14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Campeonato Europeu de Sub-17: Sofia Setim entre as 16 melhores da Europa

Sofia Setim, de apenas 15 anos, foi a jogadora portuguesa em maior destaque nesta edição do Campeonato da Europa de Sub-17, e esteve perto de assegurar um lugar entre as oito melhores da Europa.

A atleta do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres (Calheta - Madeira), só foi travada na terceira ronda por uma das jogadoras mais conceituadas do torneio, a inglesa Chloe Birch. O resultado acaba por não exprimir com exactidão o que se passou no court 1 do Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha. Sofia entrou muito bem no primeiro set, disputando ponto a ponto até aos 11 pontos. A partir daí a experiência internacional da britânica veio ao de cima e venceu por 13-21.

A segunda partida foi idêntica à primeira, com todos os pontos muito disputados, e com bons pormenores das duas jogadoras. A madeirense nunca desistiu, e apesar do parcial desfavorável de 15-21, deixou mostra de todo o seu potencial. No fim do jogo, Chloe Birch deu os parabéns a Sofia Setim pela excelente exibição, ela que foi a última atleta portuguesa a ser afastada da prova.

Marco Vasconcelos, Seleccionador Nacional, ficou satisfeito pela prestação global dos seus pupilos: “Foi uma boa prestação da selecção nacional. Houve uma atleta que se destacou, a Sofia Setim. É uma atleta muito boa, sub-15 e está, neste momento, entre os 16 melhores da Europa. Isso é muito significante para o percurso dela. O clube dela está de parabéns, tal como a Federação. O resto dos atletas também estiveram muito bem, estamos muito orgulhosos de todos.

Quanto ao futuro, o ex-atleta olímpico, está confiante no crescimento da modalidade em Portugal: “Existe uma evolução relevante no Badminton, mas ainda há muito a fazer. A Sofia é um bom exemplo do bom trabalho que temos desenvolvido e do potencial que temos em Portugal, mas ainda podemos fazer mais.

Hoje disputam-se os quartos-de-final e as meias-finais nas cinco variantes: singulares masculinos, singulares femininos, pares masculinos, pares femininos e pares mistos. As respectivas finais estão marcadas para a manhã de domingo.

HISTÓRIA DO DIA – SEXTA-FEIRA – 25 DE NOVEMBRO

Nesta manhã de sexta os jogos do europeu de sub-17 iniciaram-se às 9h00 com os encontros da terceira ronda de pares mistos, variante onde já não constava nenhum português.

Nas outras disciplinas, a partir das 10h00, disputaram-se as segundas rondas.

A primeira atleta a entrar em prova foi Sofia Setim (singulares femininos) que fez uma exibição em crescendo diante da espanhola Maria del Carmen Casermeiro, num encontro que teve a duração de 28 minutos.

Se na primeira partida, em que a atleta lusa a fechou ao terceiro set point, ainda houve equilíbrio, enquanto que no segundo set a qualidade de Sofia prevaleceu ainda mais, vencendo confortavelmente por 21-12.

Foi um primeiro set mais difícil e equilibrado, mas no segundo consegui concentrar-me mais e ganhar. Foi um jogo de concentração e de querer ganhar, com garra e sempre disciplinada e a ouvir o que os treinadores dizem. O próximo jogo vai ser mais difícil, acho que é com uma cabeça de série, mas independentemente disso, vou entrar com muita concentração e vou dar o meu melhor” – referiu a jovem.

Passava pouco das 14h00, quando a dupla lusa constituída pelas atletas Noémia Jesus e Luísa Faria falhou o acesso à terceira ronda de pares femininos.

À partida já se esperava um jogo difícil frente às ‘gigantes’ islandesas Sigridur Arnadottir e Margret Finnbogadottir, mas mesmo cedendo pelos parciais de 13-21 e 18-21, as jogadoras portuguesas deixaram uma boa imagem.

Desta forma, terminou a participação portuguesa na variante de pares femininos.

Ricardo Silva e Ângelo Silva, em pares masculinos, não conseguiram contrariar uma das duplas favoritas à vitória final.

Os jogadores lusos frente aos checos Jaromik Janacek - com mais de 1,90 metro de altura - e Adam Mendrek, dois atletas com muita experiência, não conseguiram contornar o favoritismo adversário, acabando por ceder por duplo 10-21.


  

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 14:10:32

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...