18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Agenda - Troféu Joaquim Agostinho, Campeonato Nacional de XC e final da Taça de DHI em destaque

Com três seleções nacionais a competirem no estrangeiro, o calendário doméstico também acelera, na estrada e no BTT. De quinta a domingo corre-se o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que inclui a última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Sábado e domingo, a pista do Jamor recebe o Campeonato Nacional de XCC e de XCO. No domingo chega ao fim a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, na pista do Figueiredo, Porto de Mós.

 

A corrida portuguesa há mais tempo inscrita sem interrupções no calendário internacional começa, como já se tornou tradição, com um prólogo de 8 quilómetros, em sistema de contrarrelógio individual, às 17h00 de quinta-feira, no Turcifal.

 

A 47.ª edição da prova que homenageia Joaquim Agostinho tem um percurso com dificuldade crescente, de dia para dia. Após o prólogo, a primeira etapa, a disputar na sexta-feira, parece desenhada para uma chegada ao sprint. É uma ligação de 171 quilómetros, começando na Foz do Arelho, às 12h00, e terminando na Lourinhã, cerca das 16h00.

 

A segunda etapa tem partida e chegada no concelho de Torres Vedras. Começa na freguesia da Silveira, às 11h45, estende-se por 170,2 quilómetros, terminando no centro da cidade torriense, junto à estátua de Joaquim Agostinho, às 15h45, na quarta passagem pela meta. É a tirada que leva os corredores a percorrer o circuito de Torres Vedras, que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

 

A etapa-rainha é a última, marcada para domingo. Começa na Atouguia, às 11h30, e termina no alto de Montejunto, pouco depois das 15h30. A meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria.

 

Integrada no programa do Troféu Joaquim Agostinho, vai disputar-se, no sábado, a quinta e última prova da Taça de Portugal de Paraciclismo. Vai disputar-se a partir das 12h45, no centro da cidade de Torres Vedras.

 

Ainda na área da Associação de Ciclismo de Lisboa, o fim de semana ficará marcado pela disputa dos títulos nacionais de cross country curto (XCC) e de cross country olímpico (XCO), na pista permanente do Jamor.

 

A manhã de sábado começa com as corridas de XCC, a partir das 9h15. No mesmo dia, às 14h30, corre-se o Campeonato Nacional de XCO para juvenis. O domingo será totalmente dedicado ao XCO.

 

Os cadetes, rapazes e raparigas, correm às 9h00. Os juniores masculinos e todas categorias femininas exceto cadetes competem às 10h15. Os masters e os paraciclistas entram em pista às 12h30. A prova para os corredores de elite e sub-23 está marcada para as 14h30.

 

A Pista do Figueiredo, em Porto de Mós, foi o local escolhido para o encerramento da edição de 2024 da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano. O sábado será dedicado aos treinos, ficando a competição reservada para domingo.

 

A pista com 2100 metros de extensão e um desnível acumulado de 480 metros vai agitar-se com a descida de qualificação, às 10h45, e com a final, às 14h00.

 

Mais eventos oficiais

13 de julho: Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe

13 de julho: 2.º Prémio Joaquim Agostinho de Escolas, Torres Vedras

14 de julho: Bragança Granfondo

14 de julho: 33.º Grande Prémio ADRAP, Galegos, Penafiel

14 de julho: 13.ª Maratona BTT VC Bike, Lobão, Santa Maria da Feira

14 de julho: 31.º Prémio Juvenil da Aldeia de Paio Pires, Seixal

14 de julho: Encontro Regional de Escolas de BTT, Pico, Açores

16 de julho: GP de Ciclismo de S. Tomé, Paredes de Bairro, Anadia

 

Periodicidade Diária

domingo, 21 de julho de 2024 – 03:44:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...