14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

54ºs Campeonatos Internacionais de Portugal

 

 

Os 54ºs Campeonatos Internacionais de Portugal, decorrem esta semana na cidade termal de Caldas da Rainha, de 7 a 10 de Março no Centro de Alto Rendimento de Badminton. O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Badminton, é uma prova pontuável para o Ranking Mundial, tendo tido um crescimento notável quanto ao número de atletas participantes e países representados. 
 
Este ano o torneio superou todas as expectativas com mais de 300 atletas inscritos, oriundos de 46 países, que vão competir por títulos em cinco categorias da modalidade: Singular Homem, Singular Senhora, Par Homem, Par Senhora e Par Misto e só no primeiro dia da competição irão realizar-se mais de 100 jogos. O elevado nível de competitividade é garantido pela participação de muitos atletas estrangeiros com posição significativa no Top 100 do Ranking Mundial da Badminton World Federation em Seniores.
 
À Seleção Nacional, liderada pelo treinador Jorge Cação e os seus adjuntos Diogo Silva e Fernando Silva, foram chamados cerca de 26 atletas que têm dados provas do seu talento em competições nacionais e internacionais. Perante uma realidade desportiva cada vez mais competitiva, com atletas de todo o mundo a prepararem-se muito bem e as suas federações a apostarem no desporto olímpico e nas suas classificações para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Portugal conseguiu garantir a participação de 9 atletas nas cinco categorias. 
 
No primeiro dia da competição, dia 7 de Março, os atletas Tomás Nero e Ana Reis (Par Misto), Duarte Anjo e Bruno Carvalho (Singular Homem), e Ana Reis e Alice Silva (Par Senhora) irão tentar a classificação para o Quadro Principal. No dia 8 de Março, no Quadro Principal, Portugal já tem garantida a participação em 4 das 5 categorias da modalidade com os atletas  Bernardo Atilano (Singular Homem), Sónia Gonçalves (Singular Senhora), Bruno Carvalho e Tomás Nero (Par Homem), Sónia Gonçalves e Catarina Martins (Par Senhora).
 
Dos atletas portugueses em competição destacam-se os nomes de Bernardo Atilano, Duarte Anjo e Sónia Gonçalves, actualmente integrados na Bolsa de Solidariedade Olímpica do Comité Olímpico de Portugal. A Bolsa de Solidariedade Olímpica é um instrumento complementar ao Projecto Tóquio 2020 e direcionada para atletas que ainda não estão integrados nas classificações Elite ou pré Elite, mas que de acordo com as Federação reúnem valor desportivo que torna expectável o seu apuramento para os próximos Jogos Olímpicos.
 
Os 54ºs Campeonatos Internacionais de Portugal têm início às 9h00 de dia 7 de Março, dia 9 serão apurados os 4 finalistas das 5 categorias, e dia 10 de Março, pela manhã, disputar-se-ão as finais.
 
O calendário de jogos dos atletas portugueses é a seguinte:
 
Quinta-feira, 7 de Março de 2019:

 
o          9h30 - Par Misto - Tomás Nero / Ana Reis;

o          10h00 - Singular Homem - Duarte Anjo;

o          11h30 - Singular Homem - Bruno Carvalho;

o          17h30 - Par Senhora - Ana Reis / Alice Silva;
 
Sexta-feira, 8 de Março de 2019:
 
o          11h55 - Singular Homem - Bernardo Atilano;

o          14h50 - Singular Senhora - Sónia Gonçalves;

o          15h25 - Par Homem - Bruno Carvalho / Tomás Nero;

o          20h40 - Par Senhora - Sónia Gonçalves / Catarina Martins.
 
Os melhores atletas em prova são os cabeça de série:

SH - Lin Yu Hsien (China-Taipé) nº 46 BWF World Rankings

SS - Porntip Buranaprasertsuk (Tailândia) nº58 BWF World Rankings

PH - Joshua Magee / Paul Reynolds (Irlanda) nº86 BWF World Rankings

PS - Lise Jaques /Flore Vandenhoucke (Bélgica) nº60 BWF World Rankings

PM - Pawel Smilowski / Magdalena Swierczynska (Polónia) nº 55 BWF World Rankings

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 18 de novembro de 2019 – 03:54:29

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...