18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Lançamento da Campanha Start to Talk

 

 

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto promove o lançamento, em Portugal, da campanha «Start to Talk» na próxima quinta-feira, dia 22 de novembro, às 10h00, em Lisboa (Museu Nacional do Desporto-Praça dos Restauradores, 25 - Palácio Foz).

 

A campanha «Start to Talk»é um apelo para que autoridades públicas e o movimento desportivo contribuam com medidas concretas para pôr fim ao abuso sexual contra crianças e jovens no desporto, e é um dos resultados da participação de Portugal no Acordo Parcial Alargado sobre o Desporto (EPAS) do Conselho da Europa.

 

 

Esta iniciativa, assinala, em simultâneo, o Dia Europeu para a Proteção das Crianças Contra a Exploração e Abusos Sexuais e pretende:

  • Sensibilizar o movimento desportivo para o abuso sexual de crianças e jovensno contexto do desporto;
  • Promover o compromisso de «quebrar o silêncio» e contribuir para a tomada de medidasconcretas relativamente ao abuso sexual de crianças e jovens no desporto;
  • Apresentar o Kit de Formação, um recurso destinado a apoiar aqueles/as que estando em posições de influência no desporto (dirigentes e colaboradores/as das federações, associações e clubes, treinadores/as e equipas técnicas, pais, familiares e atletas), na prevenção e resposta a situações de potencial violência sexual contra crianças e jovens.

 

Todos os dias, muitas crianças e jovens participam em atividades desportivas, sejam estas atividades recreativas ou o início de uma carreira. Em todos estes contextos, as crianças e jovens têm o direito de praticar desporto num ambiente seguro e saudável.

 

Juntam as suas vozes a esta campanha figuras públicas, silence breakers, do meio desportivo:

Iker Casillas, Rosa Mota, Tomaz Morais, Inês Henriques, João Rodrigues, Leila Marques Mota e Susana Feitor.

 

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, assume na sua declaração como silence breaker a necessidade de garantir que os espaços onde os/as jovens praticam desporto é seguro:

 

«A prática desportiva é para muitas crianças e jovens um dos seus principais lugares de conforto, onde encontram a sua segunda família. A confiança e entrega próprias de um ambiente saudável geram a ilusão da oportunidade, podendo dar lugar a situações de abuso sexual. É fundamental que cada um de nós possa contribuir para quebrar o silêncio, garantindo que o Desporto protege!»

 

É imperioso prevenir e proteger as crianças e jovens deste crime. O reconhecimento da existência do problema, bem como a discussão de caminhos e medidas práticas, é necessário para resolvê-lo.

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 07:59:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...