18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Plantação de 100 árvores assinala 100 dias para a cimeira sobre alterações climáticas (ECCA2019)

 

No sábado, 16 de fevereiro, às 11h00, no Parque Urbano do Vale da Montanha (ponto de encontro no quiosque e parque infantil junto à Avenida Marechal Spínola com a Avenida Gago Coutinho), são plantadas cem (100) árvores para assinalar a contagem decrescente de cem dias para a 4.ª Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas (ECCA), que decorrerá em Lisboa, no CCB, entre os dias 28 e 31 de maio de 2019.

 

Na cerimónia participam o vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o representante da Comissão Europeia no âmbito dos projetos Horizonte 2020, Diogo de Gusmão-Sørensen, e representantes dos três projetos organizadores.

 

Com cerca de mil participantes esperados, a ECCA é uma das maiores conferências sobre alterações climáticas e contará com a participação de investigadores, técnicos, decisores, autoridades e agências nacionais, regionais e locais com responsabilidade na implementação de planos e medidas de adaptação às alterações climáticas, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil. A sua realização em Lisboa constitui uma excelente oportunidade para o debate dos cenários projetados para o sul da Europa, incluindo os que se relacionam com as cidades.

 

A conferência é organizada por três projetos europeus no âmbito do programa “Horizonte 2020” – PLACARD, BINGO e RESCCUE – coordenados respetivamente pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e pela Aquatec (Espanha), em cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa e o Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

 

A cem dias do evento, a ECCA 2019 deixará cem árvores num dos mais recentes parques urbanos em crescimento na cidade de Lisboa, o Vale da Montanha. A cerimónia reveste-se de um particular simbolismo, pelo facto de reunir representantes das diferentes entidades envolvidas no aumento da infraestrutura verde e do arvoredo na cidade, uma das mais eficazes ferramentas ao serviço da adaptação climática.

 

A organização da ECCA 2019 irá ainda promover a mitigação de emissões de CO2 associadas ao evento, através da plantação de árvores nativas da flora portuguesa na região centro de Portugal.

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 02:57:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...