18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Ataque de Guerreiro vale título de Campeão em Gondomar

 

“Depois das conquistas como Júnior e Sub-23, sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite”

 

Rúben Guerreiro levantou os olhos do alcatrão, ergueu a cabeça para a longa e inclinada avenida que servia de reta da meta, em Gondomar, e disparou o ataque fortíssimo que o tornou o novo Campeão Nacional de Ciclismo perante uma multidão entusiasmada que assistiu ao desenrolar da prova rainha dos Nacionais de Estrada.

 

 

O corredor da norte-americana Trek-Segafredo, que só daqui a duas semanas completa 23 anos, foi o mais rápido nos 177 quilómetros do circuito gondomarense terminando três segundos à frente de Rui Vinhas (W52-FC Porto) e de Ricardo Vilela (Manzana Postobon Team).  

 

Com um grupo reduzido a apenas duas dezenas de adversários, a cerca de 50 quilómetros do final, devido às dificuldades do percurso, Rúben esperou até à última volta para desferir o ataque de Guerreiro. Os poucos corredores destacados na frente obrigaram a uma decisão, metro a metro, na rampa da Avenida Dr. Mário Soares. O jovem natural de Pegões Velhos, a cumprir a primeira temporada na elite do ciclismo mundial, comprovou a clara evolução que está a fazer ao destacar-se nos instantes finais.

 

Com a vitória em Gondomar, Rúben Guerreiro acrescentou ao título nacional de juniores, obtido em 2012, e de sub-23 no ano passado, o título na prova de fundo dos Nacionais de Elite.

 

 

Foi um percurso exigente, muito atacado, que chega a ser mais duro psicologicamente do que fisicamente”confessou o Campeão Nacional, ainda “fresco”, em cima da bicicleta. Depois de três títulos nacionais, Rúben Guerreiro já tem novos objetivos no horizonte:“ Consegui o título em juniores, sub-23 e agora este ano. Sabe bem ser Campeão Nacional de Estrada Elite, vou tentar ser muitas vezes mais mas também a nível europeu e mundial. Farei a minha carreira para isso.

 

Foram 177 quilómetros, 10 voltas a um percurso considerado sinuoso, tático e seletivo que deixou pelo caminho 31 dos 52 homens que iniciaram a prova. As dificuldades do circuito urbano delineado em estreita colaboração com André Cardoso, destacada figura do ciclismo português além-fronteiras (Trek-Segafredo) e Embaixador da Gondomar Cidade Europeia do Desporto 2017, surpreenderam muitos dos participantes.

 

A realização das provas de fundo dos Campeonatos Nacionais de Estrada tem o patrocínio da Câmara Municipal de Gondomar e o apoio Liberty Seguros, KIA, RTP, Delta Cafés, KTM, Vitalis, Shimano, 4XP by Diesport e Antena1.

 

Vêm aí as “Voltas”

 

Finalizados os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, a próxima prova organizada pela Podium Events é a 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. A competição dedicada ao escalão Sub-23 começa na quinta-feira, 29 de junho, em Oliveira de Azeméis, e vai terminar a 2 de julho no concelho de Castelo Branco, concretamente na vila de Alcains.

 

Esta segunda-feira, 26 de junho, realiza-se ainda a apresentação da 79ª Volta a Portugal Santander Totta, no Teatro Thalia, em Lisboa. A prova maior do ciclismo nacional tem início a 4 de agosto, em Lisboa, com um aliciante contrarrelógio em plena zona ribeirinha. Os vencedores das diversas classificações da Volta a Portugal serão coroados a 15 de agosto, na majestosa Avenida Europa, em Viseu.

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 04:37:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...