Boas Festas

12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Out to Sea, projeto de Cory Teunissen e da Red Bull - Portugal paraíso do wakeboard

 

 

O australiano Cory Teunissen, Bicampeão do Mundo de wakeboard, fez uma visita relâmpago a Portugal e ficou surpreendido com o que encontrou. “Out to Sea”, projeto de Cory Teunissen e da Red Bull, foi uma aventura que começou em Castelo do Bode e terminou nas ondas do Atlântico, com uma passagem inédita pelo coração da cidade de Tomar.

 

Nascido no final dos anos 70 do século passado, o wakeboard resulta do cruzamento de três modalidades – ski náutico, snowboard e surf. Nos últimos 20 anos ganhou um lugar de destaque no quadro dos desportos de ação. Tal como já acontece com o surf, Portugal poderá ser visto no futuro como a “meca” europeia do wakeboard. Essa é, pelo menos, a opinião do Bicampeão do Mundo Cory Teunissen, depois da viagem surpresa que fez recentemente ao nosso país.

 

Esta aventura começou de uma forma clássica nas águas espelhadas da albufeira de Castelo do Bode, onde o atleta australiano de 20 anos mostrou algumas das mais arrojadas manobras a reboque de um potente barco.

 

 

 

 

Passando para a variante em que a velocidade perante os obstáculos é ganha através da força de um guincho elétrico, Cory quebrou a habitual tranquilidade do coração da cidade de Tomar para alguns momentos de cortar a respiração.

 

 

Das águas do rio Nabão, a terceira e última etapa deste périplo desembocou no Atlântico para um encontro improvável com o surfista japonês Hiroto Arai.

 

 

A esperança nipónica para o circuito mundial de surf juntou-se assim a Cory para uma memorável sessão de “Tow-out”, com cada um dos atletas a ser impulsionado para as ondas graças à potência e velocidade de uma moto de água. O australiano trocou assim as águas paradas que fazem parte da paisagem habitual do wakeboard pelas ondas do Atlântico, numa experiência inédita que apelou a toda a criatividade e técnica do atleta.

 

Out to Sea, projeto de Cory Teunissen e da Red Bull, é assim resumido pelo seu protagonista: “Portugal tem uma incrível diversidade para oferecer! Foram dias muito intensos em que andámos horas e horas seguidas, mas valeu a pena o esforço. O maior desafio foi mesmo fazer wakeboard no mar, pois foi aí que saí verdadeiramente da minha zona de conforto. Esta foi uma viagem de uma vida onde me diverti imenso e volto para casa com Portugal no topo da minha lista de destinos.

 

A ação destes dias foi resumida num vídeo que vai certamente espantar os fãs do wakeboard de todo o mundo a partir do dia sete de dezembro.

 

Créditos fotográficos:

Hugo Silva  | Red Bull Content Pool

 

 


 

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017 – 22:14:49

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...