18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sintra - Festival Córtex em destaque este fim de semana

 

Workshops, exposições, música e teatro vão estar a decorrer em Sintra durante o fim de semana, com destaque para a realização do Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra, que este ano comemora a sua nona edição. 

 

Ao longo de cinco dias o festival apresenta o melhor que se tem feito na curta metragem a nível nacional e internacional, dedicados a este formato e divididos numa vibrante programação que inclui as já habituais competições nacional, internacional e Mini Córtex. Pela primeira vez este ano, estreia uma nova competição dedicada apenas às estreias de filmes nacionais.

 

No âmbito deste festival, o MU.SA - Museu das Artes de Sintra e o Centro Cultural Olga Cadaval recebem vários espetáculos e iniciativas.

 

No dia 5 de abril, pelas 21h00, o MU-SA – Museu das Artes de Sintra, recebe o concerto Sequim, projeto a solo da cantora portuguesa Ana Miró. No mesmo dia, o Centro Cultural Olga Cadaval é palco, pelas 22h00, da competição nacional de estreias. 

 

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra acolhe no dia 6 de abril, pelas 21h00, o concerto de Filipe Sambado, enquanto que o Centro Cultural Olga Cadaval recebe, pelas 15h00, o Mini-Córtex, às 19h00 a retrospetiva de Gabriel Abrantes e às 22h00 a competição nacional de estreias nacionais.

 

Direcionada para famílias com crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos, oMU.SA – Museu das Artes de Sintra, promove uma visita dramatizada denominada “A Nadar Em Nadir”, no dia 6 de abril, às 18h00. Esta atividade realiza-se no contexto da exposição patente no museu, “O Espaço Ilimitado da Pintura”, com obras da coleção de Nadir Afonso, inserida nas comemorações do centenário do nascimento do pintor, a 4 dezembro de 1920.

 

O ciclo de música barroca “Concertos de Primavera” vai à Igreja da Ulgueira com a Biblioteca Musical da Europa, no dia 5 de abril, pelas 21h30, com entrada gratuita.Este momento musical encerra com a atuação do grupo “Cornetas e Sacabuxas de Lisboa”, um coletivo dedicado ao reanimar desses instrumentos de sopro em Portugal.

 

No dia 6 de abril, às 16h00, a Casa da Cultura Lívio de Morais inaugura a exposição de pintura, escultura e fotografia “Retrospetiva”, de Lívio de Morais, com o recital “Joias da Guitarra” por João Santos, solista do Sintra Estúdio de Ópera.“Retrospetiva” pretende registar as mais marcantes fases da vida do artista plástico, Lívio de Morais, que aos 74 anos e com 50 anos dedicados à cultura, em particular à Arte Africana, sentiu a obrigação de cantar alto Te Deum, ou seja, como São Francisco de Assis (Laudado Si): Obrigado meu Senhor!

 

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Internacional do Livro, o Jardim da Biblioteca Municipal de Sintra vai ser palco para a “Feira de Troca de Livros Infantis e Juvenis”, no dia 6 de abril, das 14h30 às 18h00.

 

A Escola Básica de Fitares, em Rio de Mouro, recebe no dia 6 de abril, entre as 10h00 e as 13h00, o workshop “Infusões da Horta”, dirigido por Ricardo Pires. Manter a hidratação é fundamental para a saúde e neste workshop será preparado e saboreado infusões de ervas aromáticas, dado a conhecer as plantas de origem, as suas propriedades e utilidades.

 

“Vida e obra de Artur Anjos Teixeira” é o nome da exposição temporária que que está patente até 5 de maio no Museu Anjos Teixeira. Nesta exposição será revelado um pouco da vida e obra de Artur Anjos Teixeira, um dos escultores mais importantes portugueses do século XX, recorrendo a fotografias, desenhos e maquetes de peças do escultor.

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 25 de abril de 2024 – 19:25:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...