Campeonato Europeu de Judo para Cegos 2015 - Miguel Vieira e Henrique Sousa em 7º lugar

 

Começou esta sexta-feira, dia 27, a mais importante competição do calendário europeu de Judo Adaptado, o Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão, que se cumpre no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

 

Neste primeiro dia de competição, entraram nos tatamis dois atletas lusos:

 

Miguel Vieira (-66kg/B1)iniciou a competição derrotando o atleta Bielorrusso Uladzisalu Revenka com um waza ari. Na ronda seguinte não se conseguiu superiorizar ao atleta Davyd Khorarava da Ucrânia, atual campeão do Mundo e Olímpico. Desta forma, o atleta do Clube Judo Total foi relegado para as repescagens onde, durante o combate com o russo Nukh Salikhov, sofreu uma lesão no ombro e não conseguiu continuar, terminando num honroso 7º lugar.

 

Henrique Sousa (-66kg/B2)começou por derrotar o croata Mirsad Becirovic. Nos quartos-de-final cedeu perante Viktor Rudenko. Nas repescagens, o atleta luso não conseguiu vencer o espanhol Luis Lorenzo, alcançando o 7º lugar.

 

Declarações:

 

Selecionador Nacional - Mestre Jerónimo Ferreira

Os primeiros combates correram dentro das expectativas, conforme tinha sido planeado. Já conhecia os opositores dos nossos atletas, como combatiam e portanto os combates decorreram tal como esperava. Os atletas vão ser repescados e acredito que temos hipótese de chegar ao terceiro ou quinto lugar.” – (Os atletas acabaram por ficar na 7ªa posição).

 

Miguel Vieira (-66kgs)

A minha preparação foi intensa e penso que dei o meu melhor nestes combates, apesar de esperar muito mais. Já não consigo chegar ao primeiro lugar, mas gostava de chegar ao terceiro. O primeiro combate foi mais difícil, devido à ansiedade de entrar bem na competição. Senti-me muito acarinhado pelos aplausos do público e agradeço o apoio nesta etapa.

 

Henrique Sousa (-66kgs)

Treinei bastante para esta competição, tal como todos os atletas presentes. Os combates foram bons, no primeiro fiz o melhor que podia e ganhei, no segundo defrontei um atleta olímpico que conheço muito bem no qual não ganhei. A vida de atleta é assim, hoje perdemos, amanhã ganhamos. O importante é que ainda continuo na luta.

 

A Cerimónia de Abertura está marcada para as 15h00, onde os espetadores podem assistir a uma demonstração de Nage-No-Kata, que é composto por 15 técnicas e serve de guia sobre as técnicas possíveis de aplicar num combate. Esta demonstração será executada pelo Mestre Fernando Seabra (Director da Competição) e o judoca Carlos Dinis (Primeiro Judoca cego Português a fazer o exame para cinturão negro). O Bloco de Finais começam às 16h.

Programa

 

SEXTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO

 

 

15H00– 16H00

Cerimónia de Abertura

Pavilhão Multiusos de Odivelas

16H00

Bloco de Finais

Entrega de Prémios

 

SÁBADO,28 DE NOVEMBRO

 

10H30

Eliminatórias e repescagens (individuais)

Pavilhão Multiusos de Odivelas

15H00

Bloco de Finais

Entrega de Prémios

 

DOMINGO,29 DE NOVEMBRO

 

10H30

Eliminatórias (equipas)

 

Entrega de Prémios

Pavilhão Multiusos de Odivelas

14H30 – 15H00

Final da Competição

 

 

 

Resultados

- 66Kg

Miguel Vieira (B1)

Derrotou Uladzisalu Revenka (B3), da Bielorrússia, mas cedeu perante o atleta Ucrâniano Davyd Khorarava (B2), nos quartos-de-final.

 

Henrique Sousa (B2)

Superiorizou-se a Mirsad Becirovic (B1) da Croácia no primeiro combate. Nos quartos-de-final, não conseguiu vencer o russo Viktor Rudenko (B1).

 

 

Esta é a primeira competição internacional da modalidade paralímpica a ser realizada em Portugal e a ultima oportunidade para os atletas ganharem pontos para o ranking antes dos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016.

 

Em Odivelas estão 110 atletas em representação de 20 países. A representar Portugal estão 3 atletas: Miguel Vieira (-66Kg), Henrique Sousa (-66Kg) e Djibrilo Iafa (-73Kg).

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...