pilotar os dois monolugares da Porsche em Valência.
Declarações da apresentação mundial
Thomas Laudenbach, Vice President Porsche Motorsport: “Construímos automóveis desportivos para o futuro, por isso também queremos que o nosso visual seja progressivo. A jovem e inovadora Fórmula E é uma excelente plataforma para promover os nossos automóveis desportivos elétricos de produção. A preparação para a temporada até agora enche-me de confiança de que não só temos um bom aspeto, como também podemos aproveitar os sucessos da época passada. A fasquia foi colocada bem alta: com Pascal como campeão do mundo, estamos no auge da história de competição de fórmulas da Porsche até à data”.
Florian Modlinger, Director Factory Motorsport Formula E: “A maior tarefa de desenvolvimento foi e é a implementação da tração integral temporária. Uma vez que o hardware já estava disponível para o GEN3, foi necessário um enorme volume de trabalho para alinhar o software. Por um lado, queremos maximizar a aceleração e as velocidades em curva com a tração integral. Por outro lado, o objetivo é não consumir demasiada energia e manter o equilíbrio do veículo ao gosto dos pilotos. Uma tarefa que também é relevante para os nossos automóveis desportivos de estrada”.
Pascal Wehrlein, piloto da Porsche (#1): “O novo Porsche 99X Electric é um veículo muito fixe. Gosto tanto das cores que desenhei o meu capacete da mesma forma. Também não é preciso dizer que estou orgulhoso por ter agora o número 1 no nariz do meu monolugar. Quero defender o meu título e os preparativos para a nova temporada está a correr de acordo com o plano”.
António Félix da Costa, piloto da Porsche (#13): “Estamos entusiasmados por ver em que ponto estamos. A tração integral, os novos pneus e a revisão completa dos nossos próprios componentes podem agitar um pouco as coisas, apesar de não haver grandes alterações nos regulamentos. Estou otimista e satisfeito por voltarmos a alinhar em São Paulo no início de dezembro. Espero que os fãs gostem das novas cores”.
Dados técnicos – Porsche 99X Electric (GEN3 Evo)
Potência
- Funcionamento normal: 300 kW (408 CV)
- Attack Mode, duelos de qualificação: 350 kW (476 CV)
Transmissão de potência
- Funcionamento normal: traseira
- Attck Mode, duelos de qualificação, arranque da corrida: tração integral
Aceleração:
- 0 aos 100 km/h: aproximadamente 2,0 segundos
Recuperação de energia
- Até 600 kW de potência de recuperação (recuperação de energia através das travagens)
- Cerca de 50% da energia utilizada por corrida é proveniente da recuperação de energia em travagem
Travões
- Sistema de travagem regenerativa: até 250 kW de potência de travagem no eixo dianteiro, até 350 kW no eixo traseiro
- Desaceleração adicional através de travagem por fricção no eixo dianteiro (sistema “Brake by Wire”)
- Diâmetro dos discos de travão dianteiros: 258 mm
- Travagem por fricção no eixo traseiro apenas ativada em caso de emergência (se a recuperação falhar)
Pneus
- Pneus Hankook iON Race para condições de piso seco e piso molhado
- 2 jogos de pneus por fim de semana de corrida e por veículo (3 jogos de pneus em fins de semana com duas corridas)
Bateria de iões de lítio
- Fornecida como componente standard
- Capacidade utilizada: 38,5 kWh
- Peso: 285 kg
Sistema de carregamento CCS (Combined Charging System)
- Concebido para carregamento ultrarrápido com uma potência de carregamento de até 600 kW
Peso e dimensões:
- Peso: 862 kg incluindo o condutor
- Comprimento: 5016 mm; largura: 1700 mm; altura: 1023 mm
- Distância entre eixos: 2970 mm
- Distância ao solo: até 65 mm
- Secção dianteira: 1440 mm
- Secção traseira: 1380 mm
Principais desenvolvimentos internos
Inversor, motor elétrico, caixa de velocidades, diferencial, veios de transmissão e outros componentes de transmissão no eixo traseiro, bem como componentes de refrigeração, apoio e suspensão no eixo traseiro, software.
Principais componentes standard
- Chassis e carroçaria, rodas e pneus, componentes propulsão, refrigeração e suspensão no eixo dianteiro, acumulador.
A Porsche na Fórmula E
Em 2024/2025 a Porsche vai participar na sexta temporada de Fórmula E. Para além da equipa de fábrica TAG Heuer Porsche Formula E Team, o Porsche 99X Electric também será utilizado pela equipa americana Andretti Formula E. O conceito do inovador monolugar elétrico foi desenvolvido nas instalações da empresa em Weissach, que opera numa base neutra em carbono. Com o seu compromisso com o campeonato mundial, a Porsche sublinha o empenho em assumir um papel de liderança entre os fabricantes de automóveis tradicionais nas áreas da eletrificação, sustentabilidade e tecnologia. Na Fórmula E, a marca adquire conhecimentos valiosos para os automóveis desportivos elétricos de produção em série.